sexta-feira, 19 de agosto de 2011

ARVORE PLANTADA JUNTO A CORRENTES DE ÁGUAS!



TEXTO BÁSICO: (SALMO 1. 3)

Com a evolução da técnica de produção rural de alimentos, hoje se torna normal o uso de irrigação natural através de desvios de rios, canalizações e até o uso de bombas Hidráulicas para bombeamento de águas, possibilitando assim a irrigação de uma grande área de plantações. Quando o Salmista escreveu este (Salmo 1), ele via as frondosas arvores as margens dos rios, que a despeito de grandes estiagens permaneciam de folhas verdes, viçosas sem serem molestadas pela sequidão circundante. Essa expressão, com a situação que sugere, ilustra de modo belo a vida do homem cheio do Espírito Santo.

Quem crer em mim, como diz a Escritura, do seu interior fluirão rios de água viva” (João 7. 38). Graças à Deus que em Cristo Jesus somos plantados junto dos rios do Espírito, e assim ficaremos para sempre, e até mesmo além desta vida terrena. “O Cordeiro que se encontra no meio do trono os apascentará e os guiará para as fontes de águas da vida”(Ap.7. 17) Ali, seremos supridos do Espírito Santo, e glorias espirituais teremos muito além daquilo que nós podemos imaginar. O homem dirigido pelo Espírito Santo tem uma vida muito mais profunda e gloriosa do que aquilo que a mente humana pode compreender.(I Cor. 2. 14-15) e além do alcance e da manipulação dos ímpios, que nada pode fazer para destruí-lo. (Col. 3. 3) Porque somos como arvores cujas raízes profundas se alimentam da força poderosa do espírito Santo que em nós Habita. “E que no tempo oportuno dá o seu fruto”(Gl.5.23- 32).
O Homem espiritual é dirigido por virtudes especificas em cada situação. Em tempos de lutas e aflições, sabe demonstrar paciência; em tempos de vivência espiritual, revela zelo; em tempos de fraqueza e tentação, exerce domínio próprio. Em tempo de escassez é sustentado pela fé; e assim vive as varias experiências da vida fazendo exteriorizar na superfície a riqueza do seu caráter espiritual, que possui na sua essência. Essa foi a experiência do apostolo Paulo que disse:”Aprendi a viver contente em toda e qualquer situação” (Fp. 4. 11). O homem que vive segundo o Espírito sempre será como as frondosas arvores que demonstram vida, vitalidade e de folhas verdes, ainda que viva em meio das lutas, tribulações e vicissitudes, sempre estará demonstrando tranqüilidade, força, vigor, esperança, porque continuadamente é nutrido da mais gloriosa essência da água da vida, que procede das misericórdias graciosas de Deus. Amém !







7 comentários:

Erika Freitas disse...

"O homem que vive segundo o Espírito sempre será como as frondosas arvores que demonstram vida, vitalidade e de folhas verdes," e é assim msm, por piores que venham os vendavais estamos sempre exalando o melhor de Deus em nossas vidas.
Deus o abençoe

Jardel JC da Costa disse...

Graça e Paz meu irmão. Muito bom, que as águas do rio de Deus jorrem abundantemente nas vidas em todo mundo.
Dos irmãos hoje na Itália Jardel e Miriam.
“A paz seja com todos”.

Eneas Lara disse...

Olá Érika! que prazer recebê-la aqui no meu cantinho, é verdade quando deixamos ser guiados pelo Espírito Santo, somos invadidos por essa força divina que nos sustenta, que nos da vida,força, vitória para sermos sempre vencedores, mesmo a despeito de lutas e aflições que nos sobrevierem. Obrigado pela visita, e volte sempre que puder.

Eneas Lara disse...

Olá meus irmãos Jardel e Miriam ! a paz esteja convosco! que prazer recebê-los. Que Deus ricamente os abençoe ai na Italia que sejam sempre uma benção nas vidas de todos os que conviverem com vocês. Muita saúde, muita paz, na graça do Senhor Jesus.

Irismar Oliveira disse...

OI Eneas descreveu bem quando disse que o Homem espiritual é dirigido por virtudes especificas em cada situação em cada fase ou situação ha recursos disponível para ele.


Desejo um belo FDS

Eneas Lara disse...

Oi querida amiga! graças a Deus recebemos do espírito Santo o suprimento divino, orientação, livramento, força, esperança, fé para fazer de nós vitoriosos nos embates desta vida. Jesus disse: Eu vou para o Pai, e enviarei o Espírito Santo para ficar para sempre convosco. É confiando nessa promessa e certo da Sua presença em nós, que nosso coração rejubila de alegria, mesmo passando por aflições. Um final de semana abençoado.

VIVIANE BARBOZA disse...

Oi Amigo em Cristo, águas purificadoras, que jorram do trono de Deus! Que limpa, que edifica, que cura, que essas águas venham nos lavar... Bela postagem!

Postar um comentário

Copyright © 2011 Eneas Cândido de Lara. Template customizado por Meri Pellens. Tecnologia do Blogger