terça-feira, 6 de setembro de 2011

O PROVIDENTE DEUS CRIADOR !



Texto Básico: (Salmo 139. 16)

Quando nós lemos este salmo profético, escrito por este grande servo de Deus que teve com Deus um relacionamento intenso, porque ele foi eleito, chamado, escolhido, separado para que da sua descendência nascesse o Messias prometido, Cristo Jesus. Através deste Salmo, nós descobrimos que o nosso envolvimento , a nossa historia com Deus é antiqüíssima, ainda que muitas pessoas tenham dificuldade em crer nessa verdade, ela é o resultado de um amor eterno do Pai, fruto de um milagre do Deus criador, que nos conheceu antes mesmo de nós existirmos como ser humano. Antes que tivéssemos este corpo, antes que tivéssemos vida, ele estava ali no momento da nossa concepção quando o milagre da gravidez ocorria em nossa mãe. Já ali Deus se fazia presente e começava a trabalhar na nossa vida, e começava providenciar toda a nossa historia e acima de tudo, escrever e determinar todos os nossos dias que nós vamos viver neste mundo.

Davi diz aqui; que Deus naquele momento predeterminou toda a nossa existência, isto quer dizer que ele escreveu no seu livro a nossa historia de vida, todas as nossas vitórias, e conquistas, e também devemos entender que até fracassos, lutas e quedas. (1Corintios 12. 6) Há diversidade nas realizações, mas o mesmo Deus é quem opera tudo em todos. Sabe de uma coisa? Nós temos um relacionamento, uma dependência tão grande de Deus, as nossas vidas estão nas mãos de Deus, e nós temos necessidade da sua misericórdia muito maior do que nós podemos imaginar. Sabe, começamos como um frágil embrião que só sobrevivemos até aqui, é porque a nossa historia de vida já estava decidida por Deus antes mesmo de nós existirmos.
A ciência nos diz que, existe em nosso corpo humano (Trilhões de células) mas Deus conhece cada uma delas, porque foi Ele quem as fez.-----Nosso intrínseco pensamento, é uma caixa hermeticamente fechada, é indevassável, impenetrável que só nós temos acesso. Mas, (Ver. 2) diz: “ Deus de longe penetra os nossos pensamentos, e conhece todos os nossos caminhos. Nós podemos fugir e se esconder dos homens, mascarar atitudes e comportamentos, mas jamais poderemos se esconder de Deus.

Não tem nada neste mundo que lhe seja oculto, e nem também que mude o que Ele escreveu no seu livro um dia. Não tem doença, enfermidade, vírus, bactéria, colapso cardíaco, etc etc

e também, nenhuma outra circunstancia que possa diminuir um dia de vida, e nem sequer tirar um minuto do tempo que Deus escreveu no seu livro no momento em que ele determinou pra mim, e pra você, o tempo da nossa peregrinação aqui neste mundo.-----Com exceção de um poder excepcionalmente oferecido pra mim, e pra você, que é: A obediência aos seus mandamentos. Veja o sexto mandamento. “Honra teu e a tua mãe, para que se prolongue os teus dias na terra”. A expressão prolongar é ir além do estabelecido, é a recompensa graciosa do seu amor para com um Filho seu que lhe é obediente. O (Ver.16) diz: “No teu livro foram escrito todos os meus dias, cada um deles escrito e determinado, quando nenhum deles havia ainda”.
Preste atenção aqui para expressão que usa Davi; (Escrito e Determinado). Ou seja; Exatamente como haveriam de ser esses dias. Muitas vezes nós ficamos a perguntar a Deus porque nós fraquejamos em certas situações? porque cometemos pecados?, porque passamos momentos de dificuldades, provações, dores, lutas ? porque temos momentos em que nossa fé fica fragilizada, fraca, principalmente diante de uma luta difícil, que ameaça a nossa vida e a nossa estabilidade.-----“Porque Deus é quem opera em nós tanto o querer, como o realizar”.(Filipenses 2. 13). Deus é o soberano Senhor das nossas vidas, ele é quem dirige as circunstancias ainda que nós não possamos entender o porque dos acontecimentos. Davi ao escrever o Salmo 37. 5 diz: “Entrega o teu caminho ao Senhor, confia nele, e o mais ele o fará”. (Hebreus 10. 38) diz: “O meu justo viverá por fé”.


Esta verdade nos estimula a enfrentar as adversidades da vida com mais força quando nós de fato passamos a exercitar essa fé que Deus colocou em nossos corações, para que nós possamos vencer essas lutas que a vida nos envolve.
O experiente homem de Deus Davi, depois de ter passado por tantas lutas, experiências amargas em sua vida ele pode escrever com grande alegria o (Salmo 103. 1-2)dizendo: “Bendize ó minha alma ao Senhor, e tudo o que há em mim bendiga ao teu santo nome, Bendize ó minha alma ao Senhor, e não te esqueça de nenhum dos teus benefícios”. Os dias determinados por Deus para a nossa existência, sejam curtos ou cumpridos, vividos em vitórias ou derrotas, em alegrias ou tristezas que nós saibamos viver com resignação, com submissão e acima de tudo com gratidão pela porção que Deus reservou para cada um de nós nesta vida . (Salmo 37. 4) diz: “Agrada-te do Senhor” ou seja; fique feliz tenha um coração sempre agradecido e saiba dizer isso a Deus; obrigado Senhor por tudo o que me tens dado, e ele termina dizendo; “Ele satisfará os desejos do teu coração”.

Que Deus na sua infinita misericórdia nos abençoe e nos de forças para estar vencendo as hostilidades deste mundo perverso, e sempre com fé poder estar sobrepujando obstáculos, barreiras, dificuldades que a vida nos impuser, sempre tendo como precioso alento, como inquestionável segurança, a esperança da vitória que Cristo Jesus já conquistou para nós na cruz do calvário, aguardando aquele dia em que nós haveremos de receber o nosso galardão, a nossa recompensa a coroa da justiça que o justo juiz nos dará naquele dia.

Amém.

4 comentários:

SUSY HART- disse...

amém meu amigo!!!! Deus continue te abençoando, viu!!! bjs

Eneas Lara disse...

Oi querida amiga! obrigado por sua preciosa visita, é sempre uma grande alegria te receber aqui no meu "cantinho". Volte sempre que puder, esta casa também é sua. Que Deus te abençoe grandemente em nome de Jesus!

DRI GORITO disse...

Saúde e Paz Eneas, tb sou Prebiteriana, mas essa sua postagem foi de muito bom senso pq realmente se somos o que somos, se temos o que temos, se passamos pelos desertos da vida é tudo plano perfeito de Deus e Ele sempre está conosco, como esteve com José, Elias na caverna enfim, tudo já está escrito no livro da vida e peço a Deus que levante mais e mais pessoas como eu, vc que venha por esse novo meio de comunicação tão acessado nos dias de hoje, levar Sua Palavra a todos que puderem ouvir enquanto isso ainda nos é possível, fique na Paz.

Eneas Lara disse...

Olá querida irmã Dri Gorito! que alegria recebê-la aqui neste meu "cantinho". Obrigado pela presença, e comentário. Volte sempre que puder, porque juntos podemos cumprir o imperativo do Mestre, "IDE e pregai a todo o mundo o Evangelho". E é isso que este espaço tem como unico objetivo, cumprir o mandamento do Senhor. Que Deus te abençoe grandemente a tua vida!

Postar um comentário

Copyright © 2011 Eneas Cândido de Lara. Template customizado por Meri Pellens. Tecnologia do Blogger