quinta-feira, 21 de julho de 2011

O MELHOR DO NOSSO TEMPO !


Texto básico: Lucas 10. 42

Jesus ao chegar na cidade de Betânia, Ele foi se hospedar na casa dos três irmãos; Marta, Maria e Lazaro. Jesus conhecia já essa família de outras oportunidades e, quando chegou lá, Marta tendo aquela preocupação com o bem estar de Jesus, procurou de imediato providenciar uma refeição, afinal de contas as viagens eram cansativas, desgastante. Precisava providenciar água para lavar os pés. Era o costume daquela época ao receber um visitante em casa, oferecer água para se lavar, afinal de contas, não era um simples visitante qualquer, era Jesus o Senhor!. (Porém, há o que se ressaltar aqui; que não era só Jesus, mais todos os seus discípulos juntos, o que no mínimo era umas 13 pessoas). Já pensaram na correria para atender toda essa gente?
Eu fico pensando na correria da hospitaleira Marta!, (enquanto ela tirava água do poço, para todas aquelas pessoas tomarem banho, arrumar toalha para se enxugarem, quem sabe; tinha que descascar as batatas, cebolas, temperar a carne, providenciar a lenha pra acender o fogão, amassar a farinha pra fazer o pão, lavar as caçarolas)..... etc,........ e quantas preocupações mais inquietava o coração de Marta!........ E, naquele corre-corre, ela passa enfrente da sala e vê sua irmã Maria tranqüilamente, despreocupa sentada aos pés de Jesus ouvindo seus ensinamentos.
Eu acho que Marta pensou, (eu não acredito no que eu estou vendo!......) eu aqui me matando de trabalhar, e Maria lá sossegada sem fazer nada!........... Marta era uma dessas mulheres de “Pavio curto” porem objetiva, pratica, racional, hospitaleira que demonstrava amor botando a mão na “massa” através de atitudes e de ação. Então, ela não se segurando vai até e sala, e faz uma observação até um tanto indelicada ao ilustre e divino visitante. (Lucas 10- 40) Senhor, Não te importas de que minha irmã tenha deixado a servir sozinha? Ordena-lhe para que venha ajudar-me!.
Então, (penso eu) ela começou a descrever para Jesus todas as suas tarefas, (Olha Senhor Jesus, o pão ainda não foi amassado, a carne do carneiro precisa ser temperada, precisa ir lá fora buscar lenha pra acender o fogão, precisa tirar mais água do poço, a caçarola precisa ser lavada, a batata não foi descascada, etc, etc.......uffa!!!!!!..........) eu acho, que ai Jesus entendendo a aflição de Marta, ele interrompe-a, e no Versículo 41 disse: “Marta!, Marta ! andas inquieta e te preocupas com muitas cousas. Entretanto, pouco é necessário ou, mesmo uma só cousa; Maria, pois escolheu a boa parte, e esta não lhe será tirada.-----Será que se Marta tivesse a mesma atitude de Maria, e assentasse também á seus pés, como ficariam os hóspedes, sem banho, sem comida?. Estava errada Marta por todas essas preocupações? Em querer dar o melhor pra Jesus,? Claro que não! Jesus usou deste episódio todo para nos dar uma importantíssima lição.
(Veja!: Se tudo isso fosse possível acontecer nos nossos dias, o telefone tocasse e nós disséssemos Alô!....., e do outro da linha alguém dissesse alô!......, eu sou Jesus e, estou te avisando que vou na tua casa hoje. O que nós faríamos?.......Acho que seriamos uma verdadeira Marta dos tempos modernos, correríamos no supermercado compraríamos a melhor comida, a melhor bebida, faríamos uma limpeza na casa, colocaríamos a melhor toalha no banheiro, o melhor sabonete, usaríamos o melhor lençol para forrar sua cama, aquele que a gente compra mais nunca usa, faríamos de tudo para agradá-lo, afinal é o Senhor Jesus o nosso visitante.

O que nós aprendemos com todo esse episódio de milênios atrás, mais que nos traz importante lição hoje, que é atualíssima para nossos dias. Que precisamos dosar nossas vidas, nossas atitudes preferencialmente sendo Maria, mas sem esquecer de também ser Marta!........ Nós moramos numa cidade agitada como São Paulo, e vivemos numa correria o dia inteiro e, que nunca tivemos que olhar tanto para o relógio, como nos nossos dias. Tudo é cronometrado, não se pode perder tempo, a vida exige soluções rápidas, desde que saímos na rua somos mais um competidor no transporte, que vive superlotado, existe fila em todos os lugares, as ruas estão congestionadas, você sai cedo de casa para trabalhar, mais não sabe a que horas volta.
E tudo isso é desgastante, cansativo e quando você chega em casa, toma banho, janta tem que atender a esposa com seus problemas familiar, são compras que tem que fazer, contas que tem que pagar, são as preocupações com os filhos no colégio, como foi o dia que passou?.........., enfim, você da uma respirada e quando olha para o relógio já é hora de dormir, porque amanhã tem que levantar cedo para que tudo seja começado de novo.
E ai, você percebe que conseguiu arrumar tempo para resolver todos os seus problemas do dia, só ficou faltando uma coisa que as vezes tem passado até despercebido, na vida de muitos crentes, mas que é o mais importante de todos, (Que é o tempo para ficar com Jesus). Quando Marta entrou naquela sala justificando as suas preocupações, as suas inquietações frente a muito trabalho que tinha para fazer, Jesus interrompeu-a e disse:

Marta!, Marta! uma coisa só é importante, e a Maria escolheu a melhor parte!

