segunda-feira, 20 de junho de 2011

CRESCEI NA GRAÇA E NO CONHECIMENTO DE CRISTO JESUS !



Texto básico: 2 Pedro 3. 18

Tenho pra mim, que o autor do livro de (Hebreus) foi o apostolo Paulo. Embora, não haja nenhuma referência sobre isso, no entanto, essa carta faz uma exortação aos crentes da igreja Hebréia, porque depois de tanto tempo após terem-se convertido, eles continuavam sem nenhum progresso espiritual. Não houve crescimento na palavra, não houve aprendizado doutrinário, eles não evoluíram, ficaram estagnados naquilo que aprenderam. E Paulo quando retorna a esta igreja, ele fica perplexo diante daquilo que ele viu, com o comodismo daqueles crentes, eles não se esforçaram para aprender, para crescer, para desenvolverem no crescimento da sua fé.

E Paulo então,usa a figura do recém nascido, do bebe que precisa do leitinho materno, de mamadeira para se alimentar, porque não suportam um alimento mais sólido. (Hebreus 5. 13) diz: “Ora todo aquele que se alimenta de leite é inexperiente na palavra da justiça, porque é criança, espiritualmente”. E por isso, não podem entender um ensino mais profundo, mais glorioso da revelação da palavra de Deus. Em suma o que diz Paulo aqui é; que precisamos crescer, desenvolver, progredir esforçar para que possamos ganhar aperfeiçoamento no desempenho do serviço na causa de Cristo.

(Romanos 6. 22) diz:“ Agora porém, libertados do pecado, transformados em servos de Deus, tendes o vosso fruto para santificação e, por fim, a vida eterna”. O que o apostolo Paulo esta dizendo é, agora que você foi salvo, que você passou a ser servo de Deus, produza frutos de crescimento, de conhecimento, de sabedoria, de fé, através da busca constante do ensino da sua palavra. (Romanos 10. 17) diz: E, assim, a fé vem pela pregação, e a pregação, pela palavra de Deus. O Senhor Jesus também orientou-nos dizendo; (João 5. 39)Examinai as escrituras, porque julgais ter nelas a vida eterna, e são elas mesmas que testificam de mim”.
Muita gente esta querendo saber o que fazer pra crescer na fé?,
E até tem orado insistentemente pedindo a Deus para que ele aumente a fé, dando sabedoria, conhecimento, dando poder para vencer as suas impossibilidades da vida. Entretanto, não se mostra disposto a lutar, a buscar com toda força a benção desejada. Muitas vezes a sua bíblia que já empoeirada fica lá na estante, encima da mesa, quem sabe á dias, semanas sem ser lida, esperando um milagre acontecer, sem saber que Deus já providenciou o meio de graça pelo qual você possa receber esta benção.
Há!.....que descoberta maravilhosa foi na vida do grande profeta de Deus (Jeremias 15. 16) Ele diz: “Achadas as tuas palavras, logo eu as comi; as tuas palavras me foram gozo e alegria para o coração” .

E esta grande descoberta é, justamente o que Jesus acabou-nos de revelar aqui.(“Examinai as escrituras porque são elas que falam de mim”) aqui, bem aqui, esta a fonte de toda a sabedoria, de todo o poder de Deus, que por misericórdias eternas se deixa conhecer, e que nos mostra a grandeza do seu amor.
Há 720 anos antes de Cristo, o povo de Israel estava subjugado, dominados pela (Assíria) e Deus levanta o profeta Oséias, para profetizar contra o pecado do povo. E o profeta da o diagnóstico de toda essa conseqüência desastrosa que levou Israel á ser dominado por seu inimigo. (Oséias 4. 6) diz Deus através do profeta: “ O meu povo esta sendo destruído, porque lhe falta conhecimento”. O povo de Israel, tinha se esquecido da palavra de Deus, das leis do senhor, tinha-se afastado dos seus mandamentos, e por isso estavam sofrendo nas mãos dos seus inimigos.
O apostolo Paulo escrevendo sua epistola aos (Efésios 4. 12/13) ele nos adverte para a necessidade que temos de estar atentos a palavra de Deus, para crescer, desenvolver, progredir espiritualmente, e para isso é preciso haver esforço pessoal, para que nós possamos ganhar aperfeiçoamento no desempenho do serviço da causa de Cristo. Ele diz: “ Com vista ao aperfeiçoamento dos santos para o desempenho do seu serviço, para edificação do corpo de Cristo. Até que todos cheguemos á unidade da fé e do pleno conhecimento do filho de Deus, á perfeita varonilidade, á medida da estatura da plenitude de Cristo”.

