quinta-feira, 4 de agosto de 2011

O TEMPORA, O MORES !


A expressão latina – O tempora, o mores! - significa: “Oh tempos! Oh costumes!. Ela foi usada por Cícero, famoso orador e político romano, para expressar espanto e indignação por uma época decadente e uma situação escandalosa. Em alto e bom latim, Cícero denunciava a corrupção, a deslealdade e a ameaça à sua nação.

Em nossos dias, a situação não é muito diferente. Vivemos tempos emergentes e costumes menos recomendados. Onde está o respeito pelos mais velhos? Onde está o amor pela família? Onde estão os bons costumes?

Rui Barbosa, presenciou tais mudanças de maneira clara, dizendo: “De tanto ver triunfar as nulidades, de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça, de tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto”.
É no cenário de injustiça e desrespeito que a igreja deve exercer influência . Jesus disse: Vós sois o sal da terra; e se o sal for insípido, com que há de salgar? (Mt.5. 13). A comunidade cristã não pode se moldar pelos padrões secularizados. É dever de cada cristão revelar seu inconformismo com relação a sociedade alienada e descomprometida com os valores do reino. O apostolo Paulo adverte: “E não vos conformeis com este século......” (Rom 12. 2).

A Escritura Sagrada não nos ensina a vivermos em casulos, enclausurados ou alheios ao mundo. Jesus não orou ao Pai pedindo que tirasse os Seus discípulos do mundo (Jo. 17. 15). A importante exortação bíblica é quanto aos hábitos e costumes que se distanciam da Palavra de Deus. Por isso Jesus advertiu, dizendo: “Acautelai-vos do fermento dos fariseus”(Lc.12. 1). Nada é mais nocivo que a educação cristã afetada pelo veneno do relativismo.
Nosso compromisso diante dos tempos e dos costumes é viver pelos princípios cristãos com amor e humildade; jamais segundo as nossas forças, pelo contrário, sempre na dependência dAquele que sustenta todas as coisas. A Ele seja a Gloria para sempre. Amém.

Texto de autoria do
Rev. Célio Gomes de Azevedo

2 comentários:

Irismar Oliveira disse...

OI Eneas isso deve ser a verdade entre os filhos de Deus o nosso compromisso é viver pelos princípios que Deus deixou em sua palavra. Tudo passa somente o nosso Deus e a sua palavra permanecer para sempre. Que voltemos aos princípios estabelecidos por Deus

Uma boa noite

Demétrius A . Silva disse...

A paz do Senhor irmão Eneas.
Parabéns pelo post. Infelizmente, temos presenciado muitos Cristão fazendo o contrário que Rm 12.2 pede, conformando-se com o presente século.
Deus o abençoe.
Abrçs
http//ciencia-religiao.blogspot.com/

Postar um comentário

Copyright © 2011 Eneas Cândido de Lara. Template customizado por Meri Pellens. Tecnologia do Blogger