sábado, 19 de junho de 2010

DUAS PORTAS, E UMA DECISÃO!!!?......

DUAS PORTAS, E UMA DECISÃO!!!!!........


Mateus 7 -13. Disse Jesus: “Entrai pela porta estreita, (larga é a porta espaçoso é o caminho que conduz para perdição, e são muitos os que entram por ela”).
Vamos estar meditando num seriíssimo ensinamento do Senhor Jesus. Aqui ele usa de uma metáfora para falar da porta de entrada do céu. Ele fala de como ela é, e o que nós devemos fazer para poder entrar nela, e chegarmos no descanso eterno. Ele começa dizendo que no caminho das nossas vidas tem (duas portas). Uma é larga espaçosa, convidativa, tranqüila, sem compromisso nenhum, sem nenhuma responsabilidade, é só alegria e desfrutar dos prazeres desta vida, enquanto eles durarem. ------Mas a outra porta disse Jesus: Ela é apertada, difícil de entrar, exige muito esforço, muita renuncia, muita luta, e Jesus esclarecendo a respeito das condições para entrar nessa porta, ele disse: (Mateus 16 -24) Se alguém quiser vir após mim, negue-se a si mesmo tome cada dia a sua cruz e siga-me”. Vejam a grande diferença que existe entre as duas portas que o Senhor Jesus aqui relatou.

Porque será que Jesus nos seus ensinamentos falou de uma forma difícil?. Ele falava de uma coisa, mas se referindo a outra, usou muitas vezes comparações, parábolas, para explicar os mistérios do reino dos céus, palavras essas que as pessoas não entendiam. Pode até parecer uma contradição, Jesus que veio ao mundo trazer as boas novas de salvação, pagar no suplicio do calvário, o preço do pecado do homem perdido, e que para isso, sujeitou a humilhação em se tornar humano, sofrer aqui as privações, passou fome, sede, dor, foi abandonado, desprezado, foi injustamente condenado, açoitado, cuspido, humilhado, e morto numa cruz, tudo isso para reconstruir o caminho de volta para Deus, que fora interrompido, bloqueado, veio rasgar o véu que nos separava de Deus, pelo pecado de nossos primeiros pais.

Jesus sabia muito bem, o preço tão grande que teria que pagar, para salvar o homem perdido. Mas então porque agora falava tão difícil?, porque usava uma linguagem que as pessoas não entendiam?, porque escondia dos homens essa tão grande e maravilhosa revelação?.---- O texto que nós lemos Jesus diz: (No caminho de vocês tem duas portas....) O que Jesus queria dizer com isso? .-----Ele esta nos alertando!, veja bem em que caminho você esta andando? qual é a porta que você esta entrando?. Se você escolher a porta larga espaçosa, sem nenhum compromisso, aquela que só é alegria, cheia de liberdade para você fazer o que quiser da sua vida, e gozar de todos os prazeres que a vida tem, (veja bem o que Jesus falou dessa porta!....-----Ele disse: “Essa é a porta que te leva para o inferno”.

Bem, se a porta larga espaçosa tranqüila que me da liberdade pra eu gozar a vida do jeito que eu quiser, é a porta que me lava para o inferno, então só me sobra a outra! e essa outra, Jesus disse-----é apertada, é difícil, porque exige renuncia, obediência, dedicação, é viver uma vida transformada em vida nova, é renunciar o mundo e sua gloria para viver pela fé em Cristo Jesus. Quando Jesus disse que a porta do céu é apertada, e difícil de entrar, ele dizia isso porque sabia da nossa dificuldade em renunciar os atrativos visíveis, que nossos olhos estão vendo e desejando, ter que trocar tudo isso por algo estabelecido num futuro porvir, por uma promessa, por uma esperança de uma recompensa de um dia ser cidadão do reino dos céus.
. Eu vou te dizer uma verdade!. O homem só pode fazer essa troca, quando for tocado por Deus que pode abrir a sua mente para que entenda, e compreenda os mistérios da graça do Pai. ( 1Corintios 2 -14) diz: “O homem natural não aceita as coisas do espírito de Deus, porque lhe são loucura; e não podem entendê-las, porque elas se discernem se revelam (Espiritualmente).
(Mateus 13. 10/16) O Senhor Jesus aqui explicou porque razão é que ele falava por parábolas, e de uma forma que as pessoas não entendiam, o texto nos diz assim:-----“Então se aproximaram os discípulos e lhes perguntaram: Mestre, por que falas por parábolas?. Ao que respondeu Jesus; Porque a vós outros é dado conhecer os mistérios do reino dos céus, mas aqueles não lhes é isso concedido.( Falava Jesus da ingratidão, da rejeição, da oposição, da perseguição que os Judeus faziam contra ele).

