terça-feira, 9 de agosto de 2011

BENDIZE, Ó MINHA ALMA AO SENHOR !




Texto Básico: (Salmo 103. 1-2)

Quando o Rei Davi disse: “Bendizei, ó minha alma ao Senhor”, estava dizendo que temos que com o coração, com a boca, com nossas vozes estar sempre glorificando, exaltando, louvando o nome Santo de nosso Deus. É isso que significa a palavra (Bendizer) é falar bem, é proclamar a grandeza e os benefícios que nós temos recebidos tão graciosamente de suas mãos. Mas, o versículo continua e diz: “Tudo o que há em mim, bendiga o teu santo nome”. É muito fácil bendizer ao Senhor quando tudo esta correndo bem na nossa vida. Mas, será que com este grande servo de Deus Davi, a sua vida foi sempre um mar de rosas?

Vejamos rapidamente a sua historia: (1 Samuel 16- 11) Quando o profeta Samuel foi enviado a casa de Jessé, para escolher um de seus filhos para ser Rei em Israel. Passaram em sua frente todos os seus filhos menos o caçula DAVI, eram belos e formosos e até Samuel se entusiasmou com alguns deles, mas Deus disse: “EU NÃO OLHO PARA APARENCIA MAIS PARA O CORAÇÃO”. O profeta Samuel então perguntou: Acabaram-se os teus filhos? (E aqui uma estranha lição ) O próprio Pai de Davi Jessé, também não acreditava nele, por pura descriminação por ele ter nascido RUIVO E DE OLHOS AZUIS.

Hoje, é até padrão de beleza, mas naquele tempo os homens olhavam para uma pessoa com esse perfil com desconfiança, era um sinal de insinceridade, incompetência, fragilidade, e por isso seu Pai Jessé, o mandou ao campo para ser pastor de ovelhas.
Nasceu desfavorecido, estigmado aos olhos dos homens daquele tempo, teve que matar leão com as próprias mãos, teve que lutar com um gigante que amedrontava seu povo e afrontava seu Deus, teve que derrotar exércitos inimigos, venceu guerras, conquistou povos, nações, tornou-se um homem poderoso, temido, rico, admirado.----- contudo, não perdeu a humildade, e o temor do seu Deus, porque ele sabia, que todas as suas conquistas tudo o que ele era, e tudo o que tinha, era concessão graciosa da misericórdia do Senhor.

E por isso que ele começa este (Salmo 103) dizendo: “BENDIZE Ó MINHA ALMA AO SENHOR” Isto é; com minha voz, com os meus pensamentos, com o desejo do meu coração, com minha fidelidade, com minha fé, com meu amor tudo seja para o louvor e exaltação do nome santo do nosso Deus. E assim ele no (Versículo, 2) acrescenta dizendo; “E NÃO ESQUEÇAS DE NEM UM SÓ DE SEUS BENEFICIOS”.

Há como isso tem sido difícil para nós, por vezes temos sido ingratos, insensíveis, frios, indiferentes porque é só aparecer um problema, uma dificuldade, uma luta eis que surge em nossas mentes uma pergunta, um questionamento; (Será que Deus realmente me ama?.....Porque estou sofrendo tanto assim?....) Nós diante de um sofrimento, a nossa tendência as vezes é esquecer Não só do beneficio menor, que Deus nos dá, ( se assim podemos classificá-los) Mas, nós esquecemos logo do MAIOR. O qual é o amor eterno, divino, glorioso, imensurável, quando por amor a nós, se entregou em sacrifício na Cruz do calvário na pessoa de Cristo Jesus seu filho amado, sem que nós fossemos merecedores. Hoje, entre (6.5 bilhões de pessoas) que existem no mundo, fomos chamados e separados para sermos Filhos do Seu reino. Isso, por vocação predestinada do seu santo querer, quando ainda lá na eternidade por seu amor escreveu-nos no seu livro, nos elegendo, separando-nos para que neste presente século fossemos seus filhos.
Você já pensou nisso? No tamanho dessa gloria ? que nós já nascemos neste mundo mais do que vitoriosos? Vitória essa, não conquistada por nosso mérito, mais tão somente por graça e misericórdia na eleição predestinada do seu santo querer.(Efésios 1. 4)

