sexta-feira, 30 de julho de 2010

DISSE JESUS: "DEIXA OS MORTOS SEPULTAR OS MORTOS"

(Lucas 9. 60) “Deixa aos mortos sepultar os seus mortos”!!!!!!!!.

Depois de Jesus ter feito grandes milagres, curas maravilhosas, multiplicação dos peixes e dos pães para saciar a fome da multidão, Jesus passou a ser para aquela gente, a pessoa mais desejada, tanto assim, que elas queriam estar sempre ao seu lado, era imprescindível para elas a presença de Jesus.-----Era ele que rompia as barreiras da ciência médica, e curava as enfermidades incuráveis, era ele que saciava a fome da multidão, era ele que tinha sempre uma palavra de esperança aos desesperançados, era ele que trazia esperança no amanhã e botava em pé o prostrado e sem alento, e por ser assim, muitos queriam serem seus discípulos.

O texto que nós lemos, relata três situações de homens que manifestaram o desejo de serem seus discípulos. Vejamos bem o discorrer do texto:

O primeiro e o terceiro foram apresentarem espontaneamente ,para seguirem Jesus, mas somente o segundo teve de Jesus uma atenção especial foi (Convidado) e muito mais do que isso, diz o texto que Jesus insistiu com ele . É neste detalhe, neste diferencial que ao meu ver, esta a mais preciosa lição deste texto, e portanto é, neste homem que nós vamos estar pensando neste momento.

Para quem ligeiramente olha para o texto, vai pensar que o convite de Jesus veio em hora inadequada, inoportuna para aquele homem.-----Veja bem a sua situação!. “O seu pai tinha acabado de morrer”. Não pode existir momento mais doloroso do que este, mais grave, urgente do que a morte do nosso querido progenitor.-----Eu fico pensando, que Jesus olhando para aquela multidão a sua volta, ele viu aquele homem, ele sabia do seu grave problema, e talvez aproveitou a oportunidade para lhe fazer o gracioso convite. (Versículo 59) Disse Jesus: Segue-me!.-----Veja que aquele homem ao ouvir o chamar de Jesus, ele não recusou o seu precioso convite, mais diante da gravidade dos acontecimentos, ele pediu permissão, um tempo suficiente para sepultar o seu pai e em seguida o seguiria.


O que aquele homem não sabia, é que existia uma prioridade, uma urgência muito maior do que a sua fútil vida com suas mazelas e conseqüências.----Existia um reino eterno!, existia uma promessa!, existia uma esperança!, existia uma boa nova de salvação que urgentemente precisa ser pregada!, existia almas sedentas aflitas que precisavam saber que agora em Jesus há esperança!, há salvação!. E isso era a boa nova que precisava prioritariamente ser pregada.-----Por isso, Jesus pregando o seu majestoso sermão do monte segundo relata(Mateus 6.33) Jesus enfatiza: “Buscai em primeiro lugar, o seu reino e sua justiça, e as outras coisas vos serão acrescentadas”.


Em nossa concepção humana o pedido deste homem foi perfeitamente negociável, aceitável, humano, de dignidade e de amor, de dever social, familiar, o estar naquele momento de dor, de despedida do seu querido progenitor. Tudo isso era compreensível, e Jesus sabia entender o afeto, o amor familiar, a sensibilidade humana. Entretanto, Jesus sempre falava palavras de grande ensinamento, até em horas que ao nosso ver, seria imprópria, como no caso deste homem.---- Mas tem uma coisa ,Jesus jamais foi insensível a dor humana, ele como homem conhecia, e conhece as nossas aflições, as nossas dores, e isso ele viveu na sua carne como ninguém.

Mas, uma coisa nós temos que aprender com Jesus, que a gloria eterna, a mansão celestial, a cidade santa, a Jerusalém celestial é algo tão maravilhoso que o apostolo Paulo diz: (1Corintios 2. 9) “Nem olhos viram, nem ouvidos ouviram, nem jamais penetrou em coração humano o que Deus tem preparado para aqueles que o amam”. É algo indescritível, imaginável e por ser assim, tão grandioso temos que priorizar essa gloria já conquistada por Cristo Jesus em nosso lugar, e não perder as oportunidades para estar falando deste reino eterno que nós já somos herdeiros, nós fomos eleitos, chamados, predestinados para sermos participantes, e testemunhas suas deste galardão glorioso.

Mas voltando aqui para o texto, a presença destes (três) homens que tiveram um contato com Jesus, Vejamos bem; (dois deles se apresentaram espontaneamente, dispostos a ser discípulos de Jesus, contudo; todos os (três) tinham igualmente embaraços, laços de dificuldades que circunstancialmente os prendiam á este mundo e, que assim o tornavam indisponíveis de imediato para seguir a Jesus.-----Ainda que as justificativas apresentadas por eles fossem aparentemente justas, Jesus os recusou,(Com exceção do segundo homem). (Versículo 59/60) Veja bem, que foi Jesus que tomou a iniciativa partiu do seu coração misericordioso, a decisão de chamá-lo. ( Então disse-lhe: Segue-me!.)


