terça-feira, 26 de outubro de 2010

O DEUS QUE SE DEIXA CONHECER !

TEXTO BÁSICO. SALMO 19.



Quando leio este salmo, o meu pensamento é transportado para as campinas de Belém, quando até então, o jovem Davi era pastor de ovelhas. Ali, nas madrugadas calmas e serenas daquelas campinas, Davi quem sabe, deitado sobre a relva, vigiando o repousar do seu rebanho, ele ficava olhando para o céu. Naquele tempo não tinha celular, rádio, MP4 Player, Walkman e nenhuma outra distração da nossa avançada tecnologia de hoje. No entanto, Davi tinha a força gritante, eloqüente, maravilhosa, resplendente que é a beleza de um Céu estrelado. A beleza imensurável da criação do nosso Deus, que se deixa conhecer através das obras das suas mãos. Foi ali, provavelmente que Davi encontrou a inspiração para escrever este belíssimo (Salmo -19).


Ele começa assim: “OS CÉUS PROCLAMAM A GLORIA DE DEUS” ou seja, proclamar é falar alto, em tom vibrante, eloqüente para que o mundo ouça. Mais, acima de tudo VEJA a grandeza maravilhosa da criação das mãos do nosso Deus. No (ver.3) diz Davi, (quem sabe ele estava olhando para o firmamento, e tenha ponderado:) NÃO HÁ LINGUAGEM, NEM PALAVRAS, E DELES NÃO SE PODE OUVIR NENHUM SOM NO ENTANTO POR TODA A TERRA SE FAZ OUVIR A SUA VÓZ.” Há que benção tão grande é para um crente que pode ter olhos iluminados como Davi tinha, de poder enxergar a beleza do nosso grande Deus, e assim, poder ouvir a sua voz através da grandeza das obras de suas mãos. Como por exemplo; os mistérios insondáveis de um Céu estrelado.


Vocês percebem, a beleza poetizada que Davi fala do amor criativo de Deus?, e que esta disponível, ao alcance dos nossos olhos poderem VER.----- Ele diz aqui uma coisa interessante, que para ouvir Deus falar, não é preciso necessariamente ouvir sua voz. (Mas, Ver o seu agir nas obras de suas mãos), porque elas de forma altissonantes falam por si mesmas do amor tão grande e criativo de Deus nosso Pai. Isto quer dizer, que nós podemos ouvir Deus falar vendo o seu agir. Por exemplo:-----Quando você contempla a beleza emocionante das flores, as verdejantes campinas e florestas, os animais, o mar, a brisa refrescante dos ventos, a água fria que brota do ventre da terra pra nos dessedentar, a fertilidade da terra que nos dá o pão de cada dia, o imprescindível oxigênio exalado das matas etc, etc.......... acima de tudo, o divino poder misericordioso que graciosamente em Cristo Jesus transformou as nossas vidas um dia.


(Mateus -5- 16)disse Jesus: “Assim brilhe a vossa luz diante dos homens, para que eles VEJAM, as vossas boas obras, e glorifiquem á vosso Pai que esta nos céus”.


Você entendeu meu irmão o que Jesus disse?, que você é uma criatura especial, diferenciada que você tem luz e, que você precisa deixar transpirar, resplender, irradiar a beleza da gloria de Deus que habita em ti. E a forma mais visível pratica de se deixar exteriorizar a gloria entronizada dentro de nós, não é só sendo um grande pregador que transmita a mais eloqüente mensagem evangelística, através dos grandes sermões feitos nos púlpitos de grandes igrejas. Mas também é, no silencioso viver, no agir, no relacionar de cada dia de um servo de Deus, com este conturbado mundo. Como alguém que é notado visivelmente diferente, diferenciado, que, transpira, resplende, exterioriza, a gloria maravilhosa da santidade de Deus na sua vida.

A começar dentro da sua casa, e na presença dos seus queridos. A mais preciosa platéia, o ajuntamento de pessoas mais importante que você pode ter na tua vida, para falar do amor de Deus, é justamente a tua família, teus filhos, teus amigos e vizinhos.
E que cada lar seja um púlpito santo, onde nós possamos ser o mais ardoroso e fecundo pregador, ainda que não tenhamos o poder da palavra, mais simplesmente possamos viver resplender, exteriorizar em nossa vida, e em nosso lar, no agir frente ao mundo, a graça maravilhosa que transformou nossa vida um dia.

FALE EM PROSA, CANTE EM VERSOS, VIVA NO TESTEMUNHO DO SEU AGIR O MILAGRE GLORIOSO DE TER SIDO TRANSFORMADO UM DIA EM UMA NOVA CRIATURA. PELA GRAÇA DE CRISTO JESUS.


Hoje, nós somos luz do mundo, sal da terra, templo, habitação morada do Deus eterno, porque fomos comprados por preço altíssimo e, agora precisamos ser fiel ao nosso senhor, este Senhor que não nos obriga, não força nós a fazer a sua vontade, mais simplesmente pede com amor, que andemos em novidade de vida, não simplesmente como um escravo mais sim, como um filho amado. (Salmo 119. 18) diz: “Desvenda os meus olhos, para que eu contemple as maravilhas das tuas leis.

Que possamos pedir ao Senhor que nossos olhos sejam desvendados, abertos para que vejamos a beleza do nosso grande Deus, através das obras das suas mãos e, assim, possamos encontrar descanso, proteção regozijo como Davi, que contemplando a beleza de um céu estrelado, obras grandiosas do Deus criador, podia ver nelas o próprio Deus. Mas, não só ver, como também ouvir esta mensagem real, gloriosa, altissonante proclamada onde Deus continua ininterruptamente a nos dizer; EU SOU O TEU DEUS . (Heb. 13.5) “De maneira nenhuma, te deixarei nunca jamais te abandonarei”.


Meu irmão! Se conscientize da gloria tremenda que é a tua vida. Tire os olhos das restrições circunstanciais sofríveis que limitam o teu viver e, estenda o teu olhar para a infinitude visível da gloria de Deus, e se encontrar em teu coração gratidão, glorifique-O .

Aleluia!


--------------------------------------------------------------------------------------------------------------





1 comentários:

Eliana disse...

Que lindo, pai! Deus é realmente maravilhoso conosco, temos que nos lembrar todos os dias disso. bjos te amo

Postar um comentário

Copyright © 2011 Eneas Cândido de Lara. Template customizado por Meri Pellens. Tecnologia do Blogger