sexta-feira, 7 de outubro de 2011

A PREFIGURADA IMAGEM DA SERPENTE !


Texto Básico: (João 3. 14/15)

Quando em retrospectiva olhamos a história de Israel, e a forma com que Deus conduziu seu povo, ao tirá-los do Egito fazendo-os dar volta por 40 anos num deserto abrasador, isso nos suscita uma pergunta. Porque tanto tempo? O povo estava escravizado por + de( 400 anos no Egito) eles viviam como escravos, pensavam como escravos, agiam como escravos, agora eles tinham que aprender que não tinham mais um rei que os supria de provisões, mas que eles agora dependeriam tão somente de Deus.
Agora Deus seria o seu provedor, a sua sorte, sua defesa, e sua vitória. E para isso naquele lugar hinóspito, seco, sem água, sem recursos, sem meio de subsistência o povo tinha que aprender ter dependência exclusiva de Deus.
O povo em determinado momento estava sem ânimo, cansado, chegando mesmo a sentir saudades do Egito, quando lá, eles tinham um “Menu” variado; carne, vegetais, eram pepinos, cebolas etc. E ali no deserto era somente o “Maná”.

Essa alimentação era que Deus fazia cair do céu toda manhã, e tinha um sabor de pão de mel.------Era maná de manhã, era maná ao meio dia, era maná a tarde, a noite e no dia seguinte mais maná, maná, maná, por (40 anos).


Então, o povo se revoltou contra Deus, e Deus os castigou com a aparição de uma serpente venenosa, e muitos foram mortos ao ser picado por ela.(Ver. 6) Eles pedem a Moisés que orasse a Deus pedindo que a serpente fosse afastada deles. Após Moisés orar, Deus apresenta uma solução para o problema. É bom que se diga, que a despeito da rebelião Deus amava o seu povo, e tinha seu coração terno de misericórdia por eles. Nem tudo estava perdido a despeito do pecado, Deus os amava, assim continua também a nos amar hoje a cada um de nós. Então, Deus mandou que se fizesse uma serpente de bronze e a levantasse num poste bem alto, e todo aquele que fosse picado pela serpente, e levantando seu rosto olhasse para ela, seria curado.


Deus queria ver nesta atitude, um gesto de fé, de esperança e acima de tudo de obediência e submissão. Quando Eva foi seduzida, ludibriada, ferida mortalmente pela serpente(satanás) Deus por seu eterno amor, veio em socorro da sua criatura, e o que o diabo não esperava aconteceu. (Gênesis 3. 15) Exatamente naquele momento o alto preço do resgate era afiançado, para restaurar, refazer, recriar, dignificar o chagado, manchado, maculado ser humano pelo odioso pecado cometido.
Quando o pecador arrependido hoje olha para a suspensa Cruz do Calvário, aliviado enxerga a cura do mortífero veneno do pecado, e então, pode descansar confiante na segurança da sua graciosa providência. (João 3. 14/15) “ E do modo por que Moisés levantou a serpente no deserto, assim importa que o Filho do homem seja levantado, para que todo o que nele crê tenha a vida eterna”.


Que Deus grandemente te abençoe meu irmão e amigo leitor desta mensagem
!

0 comentários:

Postar um comentário

Copyright © 2011 Eneas Cândido de Lara. Template customizado por Meri Pellens. Tecnologia do Blogger