Entenderam isso que Paulo falou? Que responsabilidade tão grande que cada um de nós temos, em se aperfeiçoar em sabedoria, conhecimento, fé, para que o corpo de Cristo seja edificado. (Isto é, a igreja seja forte, vigorosa, vencedora, triunfante) E quando falamos em igreja, estamos falando de nós mesmos, nós somos a igreja de Cristo, por isso não podemos nos acomodar, pensando que já fizemos tudo, que já sabemos tudo. Muito pelo contrario, precisamos estar buscando a cada dia, um crescimento cada vez maior, até que cheguemos a unidade da fé, isto é, até que haja em todos nós o mesmo sentimento, o mesmo nível de fé, de conhecimento, de conscientização no serviço da causa de Cristo, para gloria do seu santo nome.
Paulo termina o versículo (13) dizendo; (que a meta, o limite, o alvo da nossa incessante busca) é a varonilidade, a medida da estatura da plenitude de Cristo. (Pensando nisso, podemos ver que estamos muito longe da meta almejada), mas não é por isso que vamos desanimar, e desistir temos que continuar lutando sempre, até que Cristo seja glorificado em nós. E só conseguiremos alcançar este poder, quando nós voltarmos os nossos olhos para a palavra de Deus, e ler, meditar, examinar incansavelmente de dia e de noite, com fome do pão do céu, com sede de dessedentar-nos da água da vida que nos purifica as nossas almas, e nos faz em Cristo Jesus, mais do que vencedores.

(Romanos 10. 17) diz; que a fé, vem pela pregação, e a pregação pela palavra de Deus. O que Paulo esta dizendo, é que nós entrando em contato com a palavra de Deus, nós vamos receber fé, porque este é o único meio de graça que Deus usa, porque é a revelação visível do seu amor já manifestado, pela qual podemos o conhecer,e crescer a medida da nossa constante busca. Quando nós ouvimos a pregação da palavra de Deus, isso é como gotas de vida, gotas de sabedoria, gotas de conhecimento, balsamo que sara, que cura as nossas feridas, que alivia e aquieta a ansiedade do nosso coração, trazendo-nos a gostosa paz que nos refrigera a alma. Se você meu irmão, não tem experimentado essa benção da graça de Deus na tua vida, você tem que tomar iniciativa urgentemente. (Mateus 7.7) O Senhor Jesus nos prometeu dizendo: Quem pede recebe, Quem busca encontra, Quem bate a porta é aberta.

Que a graça do senhor Jesus Cristo esteja com você meu amigo e irmão.

7 comentários:

Fábio José Lima disse...