Quantas vezes por desconhecimento desta honra tão grande, muita gente tem trocado este glorioso beneficio de Deus, pela inconsistência transitória do presente século.
È o prazer temporário das festas, passeios, cinemas futebol ,diversões, a preocupação com o nosso trabalho, como vamos ganhar dinheiro, o sustento das nossas famílias (não que isso seja alguma coisa ruim, muito pelo contrario. -----Só que não deve ser a prioridade da nossa vida. Jesus disse:” “Buscai primeiramente o reino de Deus e a sua justiça, e as outras coisas serão acrescentadas.” É preciso reconhecer que tudo o que temos, e que somos vem das mãos de Deus.
Sabe de uma coisa?, nós que moramos numa cidade violenta como S.Paulo, quantas vezes Deus nos tem livrado de assaltos, seqüestros, acidentes num transito caótico que tem morrido gente todo o dia, Além do mais, Quanta peste, enfermidades, vírus, bactérias, micróbios se espalham ai pelo ar, e que laboratórios, cientistas, pesquisadores, médicos nunca trabalharam tanto, como agora para descobrir vacina, antídoto para conter a proliferação destas enfermidades. Quantos riscos estamos nós expostos ----(O Salmo 91-7) diz; “Caiam mil ao teu lado, dez mil a tua direita, TU NÃO SERAS ATINGIDO”. È a proteção de Deus o amparo, a guarida, que nós não podemos ver, mais sem duvida podemos sentir em nossas vidas.
Eu trabalhei por (Quatro anos) numa empresa e por questão de trabalho tinha que ir à um grande hospital freqüentemente, e muitas vezes estando ali na sala de espera eu via chegar,---Cegos, paralíticos, coxos, gente que não tinha perna, outro que não tinha braço, que faltava um olho, mutilado, gente gravemente acidentado, outro com câncer, tuberculoso, aidético. E quantas vezes eu olhava pra mim, e pensava!........, eu sou fisicamente perfeito que grande benção Deus tem me agraciado, e eu as vezes tenho até esquecido de dizer a Ele muito obrigado Senhor por esta benção tão grande de ser um homem fisicamente perfeito. É hora de pensar na ADVERTENCIA DO SALMISTA.Aqui no (ver. 2) ele diz; “NÃO TE ESQUEÇA DE NENHUM SÒ DE SEUS BENEFICIOS.”
Seja de um coração que saiba ser agradecido, reconhecendo que todas as coisas vem das mãos de Deus, e todo o dia não esquecer de dizer isso a Ele. (OBRIGADO SENHOR POR TUDO O QUE TENHO RECEBIDO DE TI). O Salmo 84-11 diz: “ Porque o Senhor Deus, é sol e escudo, força, poder, proteção, amparo divino e nenhum bem sonega aos que andam retamente no seus caminhos.” No Salmo 103-11 diz: “Pois quanto o céu se alteia acima da terra, assim é grande a sua misericórdia para com , com aqueles que os o temem”.
O Salmista nos diz no Versículo 2: “NÃO TE ESQUEÇA DE NENHUM SÓ DOS SEUS BENEFICIOS.Não esquecer para que? Para que nós alegremente com gratidão possamos tributar a Ele toda a honra, toda a gloria, todo o louvor para todo o sempre. Amém.




4 comentários:

Irismar Oliveira disse...

OI Eneas hoje postei o salmo 138 e coloquei o titulo "Gratidão a Deus por seu amor cuidadoso!!

U TE AGRADECEREI, Senhor, de todo o meu coração! Louvarei o teu nome com cânticos diante dos reis e autoridades da terra.

Te louvarei por causa do teu imenso amor e da tua fidelidade. Sim, as tuas promessas são garantidas pela honra do teu nome.

Uma das características do coração de Davi era que ele era grato ao Senhor por Tudo que ele ERA e por TUDO que ele fazia.

Amigo te desejo uma bela semana

maria felix disse...

Maravilhoso.essa narração maravilha🤗

maria felix disse...

Maravilhoso.essa narração maravilha🤗

Anônimo disse...

Eu estava pesquisando o versículo bendize minha alma.e encontrei esse blog que me ajudou bastante e edificou mais a minha fé.Tb sou da Presbiteriana do Brasil no RJ.Que Deus lhe abençoe humilde servo do Senhor.Muito obrigada.

Postar um comentário

Copyright © 2011 Eneas Cândido de Lara. Template customizado por Meri Pellens. Tecnologia do Blogger