Porque será que Jesus no meio de tanta gente, de uma multidão, convidou esse homem com um problema tão grande?. Jesus conhecia os corações das pessoas, muito mais do que nós podemos imaginar. Eu penso que quando ele olhou para aquele homem, ele viu que ali estava um eleito do Pai, razão pela qual ele Jesus, tinha vindo ao mundo, por isso ele insistiu com aquele homem, e não só insistiu, como também deu uma ordem expressa, mesmo a despeito da dificuldade por este apresentada: ( Disse Jesus; “Tu porém, vai e prega o reino de Deus”,) Jesus sabia muito bem da sua dor, da sua responsabilidade tão inadiável que era o sepultar o seu pai.

O texto diz que Jesus “Insistiu com aquele homem”. Coisa esta que ele não fez com mais ninguém, -----O que ele não fez com os outros dois, ele fez com este homem. Aqui eu vejo o diferencial revelador da graça misericordiosa do Pai.( Efesios 2. 10) diz: “Pois somos feitura Dele, criados em Cristo Jesus para as boas obras, as quais Deus de ANTEMÃO preparou para que andássemos nelas”. Essas afirmações do apostolo Paulo, vem em consonância com o que ele diz em (Efesios 1. 4) Que nós fomos escolhidos, separados, eleitos antes da fundação do mundo, e Jesus que é o próprio Deus encarnado, sabia reconhecer um beneficiário da sua graça e, por isso é perfeitamente compreensível a sua insistência com aquele homem.

As vezes as palavras de Jesus era tão profunda, e que até seus discípulos não entendiam e, tinham que perguntarem a ele em particular, (explica-nos Senhor porque nós não entendemos). ----Eu acho que aquele homem ao ouvir Jesus insistir com ele dizendo: “Segue-me”! Segue-me! deixa os mortos, sepultar os seus próprios mortos, Tu porem, vai e prega o reino de Deus”!. Eu acho que ele não entendeu nada, e ficou a indagar, como é que um morto pode enterrar outro morto?.

Quando Jesus na proximidade da hora mais triste da sua vida, ao ter que enfrentar a Cruz, ele naquele momento de despedida ele precisava injetar nos corações dos seus discípulos fé, coragem, esperança maior, para poderem suportar aquela dolorosa separação, então; ele disse: (João 14. 6) “Eu sou o caminho, a verdade, e a” VIDA” Eu sou vida disse Jesus, por isso quem esta com Jesus tem vida, e quem esta sem Jesus esta morto. Por isso é que Jesus disse aquele homem; deixa os mortos sepultar os seus mortos, Tu porém vai e prega o reino dos céus (Efésios 2. 1) diz: “Ele vos deu vida, estando vós mortos nos vossos delitos e pecados”.

Quando eu olho para estes três pré-candidatos a discípulos de Jesus, eu aprendo uma lição maravilhosa, é que dois se apresentaram por livre decisão pessoal, mas somente um foi chamado por Jesus e, incumbido de uma missão. (Tu porém, vai e prega o reino de Deus). Você se lembra meu irmão do teu encontro com Deus? Do teu chamado? Do dia que você se rendeu aos seus pés de Jesus confiante no seu sacrifício? Tem muita gente que nasceu num lar evangélico, e por isso fica difícil identificar esse momento.

Como tem sido meu irmão a tua vida como um eleito de Deus?. Tem encontrado problemas, lutas, dificuldades tem coisas na tua vida que tem atrapalhado o seu desempenho como servo do senhor?. As vezes você tem sido induzido a olhar pra traz, e tem visto pecado, falhas, erros graves e tem pensado, eu não posso, eu não tenho condições de fazer a obra do Senhor!. (Ver. 62) disse Jesus; “Ninguém que tendo posto a mão na arado, olha para trás é apto para o reino de Deus.

Se você meu irmão; foi chamado um dia por Jesus para ser seu discípulo, cumpra com fé o teu ministério, ainda que, precise estar lutando bravamente neste mundo, nunca perca de vista o teu redentor, o autor e consumador da tua salvação, até o dia glorioso do teu galardão, ao encontrá-lo no reino celestial. Que dia glorioso vai ser este dia! Quando nós encontrarmos com Jesus. Pela graça de Deus, e o seu misericordioso amor eu vou estar lá, e espero que você também esteja.

A ele toda gloria para sempre, Amém.

6 comentários:

Andressa Gava ♥ disse...

Améééém!
Lindo post!
Que Deus te abençoe cada dia mais irmão...
Paz do Senhor.

antonio nicolas disse...