Mas, Jesus continuando disse; “Pois ao que tem se lhe dará, e terá em abundancia; mas ao que não tem, até o que tem lhe será tirado. Por isso é que lhes falo por parábola, para que eles os (Judeus) vendo, não vêem; e ouvindo não ouçam, e nem entendam, para neles se cumpram a profecia de Isaias que diz: Ouvireis com os ouvidos e de nenhum modo entendereis; vereis com os olhos e de nenhum modo percebereis, porque o coração deste povo esta endurecido, de má vontade, ouviram com os ouvidos e fecharam os olhos, para não suceder que vejam com os olhos, e ouçam com os ouvidos, e se convertam e sejam por mim curados.

Também no tempo do profeta Isaias, há 750 anos antes de Jesus nascer, Deus estava profundamente triste com o seu povo de Israel, que o abandonaram e (Isaias 1 -2)registrou as palavras que Deus falou: “Ouvi, ó céus, e da ouvidos, ó terra, porque o Senhor é quem fala: Criei filhos e os engrandeci, mas eles estão revoltados contra mim.-----O boi conhece o seu possuidor, e o jumento, o dono da manjedoura; mas Israel não tem conhecimento, o meu povo não me entende”. -----(Que coisa terrível é alguém rejeitar a oferta graciosa do amor do seu Deus. E hoje mais precisamente a salvação que Jesus esta nos oferecendo. Hoje também isso continua acontecendo, pessoas ouvem a palavra de Deus, mas não aceitam, rejeitam, recusam.

Jesus disse uma coisa muito séria, muito grave: Que tem um tipo de pecado, que não tem perdão de jeito nenhum, nem nesta vida, nem na outra!!.(Mateus 13. 32)disse Jesus: “Aquele que blasfemar contra o espírito Santo não tem perdão.”, ou seja ; aquele que rejeitar, resistir, não aceitar a graça da salvação em Cristo Jesus, assim como fizeram os Judeus no passado, os quais foram desqualificados para salvação. E é por isso que Jesus ensinava de uma forma que eles não pudessem entender falando por parábolas, para que não se arrependessem dos seus pecados, e fossem salvos.-----Vocês estão entendo a gravidade tão séria para quem rejeita esta oferta graciosa da salvação!!!?.........

Quando Jesus disse:”Esforçai-vos por entrar pela porta estreita, não estava falando simplesmente de uma condição, mas sim, de uma inevitável conseqüência que encontrará aquele que tentar passar por essa porta estreita. Um grande pintor, certa feita quis reproduzir em telas, essa mensagem de Jesus, e para tanto ele pintou a primeira tela.
------Era uma porta larga espaçosa, florida, convidativa e que transparecia ter um perfume que seduzia as pessoas, era animada por musica, e que fazia as pessoas entrarem em êxtase sentindo grande alegria, enquanto caminhavam porta adentro, sem nenhuma preocupação, sem nenhum compromisso a não ser desfrutar daquela alegria enquanto durasse.-----No rodapé da tela estava escrito, (Porta do inferno).

