quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

QUAL É O TEU NOME ?...

TEXTO BÁSICO: GENESIS 32. 24


Na historia do povo de Deus o nome era algo muito importante, era a manifestação e as circunstancias que determinavam o nome a ser dado. (Gênesis 21. 6) Abraão colocou o nome no seu primeiro filho de Isaque; que quer dizer: Riso. E o nome também era dado até por características físicas como por exemplo: Esaú, que quer dizer: “Cabeludo”. (Gênesis 25. 25). Assim também como foi dado a seu irmão o nome de Jacó; que quer dizer, o “Suplantador” por ele desde o ventre lutar com seu irmão, e nascer segurando-lhe o calcanhar. É neste personagem que vamos focalizar nossa meditação.

Acho que o nome Jacó caiu como uma luva, porque ele foi exatamente o que seu nome significava. Suplantador, aquele que para conquistar seus objetivos não tinha escrúpulos. Se mentir, trapacear, enganar, ser ardiloso, impiedoso isso ele fazia com grande naturalidade . (Gênesis 25 . 27) Aqui vemos a insensibilidade ao aproveitar da fraqueza do seu irmão para se apossar da sua primogenitura. E como, (um abismo chama outro abismo), ele teve que continuar mentindo e enganando. E até seu próprio Pai foi vitima das suas armações ardilosas. Como Suplantador continuou vivendo e enganando e até seu sogro que o acolheu foi vitima das suas espertezas.

Mas, a sua trajetória de espertalhão, chegou ao fim quando resolveu voltar para sua terra. Ele tinha construído uma grande família, e muitos bens mas, retornando chegou ao vau do Jaboque. Ali atravessou toda a sua família em segurança, e ficou só. (Gênesis 32. 24) Diz o texto; que lutava com ele um homem a noite toda até ao romper da aurora. E esse homem era Deus. O interessante dessa descrição, é que como Jacó o Suplantador ele possuía a tempera dos bravos, e o (Ver. 25) diz; Que o homem Deus teve que tocar na sua articulação deslocando a sua perna, ou seja, inutilizando-a para que pudesse controlar o seu ímpeto. Então Jacó com uma perna só, com dores terríveis, com que sofrimento sobre-humano lutava com Deus. Ele superava os limites humanos, porque ele sabia exatamente com quem estava lutando.

(Ver.26) No auge da acirrada luta O Homem Deus disse: “Deixa-me ir, pois já rompeu o dia”. Respondeu Jacó: Não te deixarei ir se me não abençoares. Deus então, antes de conceder-lhe a benção era necessário que ouvisse uma indispensável confissão. Deus então pergunta: “Como te chamas? Ou seja, qual é o teu nome? . Ele então respondeu: Jacó. Deus queria ouvir dos seus lábios quem era ele, o suplantador, o enganador, trapaceiro, mentiroso porque ali naquele momento Deus mudaria a sua historia, o seu caráter e acima de tudo o seu nome.

Há!........quando nós encontramos com Deus tudo muda, porque a primeira coisa que temos que fazer é responder a sua pergunta: “Qual é o teu nome?. Qual tem sido o teu caráter? Porque é só através de uma arrependida confissão de todo o nosso pecado, toda a nossa nojenta historia de vida pecaminosa, tudo aquilo que éramos, nesse momento então, cai por terra, nossa vida é transformada, nossa historia reescrita, recebemos novo nome porque nascemos de novo, já não somos mais o que éramos mais somos nova criatura recriada em Cristo Jesus nosso Senhor e Salvador.

Deixa eu fazer-te uma pergunta!. Quando encontraste com teu Deus, Você respondeu a sua pergunta ? Já disse a Ele quem és de verdade ?. Jacó para receber a benção de Deus teve que confessar, não adiantou lutar com Deus a eternidade de uma noite, ele só conseguiu o que queria depois que respondeu a pergunta.------Qual é o teu nome ?.

Para você Pensar!......................

2 comentários:

CORAÇÃO QUE PULSA disse...

As vezes acho que não sei quem sou.
Mudamos a todo o instante.
Mentimos,pecamos,suplantamos,julgamos,desobedecemos.QUEM SOMOS?! QUAL O NOSSO NOME?!
Dizemos a verdade?!
Ainda bem que teremos um NOVO NOME! Um nome eterno e real.
Este sim...NÃO poderá ser mudado.
Clélia.

Eneas Lara disse...

Ouvi essa frase de alguém: "O Silencio é a forma mais cruel de se fazer um comentário". Graças a Deus por tua vida, Clélia. Você nem pode imaginar o ânimo que me da, quando por aqui passa e deixa o seu comentário. É num pequeno gésto que se conhece uma verdadeira amiga e, acima de tudo irmã na bendita esperança em Cristo Jesus nosso Senhor. Obrigado....

Postar um comentário

Copyright © 2011 Eneas Cândido de Lara. Template customizado por Meri Pellens. Tecnologia do Blogger