GLORIA A DEUS REFLEXOES ABENÇOADAS LINDO BLOG

Arnaldo Ribeiro disse...

REVELAÇÃO/EXORTAÇÃO
Urge difundirmos na terra, a certeza de que Jesus Cristo já vive agindo entre nós, espargindo a luz do saber em sí, criando Irmãos Espirituais, e a nova era Cristã. Eu não minto, e a Espiritualidade que esperava pela sua volta, pode comprovar que digo a verdade. Por princípio, basta recompormos as 77 letras e os 5 sinais que compõe o título do 1º. livro bíblico, assim: O PRIMEIRO LIVRO DE MOISÉS CHAMADO GÊNESIS: A CRIAÇÃO DOS CÉUS E DA TERRA E DE TUDO O QUE NÊLES HÁ: Agora, pois, todos já podem ver que: HÁ UM HOMEM LENDO AS VERDADES DO SEU ESPÍRITO: ÊLE É O GÊNIO CRIADOR QUE ESSA AÇÃO DE CRISTO: (LC.4.21) – Então passou Jesus a dizer-lhes: Hoje se cumpriu a escritura que acabais de ouvir: (JB.14.17) – O Espírito da verdade que o mundo não pode receber, porque não no vê, nem conhece, vós o conheceis; porque Ele habita convosco e estará em vós.(MT.14.27) – Tende ânimo! Sou Eu: Não temais: (JB.2.5) – Fazei tudo o que Ele vos disser, (JB.5.27) – porque é o Filho do Homem: (JÓ.9.19) – Se se trata da força do poderoso Ele dirá: Eis-me aqui: Regozijai-vos e fazei jus ao poder que o Nosso Espírito traz às Almas Justas, para a formação da verdadeira Cristandade.

(MT.26.24) – O FILHO DO HOMEM VAI, COMO ESTÁ ESCRITO A SEU RESPEITO, MAS AI DAQUELE POR INTERMÉDIO DE QUEM O FILHO DO HOMEM ESTÁ SENDO TRAIDO! MELHOR LHE FÔRA NÃO HAVER NASCIDO:

E, ao recompormos as 130 letras e os 7 sinais que compõem esse texto, todos já podem ler, saber, e entender quem é o Filho do Homem:

E O FILHO DO HOMEM É O ESPÍRITO QUE TESTA AS ALMAS DO HOMEM E DA MULHER, NA VERDADE DO SENHOR, COMO CRISTO: E EIS A PROVA QUE O FILHO DO HOMEM FOI TREINADO NA LEI CRISTÃ:

(MC.14.41) – Chegou a hora, o Filho do Homem está sendo entregue nas mãos dos pecadores: E hoje, quem desejar interagir conosco na obra comum da nossa criação, deve fundamentar-se n`A Bibliogênese de Israel; que já está disponível na internet (Editora Biblioteca 24x7). E quem não quiser, pode continuar vivendo de esperança vã, assistindo passivamente a agonia da vida terrena, à par da auto-destruição do nosso planeta...

Arnaldo Ribeiro disse...

DOANDO FÉ CONSCIENTE E VIDA ESPIRITUAL EM CRISTO:
(GN.49.1) – AJUNTAI-VOS E EU VOS FAREI SABER O QUE VOS HÁ DE ACONTECER NOS TEMPOS VINDOUROS:(TB.12.6) – BENDIZEI AO DEUS DO CÉU, E DAÍ-LHE GLÓRIA DIANTE DE TODOS OS VIVENTES, POR TER USADO CONVOSCO DA SUA MISERICÓRDIA: O seu poder há de espiritualizar as almas de todos os Homens de bom senso, e de todas as Mulheres de boa fé; que alcançaram a verdade cientifica revelada na “EXORTAÇÃO DO SABER”; e que também já passaram a interagir com o Cristo Vivo, ao publicarem o chamamento que o nosso Pai Comum tem feito aos Filhos e Filhas do amor eterno, e que já começaram a renascer espiritualmente para a vida eterna.

Aqueles que buscaram as boas novas na “Bibliogenese de Israel”, já vislumbraram a herança espiritual que a Providência Divina nos legou, e também já saberão se auto-reciclar na Lei do Senhor que nos impõe a recomposição da literatura bíblica, para formar os Cristãos Conscientes que hão de consumar a Profecia Sagrada, conforme já tem sido demonstrado, assim:

(EX.) – O SEGUNDO LIVRO DE MOISÉS CHAMADO ÊXODO: OS DESCENDENTES DE JACÓ NO EGITO. Estas 60 letras e 5 sinais recompostos, revelam que: É O CONJUNTO DE EX-SEGRÊDOS: O LEGADO DE VIDA CÓSMICA E O DESTINO DOS HOMENS.

