sexta-feira, 12 de agosto de 2011

O QUE FAZER QUANDO NÃO SE TEM O QUE FAZER!?



TEXTO BÁSICO:(2 Crônicas 20. 12).

Josafá aqui em sua oração faz uma confissão dramática a Deus. Quando ele fica sabendo do imenso exercito inimigo que se aproximava de Judá e, pode sentir que não tinha nenhuma possibilidade de se defender, no (Ver. 12) ele em sua oração diz a Deus: “Em nós não há forças para resistirmos”. Ou seja; não sabemos o que fazer.

Eu conheci um casal que tinha um filho único, ele era universitário, tinha 20 anos, e era o orgulho daquele casal. Um dia ao atravessar uma avenida movimentada ele foi atropelado por um ônibus, levado ao hospital, e ali, o pai e a mãe aguardavam o boletim médico sair. De repente a porta é aberta e o médico com um papel na mão chega olha para aquele pai, para aquela mãe e, com aquele gesto terrível ao balançar a cabeça, querendo dizer; não há mais nada que possamos fazer.
Que noticia desconcertante, que sentimento de impotência, de nulidade abarca nossas vidas numa hora dessas, quando descobrimos a nossa vulnerabilidade e limitação. Josafá se encontrava num momento crucial, sem nenhuma alternativa e em oração ele dizia isso a Deus; “NÓS NÃO SABEMOS O QUE FAZER”.
----O QUE FAZER QUANDO NÃO SE TEM O QUE FAZER?......
Quantas pessoas tem deparado diante de situações adversas, que as forças humanas, a tecnologia, a ciência, o dinheiro, religiosidade, nada pode resolver o problema e, então, essas pessoas entram em desespero diante do inevitável. Como é diferente para o homem que tem por defesa o Deus dos exércitos, o Senhor dos Senhores e, que na sua misericórdia se refugia e a sombra das suas asas procura abrigo.

Deus é um Deus de grande explicitude de misericórdia e amor, que esta disposto a interferir nas leis naturais da vida e, fazer que o impossível venha acontecer. Como por exemplo aconteceu com o povo de Israel a margem do mar vermelho.
(Êxodo 14. 15) humanamente não existia nenhuma possibilidade de escaparem, Deus sobrenaturalmente abre mar vermelho e o povo passa a pés enxutos.
(Daniel 6.16) Semelhantemente Deus agiu, fechando a boca dos famintos leões da cova do rei Dario, e quando Daniel foi jogado ali, não sofreu nenhum mal.
(Daniel 3. 20) Deus faz de uma fornalha de fogo ardente, aquecida sete vezes mais, em um lugar aprazível onde Sadraque, Mesaque e Abede-nego passeavam lá dentro, tendo por companhia a presença do anjo do Senhor.
(Isaias -43 -13) diz o Senhor;” Ninguém há que possa livrar alguém das minhas mãos, agindo eu, quem impedirá ?

Que grande diferença é do homem que teme ao Senhor e nele deposita a sua confiança. (2Crônicas 20- 3) diz que o rei Josafá, ao saber do cerco que os seus inimigos faziam contra ele e que não tinha como se defender, o (Ver. 3)diz que “JOSAFÁ TEVE MEDO”. O ter medo não é pecado, o pecado é deixar-se vencer por ele. (1 João 4 -18) diz; “No amor não existe medo, o medo produz tormento, logo aquele que teme não é aperfeiçoado no amor”. Em contrapartida, todos nós humanos que somos, temos o privilégio de ter nossos medos e, por causa deles, nós escapamos de muitos perigos, assaltos, seqüestros e coisas assim que existe por ai, porque pelo medo nós tomamos as devidas precauções. O medo é uma reação espontânea de defesa que protege a vida. Isso acontece com todo ser vivo, mas, existe o medo que demonstra falta de fé, de confiança na provisão divina. É aquela insegurança que provoca tormento, angustia, aflição da alma, perturbação da mente, (isso é pecado).

Deus não gosta de gente covarde, medrosa.( Juizes 6 .11) Nós vemos que o povo de Israel estava subjugado pelos Midianitas e, Deus resolve escolher um homem que liderasse a libertação do seu povo. Então, este versículo diz que o anjo do Senhor foi enviado a um homem chamado Gideão e, quando o anjo chegou, veja que saudação ele fez: “O Senhor é contigo homem valente!”.E quando Gideão já tinha escolhido seu exército, Deus disse a ele; Mande voltar para casa todos os que forem tímidos e medrosos.

Há irmãos!, para entrarmos no exército de Deus, temos que ser valentes, destemidos, porque a batalha mais difícil, a mais cruel, o inimigo mais persistente, incansável que temos que enfrentar, (“SOMOS NÒS MESMOS”) Gálatas 5- 17) diz; “Porque a carne milita contra o espírito, e o espírito contra a carne”, é uma luta incessante e nessa BATALHA só é vencedor aquele que tem destemor, certeza da vitória por uma fé alicerçada no General Cristo Jesus.

Disse Jesus: “Aquele que quiser vir após mim, negue-se a si mesmo tome cada dia a sua cruz e siga-me”. Josafá foi sim um homem valente. Mesmo a despeito de ter sentido medo, ele demonstrou valentia, porque no momento em que não se tinha mais o que fazer, ele recorreu ao senhor dos exércitos, o Deus poderoso nas batalhas aquém ele confiava e, por causa dessa esperança, dessa fé, não foi permitido que sua oração terminasse aqui. Mas, ele continuou orando e disse: “NÓS NÃO TEMOS O QUE FAZER, PORÉM OS NOSSOS OLHOS ESTÃO POSTOS EM TÌ”

Este é o grande segredo, o diferencial que o homem de Deus tem. Pois quando não existir mais nenhuma esperança, nenhuma solução e, que tudo parecer perdido, o homem de Deus pode contar com o sobrenatural do Senhor.
(Salmo 37 -5) diz: “Entrega o teu caminho ao Senhor, confia nele, e o mais ele fará”. Não é só dizer Senhor toma conta de mim, da minha vida quando tudo estiver correndo bem, o que Davi esta dizendo aqui, é que quando as tempestades e maremotos da vida atingir a nossa vulnerável embarcação, quando as ameaças de impolutas ondas de enfermidades, dores, angustias e até a morte chegar, Davi manda-nos confiar, isto é, aprender a descansar no Senhor. Ainda que abundantes sejam as lágrimas, o medo, e o temor tentem-nos desestabilizar, o Senhor Jesus nos diz; Que nós já somos mais do que vencedores por sua imensurável graça!..

1 comentários:

Oração e Intercessão disse...

UM BOM FINAL DE SEMANA NA PAZ DO SENHOR...
"TU, ANUNCIADOR DE BOAS NOVAS A SIÃO, SOBE TU A UM MONTE ALTO. TU, ANUNCIADOR DE BOAS NOVAS A JERUSALÉM, LEVANTA A TUA VOZ FORTEMENTE; LEVANTA-A E NÃO TEMAS, E DIZE ÀS CIDADES DE JUDÁ: EIS AQUI ESTÁ O VOSSO DEUS."

BENÇÃOS DO SENHOR P/ VC!! (ADRIANA E PB.WALSKY)
http://intercessaoeoracao.blogspot.com

Postar um comentário

Copyright © 2011 Eneas Cândido de Lara. Template customizado por Meri Pellens. Tecnologia do Blogger