segunda-feira, 1 de novembro de 2010

O SEGREDO DA LONGEVIDADE DA VIDA !





TEXTO BÁSICO:
DEUTERONÔMIO 30. 19

Algum tempo atrás eu assisti na T.V. uma entrevista com uma senhora que tinha completado 106 anos de vida e, o repórter que a entrevistava queria porque queria, saber o segredo, o mistério da sua tão longa vida. Essa que extrapolava os limites da normalidade das outras pessoas. Então, ele insistia em saber que tipo de comida ela comia, que tipo de bebida ela bebia, qual a vitamina que ela tomava, ou que tipo de planta medicinal ela usava para fazer chá, enfim dizia ele, conte-me o que a senhora fez na sua vida, para chegar tão longe e, assim com tanta disposição e saúde.

A insistência daquele repórter reflete a preocupação de todo ser humano com a limitação da vida. Acima de tudo, pela imutabilidade e, conseqüência irreversível da desastrosa infidelidade dos nossos primeiros pais. A despeito dessa tragédia humana, o homem tem acalentado o desejo que com toda força do seu coração, busca alcançar vida longa, porque ele quer ter vida, ainda que os percalços da nossa existência possa-nos trazer dor, sofrimento, perda, desilusão, jamais nós opinamos pela morte. Morte, é preço de pecado que infelizmente, todos nós temos que pagar um dia.-----(Mas, é até natural a nossa torcida para que este dia demore bastante para chegar).


Todos nós queremos vida, porque viver é muito bom, ainda que a despeito de vez por outra, termos que chorar por dores, chorar por tristezas, chorar por esperanças que falhou, por objetivos não alcançados, por frustrações de uma benção pedida, mas, que ainda não chegou. O Senhor Jesus nos consola dizendo: (Mateus 21. 21) “Se tiverdes fé, e não duvidardes, tudo quanto pedirdes em oração, crendo recebereis”.-------E ainda que, vivamos em meio de tempestades, sofrendo os embates de impolutas ondas, podemos como o apostolo Pedro que via em Jesus; o seu porto seguro e, esquecendo o medo, e as impossibilidades humanas, ele fez um pedido atrevido, absurdo, e abusado.

(MATEUS 14. 28) “SENHOR SE ÉS TÚ, MANDA-ME IR TER CONTIGO POR SOBRE AS AGUAS”, e pela fé, pode andar no sobrenatural do poder do Senhor, andando por sobre as águas daquele mar em fúria .

Há, como eu queria poder voltar a juventude da minha vida, com a experiência que tenho hoje, para com mais sabedoria, prudência, conhecimento, experiência acima de tudo, a sensibilidade de ter olhos desvendados para ver o criador do universo, através das obras de suas mãos.
Por isso meu irmão(a), ouça o que eu vou te dizer, quando você levantar de manhã cedo, e ao abrir a janela da tua casa, e você contemplar o azul celeste, o vibrante raiar do sol, ou a noite o céu estrelado, o luar prateado, ou então, caminhando por bosques e campinas você contemplar o multicolorido das flores, os pássaros, os animais, as florestas e tantas belezas mais que Deus criou nas quais ele se deixa conhecer, e que estão ai ao alcance dos nossos olhos.

Lembre-se, que você também é criatura e, que recebeu o maior presente de Deus o dom da vida e ao sentir o pulsar ritmado do teu coração, denunciando que você tem vida e, que isso é misericórdia tão grande do Deus criador, que nos sustenta e nos guarda e que suas promessas jamais falharão.---- Então se possível cante um hino de gloria ao Senhor, diga a Ele muito OBRIGADO SENHOR, por mais este dia de vida. Glorifique o seu santo nome, porque é nossa obrigação de filhos redimidos, resgatados comprados por preço imensurável, grandioso, porque Foi para isso que nós fomos criados.


Aquele equivocado repórter, que queria encontrar o segredo, o mistério da longevidade daquela senhora idosa, ele não encontrou, porque ele buscava a resposta na criatura, e não no criador, o qual é o único soberano e mantenedor de nossas vidas.
( Deuteronômio 30. 15), Aqui Deus falava ao povo de Israel, a beira do rio Jordão, aguardando o momento de entrarem na terra prometida, depois de 40 anos dando voltas no deserto, Deus faz uma pausa ali, para dar ao povo a sua ultima e importante instrução, dizendo:-----” Hoje eu te proponho a vida e a morte, a benção, e a maldição, E Deus aconselha o povo dizendo: (ESCOLHAM A VIDA PARA QUE VIVAS!...)

. Há... como Deus tinha grandes bênçãos para dar a seu povo, como Deus queria dar grandes vitórias, como Deus preparou um lugar todo especial para dar a seu povo, como Deus queria que seu povo fosse feliz, e vitorioso (Êxodo 3. 8) Disse Deus: É uma terra que mana leite e mel”.
Mas, o povo tinha que fazer uma escolha, tomar uma decisão, qual era o mistério? O que teriam que fazer? O versículo (20) responde: “AMANDO O SENHOR TEU DEUS, DANDO OUVIDOS Á SUA VÓZ, E APEGANDO-TE A ELE , POIS DISTO DEPENDE A TUA VIDA, E A TUA LONGEVIDADE”.

