terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

O PERIGO QUE VEM DOS HOLOFOTES !.


Como faz bem para (ego) humano quando somos ovacionados por uma grande platéia.
Especialmente nós pregadores, pastores quando somos aplaudidos, elogiados, por uma mensagem pregada. Isso, nos dá uma sensação de prazer, pelo trabalho reconhecido, e as vezes um sentimento de auto suficiência à qual nos pode levar para um caminho extremamente perigoso, que é o (ORGULHO). O Senhor Jesus que conhece a profundidade do coração humano, certa feita ao ser qualificado de BOM, ele fez uma correção até estranha: (Marcos 10. 17) “Porque me chamas bom? Ninguém é bom senão um, que é Deus.

O grande perigo é quando recebemos os aplausos, os elogios e imediatamente não fazemos a devida transferência a quem de direito pertence. DEUS.---- O Rei Herodes quando falava para o povo, a multidão começou a gritar; não é voz de homem mais de Deus, e ele consentiu na aclamação, então Deus o castigou com uma terrível morte, o ser comido pelos vermes. (Isaias 42. 8) Disse Deus: “ A minha gloria não darei a outrem”. (Ezequiel 39. 25) Disse Deus: “Eu terei zelo pelo meu nome”. A historia contemporânea nos tem mostrado o zelar de Deus por seu nome. Hoje temos visto grandes homens de Deus caírem em grande desgraça, porque fascinados pela luz dos holofotes acharam que eram os bons. E o zelar de Deus os permitiu caírem, para que a gloria fosse devidamente só dele.

No ano 1.986 eu estava fascinado com um grande pregador chamado Jimmy Swaggart ele era uma estrela do evangelho televisivo, na hora do seu programa eu parava o trabalho para vê-lo. Era um homem eloqüente, versátil, inteligente e acima de tudo trazia uma boa palavra. Mas a cada programa ele foi ficando eufórico ganhando o mundo, fama, poder, aplausos e muitos o atribuíam o titulo de maior pregador da atualidade. (E ele acreditou que era de fato o Bom!), e por isso talvez Deus tenha permitido a sua grande queda . Também conhecemos outro grande homem de Deus chamado Caio Fabio. Pastor, escritor de vários livros, um homem culto de grande projeção no meio evangélico que lotava as igrejas com sua presença, pois todos queriam ouvir um sermão pregado por aquele ilustre homem de Deus, um grande pregador de refinada oratória. Também fascinado pela luz dos holofotes humanos ele acreditou que era o Bom, e por isso também, Deus o tenha permitido cair.

Meu irmão em Cristo Jesus, você que é pastor, pregador, evangelista use a gloriosa oportunidade para falar da graça maravilhosa da salvação, que só em Cristo Jesus se pode encontrar. Pregue a mensagem pura e simples da palavra de Deus, sem preocupar em agradar à homens, e nem tão pouco a milhares de fiéis que lotam as igrejas. Se possível evitem termos emotivos (Repetitivos) para não suscitar com isso a emoção e, os conseguintes aplausos. Porque eles serão direcionados a você, que os incentivou, e não a Deus. E Deus com certeza cobrará de você a indevida gloria recebida. Não queira com sua oratória converter o pecador, não conseguirá !., porque isso é obra do Espírito Santo. Por isso, ao preparar teu sermão procure agradar um só expectador. DEUS !. Então ele ungirá as tuas palavras para trazer salvação ao perdido. (Provérbios 3. 7) “Não sejas sábio aos teus próprios olhos; teme ao SENHOR e aparta-te do mal”.

A Deus toda gloria, honra, louvor, adoração pelos séculos dos séculos. Amém




7 comentários:

Daiane disse...

Mensagem profunda e verdadeira,ainda hoje ouvia um louvor que dizia exatamente sobre isso...è verdade que o ser humano gosta de receber elogios e reconhecimento e issoo é sim muito bom mas não devemos deixar que isso cresça em nós de tal forma que vire orgulho pois toda honra e toda Glória deve ser dada ao Rei dos Reis e não a um reles ser mortal.Tenha um bom dia!

Vivendo pela Palavra de Deus!!! disse...

Acho que todos precisamos pedi sempre ao Senhor que nos dê sabedoria para GUARDAR o nosso coração, somos ensinados a guardar TUDO que temos e esquecemos de guardar o principal. Uma bela noite

Fábio José Lima disse...

Graça e Paz Eneas,

É uma triste realidade vivida em nosso meio, não só entre os pregadores, mas, também, entre os cantores, querem os holofotes o tempo todo, e como você coloca, isso é um perigo.
Destaco, também, nossa parcela de culpa, pois contribuímos para tudo isso...
Fica na Paz do Eterno.

Eneas Lara disse...

Olá minha querida irmãzinha Daiane! fiquei muito feliz com tua volta, e acima de tudo pelo teu comentário. Sabe, ter nosso post comentado é saber que alguém partilha do nosso trabalho, nos dando coragem e insentivo a continuarmos o nosso trabalho. Fiquei sabendo de problemas de enfermidades na tua familia, estou orando viu!. Fique na paz do Senhor

Eneas Lara disse...

Olá querida Pra Irismar! Obrigado por tuas generosas palavras, é um grande prazer ver aqui o teu comentário. Isso me da forças pra continuar o meu trabalho, e juntos podermos estar cumprindo a ordem de Jesus IDE E PREGAI. Sabe, um dia quando lá chegarmos haveremos de receber o glorioso galardão do nosso trabalhar aqui. Fique na paz do senhor.

Eneas Lara disse...

Olá meu querido irmão Fabio! Que prazer vê-lo aqui comentando o meu post. Venha sempre que puder, esta pagina é nossa, fique a vontade. Eu também estarei te visitando porque tenho gostado muito das suas mensagens. Fique na paz do Senhor.

CORAÇÃO QUE PULSA disse...

HOLOFOTES! COBIÇA da carne.
Muito boa esta palavra...pensativa.
Amigo. que DEUS continue a te usar grandemente.
FIQUE COM ELE...SEMPRE.
CLÉLIA.

Postar um comentário

Copyright © 2011 Eneas Cândido de Lara. Template customizado por Meri Pellens. Tecnologia do Blogger