terça-feira, 12 de julho de 2011

O SUMATANGA !?




(1 Pedro 5. 7)"Lançando sobre ele toda a vossa ansiedade, porque ele tem cuidado de vós"
Um dos maiores atores da televisão Brasileira, certa feita numa entrevista foi perguntado a ele se arrependia de alguma coisa que teria feito em sua vida. Então, respondeu: Não me arrependo de nada, se pudesse voltar, faria tudo de novo. Então olhando para ele pensei, tenho que admitir que esse ator é homem verdadeiro, porque arrependimento não é um ato humano, mas é um trabalhar do Espírito Santo que nos convence do pecado, e isso só acontece naquele que Deus o escolhendo vier chamá-lo. Disse Jesus: “Ninguém pode vir a mim, se o Pai, que me enviou, não o “TROUXER”.(João 6. 44). É decisão do Pai disse Jesus, através do trabalhar do Espírito Santo. Por isso, este ator não podia reconhecer como pecado as suas obras, isso só o Espírito Santo é que conscientiza desvenda os olhos para que o homem possa ver.

Você meu irmão, meu amigo já se arrependeu de algo praticado? Nunca confundir arrependimento com remorso. O remorso leva o homem para o desespero, e para o suicídio como Judas praticou. Mas, o arrependimento nos leva a chorar e confessar nossas culpas a Deus e, pedir perdão como o apostolo Pedro fez. Se isso acontecer com você, glorifique a Deus porque é a misericórdia de Deus, é o agir do Espírito Santo que graciosamente está trabalhando em tua vida.
Em certa região da Índia, existem de certa distância a outra, na beira de certos caminhos, uns suportes de pedra que se chamam por lá de sumatanga. Estes são feitos de pilares de pedra fincados no chão, da altura de um homem, os quais foram construídos com uma prateleira em cima. Dizem que esses sumatangas foram mandadas fazer por hindus ricos, para servirem de porta cargas e lugares de descanso e alivio para os carregadores de fardos, que carregavam seus fardos nos ombros.

Qualquer carregador que andando por aquele caminho, encontrasse aquele Sumatanga, respirava aliviado, confortado por poder depositar sobre ele seu fardo. E assim refeito, podia recomeçar sua viagem. Daí, a razão deste nome Sumatanga, que quer dizer porta carga.-----Conta-se que um daqueles carregadores, homem rude, converteu-se a Jesus. Era um homem muito simples pobre e desprovido de escolaridade, que vivia transportando cargas para sobreviver. Contudo, depois da conversão ele se mostrava sempre sorridente, motivo pelo qual foi perguntado por um turista do qual ele estava transportando um grande fardo.
------ Qual é o motivo da sua alegria indiano?
------Ó sahib, mim tão feliz, encontrou Jesus!.
------ O turista em tom de chacota lhe perguntou: E o que você ganhou com isso?
------Ó sahib, mim agora tão feliz! Porque o fardo mais pesado não era o que eu carregava as costas, mas o que carregava no coração, e quando encontrou Jesus, mim ganhou ele por Sumatanga!
----- Ele levou toda a minha carga. Mim largou tudo em cima dEle!
Todo ser humano, está na mesma condição daquele pobre carregador Indiano. Todo homem, de qualquer classe social ou nível cultural é, um carregador de fardo, fardo este, herdado de Adão chamado pecado.

A palavra de Deus diz: “E todos pecaram e destituídos estão da gloria de Deus”. E diz também que;“Se dissermos que não temos pecado, enganamo-nos a nós mesmos”. O pecado nos oprime com seu sofrível peso, e se não houvesse quem tirasse esse fardo de sobre nós, estaríamos irremediavelmente perdidos. Parafraseando o humilde carregador Indiano, Deus nos preparou um glorioso e providencial “Sumatanga” colocando-O em nosso caminho que por vez, é árido longo e sofrível no qual podemos depositar nEle o nosso pesado e angustiante fardo!. É o que disse João Batista ao ver o Senhor Jesus (João 1. 29) “Eis o cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo”. (Isaias 53. 6)diz: “Deus fez cair sobre Jesus a iniqüidade de todos nós”.

A ação de Deus em nossas vidas é definitiva e completa, mais acima de tudo, é segura e eterna, não corremos o risco de hoje termos salvação e amanhã virmos a perdê-la, porque a segurança não está em nós, mas está nEle. (João 6. 37) Disse Jesus:”Todo aquele que o Pai me dá, esse virá a mim; e o que vem a mim, de modo nenhum lançarei fora”. O que Jesus está dizendo é que, não importa o tamanho do seu pecado, o preço já foi pago, a divida já foi quitada por tão grande preço pago na horripilante Cruz do calvário. Veja ainda a gloriosa promessa de Deus (Isaias 43. 25) Disse Deus: “Eu, eu mesmo, Sou o que apago as tuas transgressões por amor de mim e dos teus pecados não me lembro ”.
Que coisa maravilhosa é a mensagem de salvação oferecida por Deus ao pecador, é algo que depois de compreendida nos faz renunciar o mundo e sua gloria, pela a imensurável certeza da salvação. È a troca do transitório pelo o eterno, é a troca da instabilidade desta vida, pela segurança eterna garantida e comprada por Cristo Jesus.

Para sua meditação (1Pedro 5. 7) “ Lançando sobre ele toda a vossa ansiedade, porque ele tem cuidado de vós”.

4 comentários:

Irismar Santos disse...

OI Eneas o fardo do pecado realmente é o mais pesado e esse fardo reflete em toda a vida do homem e somente quando vamos ao Senhor Jesus podemos sentir o verdadeiro alivio

Um bom dia

Lidiane Garcia disse...

Esse fardo do pecado é muito pesado, e tambem aquele " não saber perdoar", carrega um fardo bem grande!!!

Mim agora tão feliz! Porque tenho Jesus em mim :D

Paz irmão Eneas, Deus continue te abençoando

JORGE BAHIA JUNIOR disse...

AMEM, O VERDADEIRO SABIO NÃO É AQUELE QUE NÃO ERRA, MAIS SIM AQUELE QUE ADMITE SEUS ERROS. E O VERDADEIRO HOMEM É AQUELE QUE ADMITE QUE DEUS É SEU DEUS E ENTREGA A ELE TUDO O QUANTO LHE É CABIVEL. O MAIOR ERRO DO HOMEM É ACHAR QUE ELE É FORTE POR SI SÓ ...

Daiane disse...

Ola querido irmão em Cristo,estou aqui para dizer que Deus tem algo novo para fazer em sua vida e na vida de seus leitores,pois através deste espaço a palavra do papai esta sendo propagada pelo mundo afora,e muitas almas estão sendo alcançadas para o reino dos céus.Continue firme porque as promessas que o Senhor fez para a sua vida irão se cumprir uma a uma e os seus olhos contemplarão benção sem medidas sendo derramadas sobre vc e sua família.Fique na paz e tenha um ótimo dia!

Porém tu, Senhor, és um Deus cheio de compaixão, e piedoso, sofredor, e grande em benignidade e em verdade.
Volta-te para mim, e tem misericórdia de mim; dá a tua fortaleza ao teu servo, e salva ao filho da tua serva.
Mostra-me um sinal para bem, para que o vejam aqueles que me odeiam, e se confundam; porque tu, SENHOR, me ajudaste e me consolaste
Salmos 86 : 15

Postar um comentário

Copyright © 2011 Eneas Cândido de Lara. Template customizado por Meri Pellens. Tecnologia do Blogger