Este termo usado por Deus (apegar-te a mim) queria dizer Deus, grude em mim povo meu, não largue de mim de jeito nenhum, nem de dia, nem de noite, seja tua vida os teus pensamentos as tuas ações, atitudes priorizados em fazer cumprir os meus mandamentos e, os meus estatutos, para que a tua vida seja prolongada e abençoada na terra que eu ti dou. Em suma, o que Deus dizia a seu povo era: “Povo meu, sinta a necessidade, a falta de MIM, como os seus pulmões sentem a falta do oxigênio, do ar que vocês respiram”. E para tanto determinou Três coisas imprescindíveis para que o povo fossem vitoriosos e abençoados:

01) AMANDO O SENHOR TEU DEUS.
02) DANDO OUVIDOS Á SUA VÓZ
03) APEGANDO-TE A ELE.

Aqui esta o segredo tão procurado por aquele repórter, o mistério desvendado para quem quiser saber o caminho da conquista, da vitória, de uma vida feliz e prolongada.


Muitas vezes irmãos, nós temos tido em nossas vidas um verdadeiro vau do Jaboque e, precisamos como Jacó estarmos lutando com Deus. É nas enfermidades, nas dores, nas aflições do dia a dia, quando as esperanças vão embora e, nós só podemos encontrar refugio nas suas misericórdias e, nas suas consoladoras promessas.----.Nunca desista de lutar meu irmão, ainda que as circunstancias da vida, diga que você perdeu, que não há mais esperança, lute como Jacó, que mesmo tendo uma perna deslocada, sofrendo uma dor terrível, não largou de Deus até que este o abençoaste.

(Salmo 139. 16) diz, “Os teus olhos me viram a substancia ainda sem formas” quer dizer, nós ainda não existíamos e já ali, Deus havia escrito no seu livro todos os nossos dias, quando nenhum deles ainda existia.----Preste atenção neste importante detalhe!.

------Embora aqui diga que os nossos dias, já haviam sido decidido por Deus antes de nós existirmos, entretanto, a Bíblia nos diz; que seu amor é tão grande, que ele abriu uma santa exceção, para aqueles que o ama e guarda os seus mandamentos. Essa é a maior prova do amor de Deus em nos permitir que através da nossa fidelidade aos seus mandamentos, nossos dias sejam aumentados.

-----Vejamos algumas citações: Êxodo 20. 12 “Honra teu Pai e a tua mãe, para que te prolongue os teus dias na terra”. Provérbios 10. 27 “diz, O temor do Senhor prolonga os dias da vida.”___Salmo 111. 10 diz,”O temor do Senhor é o principio da sabedoria". (Deuteronômio 30. 20) disse Deus ao povo que se preparava para entrar na terra prometida: “Ame o Senhor teu Deus, dando ouvidos a sua voz e apegando-te a ele; pois disto depende a tua vida e a tua longevidade” .
----Deus tem tanta bênção para ti dar meu irmão, mas é preciso que você sintonize o canal da abundante graça que flui, que jorra das suas misericórdias eternas sobre a vida daquele que o ama e, guarda os seus mandamentos. A decisão é de cada um de nós e, assim, podemos estar descansando na esperança das suas promessas.

O apostolo Paulo escrevendo a (Tito 1.2) ele disse: Na esperança da vida eterna que “O DEUS QUE NÃO PODE MENTIR PROMETEU ANTES DOS TEMPOS ETERNOS”. Se você meu irmão aprendeu descansar nas promessas eternas de Deus o Pai e, tem a certeza que suas promessas jamais falharão, ainda que, nos possa rodear tempestades tormentosas desta vida, como: lutas, aflições e dores humanas, jamais serão tão grande que possa roubar-nos o jubilo da alegria, de já sermos mais do que vencedores por Cristo Jesus, nosso Senhor e salvador. A ele seja toda gloria, todo o louvor para sempre........Amém


4 comentários:

Régis disse...

Olá irmão Eneas!
Atendendo ao seu convite cheguei ao seu blog. Li seu post e achei sensacional! Vou me instalar para seguí-lo e ao mesmo tempo o convido para uma visita no www.comyeshua.blogspot.com
Muito sucesso e até mais!
Fique na Paz!

convivenciaesperada disse...

Boa tarde Eneas,
muito boa essa postagem, realmente acho que se preocupar com longevidade é ter medo de se encontrar com Deus. Ou por motivo de morrer e nao saber pra onde ir entao acabamos recorrendo à isso.

Abraços

Vivendo pela Palavra de Deus!!! disse...

Boa noite Irmão Eneas!!Quero dá os parabéns pelo blog, ja estou por aqui.

António Jesus Batalha disse...

Meu irmão quero saudá-lo com a paz de nosso Deus, e dar-lhe os parabéns pelo seu maravilhoso trabalho, pois que seja para glória do nosso Senhor, e que em seu coração haja a sabedoria e a graça de Jesus,
Devo informar meu irmão que estive a ver no meu blog e meu irmão ainda não é seguidor. Pode aceder e ver, e ao mesmo tempo seguir.
Eu também vou seguir o seu blog.
Lhe desejo uma boa semana.
António

Postar um comentário

Copyright © 2011 Eneas Cândido de Lara. Template customizado por Meri Pellens. Tecnologia do Blogger