A seguir tinha uma folha em branco, que significava que a próxima tela era a porta do caminho do céu.-----Para um inexperiente espectador que tinha visto a primeira tela, podia estar pensando, bom, se a porta do caminho do inferno é tão bela, convidativa, maravilhosa, que deslumbramento á de ser a porta do caminho do céu?. E quando a folha foi virada, a visão estampada na tela era assustadora. Um grande muro branco e algo parecendo com uma porta, mas tão estreita, apertada que impossibilitava a passagem de muitas pessoas que ali estavam tentando entrar.------A tela mostrava pessoas exaustas caídas no chão, e que carregavam nos ombros fardos com algumas inscrições, como: Ódio, avareza, cobiça, idolatria, prostituição, amor aos prazeres do mundo, e coisas assim.

E com esses fardos nos ombros, não podiam passar por aquela porta tão estreita. Mas, esta tela também foi virada, e apareceu uma terceira tela. Só que desta vez não tinha ninguém com fardos nos ombros, mas que estavam tentando entrar na porta estreita e também não podiam, porque em seus corações tinha a inscrição (Humanidade). Elas estavam vivendo na carne, com os seus corações voltados para a gloria deste mundo, sem se preocupar com seu Deus, com as coisas espirituais. E ali naquela porta estreita só entra os que estiverem vivendo no espírito, e na comunhão com Cristo Jesus nosso Senhor e salvador.

O apostolo S. Paulo disse (Gálatas 5 -24) “ E os que são de Cristo, crucificaram a carne com suas paixões e cuncupiscências, isto é, anular o desejo da carne para submeter, fazer morrer a nossa carnalidade nos feitos, e nos desejos do nosso coração para que o espírito então possa viver. ------Talvez essa seja a maior impossibilidade, o maior obstáculo para se entrar pela porta estreita, ali disse Jesus: (João 3 -3) “Aquele que não nascer de novo, não pode entrar no reino dos céus”. O que dizia Jesus era que o nascer de novo, não era o nascer da carne, mas do espírito, o ser nova criatura, passar a viver para servir a Deus, e não mais para fazer a vontade da carne.

Lembram o que disse Jesus a respeito da porta estreita?; que ela é apertada, difícil de entrar por ela, e disse também que muitos tentariam entrar e não conseguiriam. Pois é, são todos esses os obstáculos que nós abordamos aqui, que faz a porta ficar estreita e difícil de passar por ela.----Mas é a única porta, o único jeito que tem de você chegar no descanso eterno, na morada celestial, na Jerusalém gloriosa, na cidade luminosa de ruas de ouro e cristal, dos muros de jaspe luzentes ornados de pedras preciosas, do rio de águas da vida, do Deus eterno onde ali não vai entrar nenhum tipo de sofrimento, ali nunca mais vai ter; Morte, nunca mais vai ter dor, nem tristeza, separação, fome, sede, porque estaremos para sempre na presença de Deus, e ele nos enxugará dos olhos todas as lagrimas.

Ali na gloria eterna, você não vai ser simplesmente mais um qualquer que estará ali, mas você vai ser o filho do rei, herdeiro, possuidor desta herança gloriosa, e bendita que Cristo Jesus foi preparar pra você. (João 14- 2) disse Jesus: Na casa de meu Pai há muitas moradas, se assim não fora, eu vo-lo teria dito. Pois vou preparar-vos lugar. E quando eu for e vos preparar lugar, voltarei e vos receberei para mim mesmo, para que onde eu estou, estejais vós também. Lembre-se do conselho de Jesus em (Lucas 13 -24) Esforçai-vos por entrar pela porta estreita. Não tem outra alternativa a não ser você se concertar com o seu Deus enquanto á tempo. (Hebreus 4- 7) diz:“Hoje se ouvirdes a voz de Deus, não endureça o vosso coração, (porque amanhã pode ser muito tarde). Que Deus abençoe a tua vida meu amigo e irmão, em nome de Jesus. Amém

0 comentários:

Postar um comentário

Copyright © 2011 Eneas Cândido de Lara. Template customizado por Meri Pellens. Tecnologia do Blogger