Tudo nesta vida passa tão rapidamente, e só o que fica é aquele aprendizado, aquele tempo gasto para o crescimento espiritual, aquele momento passado em comunhão com Deus, no estudo da sua palavra, na oração de gratidão, nos momentos em que podemos contar para Deus dos nossos problemas das nossas dificuldades, das nossas impossibilidades, mais acima de tudo, dizer a Ele da nossa eterna gratidão por Seu amor tão incomensuravelmente maravilhoso, gracioso em ternos amado, buscado, trazido, comprado por preço tão inquantificável do sangue precioso de Cristo Jesus vertido naquela sangrenta Cruz.
Quando Jesus viu a ansiedade do ser humano, com seus problemas da vida, da sua subsistência, o que comeria, o que beberia o que vestiria, ele disse: (Mateus 6-33) “Buscai primeiramente o reino de Deus e sua justiça, e as outras coisas vos serão acrescentadas”. Na matemática de Jesus na administração do nosso tempo, Ele disse (“PRIMEIRO O REINO”), e depois as outras coisas”. Este episódio nos mostra uma coisa muito séria que muitos crentes tem enfrentado nas suas vidas, que é arrumar um tempo dentro das 24 horas de um dia, para ficar com Jesus.

Maria não era uma mulher negligente, insensível, descuidada, como pode ligeiramente parecer o texto, que tendo a honra de ter Jesus em sua casa, ela não procurou como Marta resolver os problemas domésticos de arrumar comida, bebida, banho isso tudo era necessário, porém Maria demonstrou sede de estar com Jesus, de aprender dos seus ensinamentos, ouvir palavras de vida eterna, de poder sentar a seus pés quem sabe em uma rara oportunidade para ouvir dos seus lábios, ensinamentos tão preciosos. Jesus disse:Maria escolheu a melhor parte que dela não lhe será tirada”.

Que privilegiados somos nós! (eu, e você meu querido(a) leitor(a)). Eu por estar agora sentado na frente deste computador e, repartindo com você a palavra do Senhor, e você, por ter acessado esta pagina e, com paciência estar lendo esta mensagem. Isso não é perder tempo, mas, é ter a sabedoria de fazer a melhor escolha, e assim, abastecermos do precioso alimento que nutre a nossa alma, cujo quinhão de nós nunca será tirado.. Que o exemplo da fé de Maria, e o amor na pratica demonstrado por Marta, nos estimule a procurar com sabedoria separar o melhor do nosso tempo, para ser gasto na comunhão com o Senhor.

Que e a graça de Cristo Jesus abençoe a tua vida meu irmão, e amigo. Amém!...........

3 comentários:

nanda disse...

Amei...
Pura verdade...
todos temos as mesmas 24 hrs por dia , a diferença é oq cada um faz com as suas.
Gosto quando Jesus disse: E esta não lhe sera tirada
Acho que quando a pessoa faz coisas e não para pra ouvir, um dia ou acaba perdendo tudo, ou tudo o que conquistou sem Deus terá sido inútil...
Terá sido como passar a vida subindo por uma escada, só para no final descobrir que ela estava encostada do lado errado...
Ia escrever mais, mas não ta cabendo..kkk
Tem masi sobre isso aqui:
http://meu-cantinho-e-minhas-coisinhas-prefe.blogspot.com/2011/03/executar-nao-e-tudo.html
http://meu-cantinho-e-minhas-coisinhas-prefe.blogspot.com/2009/12/maria-marta-e-eu.html
Se quiser ver...claro...
Um final de semana de bençãos pra vcs!
Ah, e vou levar seu texto...simmmmm????
=D

Eneas Lara disse...

Olá Nanda! Diz o adágio popular: "Quem espera sempre alcança" as vezes demoooooooooora mas, quando vem trás benção pra este cantinho.kkkkkkkkkkkkk. Obrigado amiga querida!. É claro que vou lá conferir suas postagens, porque sempre nesta vida estamos aprendendo, e sei que tens sempre uma palavra abençoada para transmitir. Obrigado pela preciosa visita, e vê se não erra mais o caminho né rsrsrsr, Deus te abençoe

Daiane disse...

A prioridade absoluta afim que a "casa-família" possa no tempo, manter o amor, a unidade e a prosperidade, não depende só das condições econômicas ou da capacidade humana em administra-la, mas sim do ensinamento dos princípios fundamentais bíblicos e da presença de Deus. Pode parecer impossível, porém esta è uma realidade: as vezes alguém quer que Deus opere em sua vida, sem que esta mesma operação seja extensiva à sua casa, mas, Deus quer abençoar-nos individualmente mas muito mais coletivamente.Não seja você egoísta,querendo as bênçãos de Deus somente para você,mas divida-as com sua família e então perceberá o gosto doce da comunhão em todos os sentidos.Fique com Deus e tenha um ótimo dia!

Campanha Um minuto Pela Família
Blog Restaurando Minha Família
Daiane

Postar um comentário

Copyright © 2011 Eneas Cândido de Lara. Template customizado por Meri Pellens. Tecnologia do Blogger