Outro exemplo:

(JR) – JEREMIAS: A VOCAÇÃO DE JEREMIAS. São 26 letras e 3 sinais que dizem: CRIEI A AÇÃO DO SER: VEJAM E SEJAM.

(JB.29.22) - RECEBEI O ESPÍRITO SANTO! (1CO.11.1) – SEDE MEUS IMITADORES COMO TAMBÉM EU SOU DE CRISTO, (2JB.1.2) – POR CAUSA DA VERDADE QUE PERMANECE EM NÓS, E CONVOSCO ESTARÁ PARA SEMPRE; (2CO.13.8) – PORQUE NADA PODEMOS CONTRA A VERDADE, SENÃO EM FAVOR DA PRÓPRIA VERDADE.

(Na verdade, Deus nos concedeu o livre arbítrio, a fim de que pudéssemos agir tanto divinamente como diabolicamente; segundo a nossa formação cristã, na proporção da nossa graça em Cristo Jesus).

Arnaldo Ribeiro disse...

FORJANDO OS VERDADEIROS DISCIPULOS DE CRISTO POR AMOR À CAUSA DOS JUSTOS:
O ESPÍRITO DOS SANTOS PROFETAS DESPERTA OS DISCIPULOS DO CRISTO VIVO, REVELANDO O QUE ESTÁ ESCONDIDO NAS PARÁBOLAS BÍBLICAS: (RM.9.1) – Digo a verdade em Cristo, não minto, testemunhando comigo, no Espírito Santo, a minha própria consciência; (RM.10.11) – porquanto a Escritura diz:
(MT.15.18) – E chamando Jesus os seus discípulos, disse: (MC.14.41) Ainda dormis e repousais? Basta! (LC.8.10) - A vós outros é dado conhecer os mistérios do reino de Deus; aos demais, fala-se por parábolas, para que, vendo, não vejam, e, ouvindo, não entendam: (HB.12.25) - – Tende cuidado, não recuseis ao que fala; (LC.10.24) – pois eu vos digo que muitos profetas e reis quiseram ver o que vedes e não viram, e ouvir o que ouvis e não ouviram; (SL.78.22) – porque não creram em Deus nem confiaram na sua salvação: Vede o que o Espírito Santo nos revela ao recompormos as 116 letras e os 4 sinais, que compõem esta parábola:
(AP.2.7) – QUEM TEM OUVIDOS OUÇA O QUE O ESPÍRITO DIZ ÀS IGREJAS:AO VENCEDOR DAR-LHE-EI QUE SE ALIMENTE DA ÀRVORE DA VIDA, QUE SE ENCONTRA NO PARAÍSO DE DEUS:
(LC,20.17) – Que quer dizer, pois, o que está escrito? Quer dizer que hoje podemos ler, entender e saber ensinar que:
AGORA O CRISTO VIVO ESCREVE ENSINANDO O HOMEM A SER DE DEUS: QUER QUE O ESPÍRITO QUE É DONO DA VERDADE, ESPIRITUALIZE A ALMA QUE É DONA DA JUSTIÇA:
(JB.14.1) – Não se turbe o vosso coração, credes em Deus, crede também em mim; (EC.12.14) – porque Deus há de trazer a juízo todas as obras, até mesmo as que estão escondidas, quer sejam boas quer sejam más. (JÓ.33.3) – As minhas razões provam a sinceridade do meu coração, e os meus lábios proferem o puro saber: (LC.14.27) – E qualquer que não tomar a sua cruz e vir após mim, não pode ser meu discípulo: (JB.21.14) – Este é o discípulo que dá testemunho destas cousas e que as escreveu, e sabemos que o seu testemunho é verdadeiro; (IS.28.26) pois o seu Deus assim o instrui devidamente e o ensina. ((1TS.5.18) – Em tudo daí graças, porque esta é a vontade de Deus em Cristo Jesus, para convosco.

Anônimo disse...

muitos pregadores hoje não pregam mais as verdades de Jesus com medo: dizem; de "magoar" as pessoas e ficam levando em banho maria, configurando as verdades do Senhor. Jesus era e é manso, misericordioso como diz em sua palavra, mas havia momentos em que Jesus falava serio àquele povo, pois no reino de Deus não entrara pecado. muitas pessoas hoje ainda continuam deixando Jesus por coisas primeiro as coisas depois Jesus. Sua palavra diz que quem não deixar mãe ou pai ou irmão ou irmão ou irmã por amor de mim não é digno de mim.Precisamos aprender mais de Deus, vê o que Jesus passou por nós em nenhum momento ele deixou para traz o que veio fazer aqui na terra por nós, e pensar em si mesmo pois em Isaias diz que ele levou sobre si as nossas dores e pelas suas pisaduras fomos sarados.

Postar um comentário

Copyright © 2011 Eneas Cândido de Lara. Template customizado por Meri Pellens. Tecnologia do Blogger