Graça e Paz meu irmão Eneas,

Olha, ontem tivemos uma lição abençoada na Escola Bíblica Dominical, cujo assunto da lição era: "Conservando a pureza da doutrina pentecostal", o texto áureo estava em 1 Tm 4.6, a verdade prática dizia: 'Mantendo-se firme e fiel à Palavra de Deus, a Igreja de Cristo conservará a sã doutrina no poder do Espírito Santo' (Lição 12, da Revista da CPAD), aí quando o professor iniciou e pediu para que alguém falasse algo sobre a lição eu mandei bala: como podemos conservar algo que não sabemos o que é?
Um problema que há no meio pentecostal, do qual faço parte, é a falta de interesse, principalmente dos líderes, de estudar e transmitir a Palavra de Deus, nem estimular os membros a estudar a sério as escrituras se vê, isso no geral, lógico que há exceções, eles, os líderes possuem aquela pregação batida, levam sempre para o emocional, mas estudo mesmo, é raro.
Citei como exemplo os Presbiterianos, os Batistas, que investem no estudo entre os membros, muitos não gostaram, mas é uma realidade e não podemos esconder isso.
Acredito que para obedecer tenho que no mínimo conhecer o básico.
Que possamos crescer cada dia mais na Graça e no conhecimento, é o que precisamos, parabéns pelo post.
Uma ótima semana.
Fica na Paz.

Irismar Santos disse...

OI Eneas concordo também que temos uma responsabilidade grande em nos aperfeiçoar em sabedoria, conhecimento, fé, para que o corpo de Cristo seja edificado. Paulo diz que um copro bem ajustado cresce como tem beneficio crescermos. Jesus disse em João 6:57 Eu vivo pelo poder do Pai que Me enviou, e da mesma forma, aqueles que se alimentam de Mim viverão por minha causa!

Amigo te desejo uma bela semana

Daiane disse...

Olá querido,devemos todos os dias de nossas vidas procurar ter um relacionamento mais intimo com Deus,e conhecer sua vontade,e seus mistério.Pedir sabedoria para Ele para que venhamos caminhar constantemente em sua direção.Quando aceitamos a Deus como nosso único e suficiente salvador,podemos nos considerar ainda bebês,porque tudo ainda é novo,mas a medida que os dias passam nós devemos crescer e não somente parar no tempo.Deus quer nos usar mas para que isso aconteça deve-se haver um amadurecimento espiritual em nossas vidas.Muito bom seu texto meu querido irmão que o Papai venha sobre você lhe ajudando a cada dia mais estar adquirindo este amadurecimento,porque somente Ele pode nos capacitar.Fique na paz e tenha um ótimo dia!

Eneas Lara disse...

Meu querido irmão Fabio! quando a gente entra em contato com a palavra de Deus com fome do pão do Céu, com sede de dessendentar da água que nos lava, purifica, e nos torna limpo, isso faz com que impelidos por essa irresistível força, nós busquemos até com certo desespero, assim como o pulmão busca pelo o ar que respiramos. Precisamos mais e mais porque ela é fonte de vida, ela é pão que alimenta, que nutre nossa existência. Se nós não agirmos dessa forma seremos desnutridos espiritualmente, e consequentemente morremos.

Eneas Lara disse...

Oi querida irmã Irismar! Sabe, a sobrevivência de todo ser vivo é através da alimentação, assim também a vida espiriutual precisa de alimento para sobreviver, e a palavra de Deus é esse alimento, e esse alimento é o unico que ser glutão não é pecado, mas é revestimento de força e poder para vencermos o nosso maior inimigo o diabo. Fique na paz do Senhor

Eneas Lara disse...

Oi querida irmãzinha Daiane!que prazer vê-la sempre por aqui. Sabe seus comentários são sempre preciosos, gosto de ler e poder ver que és uma serva do Senhor. Que o Pai do Céu sempre guie os seus passos e em tua vida Ele seja glorificado pela firmeza da tua fé, e o testemunho que dás de ser Ele teu mestre e Senhor.Mais uma vez obrigado por participar aqui do meu cantinho.

Anônimo disse...

OLÁ GOSTEI MUITO DA PALAVRA E DOS COMENTÁRIO.QUE PENA QUE A MINORIA PENSAM ASSIM,É PREOCUPANTE A GERAÇÃO QUE ESTAR SER FORMANDO HOJE EM DIA SEM PALAVRA DE DEUS.
ROSI NA FÉ.

Postar um comentário

Copyright © 2011 Eneas Cândido de Lara. Template customizado por Meri Pellens. Tecnologia do Blogger