quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

UM POÇO CHAMADO BEER-LAAI-ROI !



Texto Básico: (Gênesis 16. 14)

A Palavra de Deus nos relata uma emocionante história da vida de um grande servo de Deus, chamado Abrão. Ele era casado com Sarai, e tinha recebido de Deus uma grande promessa de ser Pai de uma grande nação. Contudo, a sua mulher Sarai era estéril. O tempo passava e a promessa não se cumpria. Então, Abrão reclama com Deus dizendo: “Senhor Deus, que me haverás de dar, se continuo sem filhos?(Gênesis 15. 2). Deus então, conduz Abrão até fora da casa e lhe disse: “Olha para os céus e conta as estrelas, se é que o podes. E lhe disse: “Será assim a tua posteridade”.

Contudo, os anos se passaram, e com eles as possibilidades físicas e humanas também. Abrão agora com (100 anos de idade) e sua esposa Sarai com (90 anos) a esperança da divina promessa humanamente tinha-se desvanecido. Então, um pensamento terrível ocorreu no coração de Sarai. Ela disse a Abrão: “Já que Deus tem me impedido de dar a luz filhos,(Gênesis 16. 2)eu vou resolver este problema”. Toma a sua serva egípcia por mulher, e assim a promessa vai ser cumprida. Mas quando Hagar fica grávida, Sarai enciumada, passou a desprezar, e maltratar ela, tanto que teve que fugir para o deserto. Quando Hagar vagando pelo deserto se aproxima de uma fonte de água, eis que lá estava um anjo do Senhor que lhe questionou sobre o porque de ela se encontrar naquele lugar. Ela respondeu: “estou fugindo da minha senhora”. Disse-lhe o anjo: “volte à sua senhora e humilha-te sob suas mãos”, e acrescentou o anjo do Senhor: “Multiplicarei sobremodo a tua descendência, de maneira que, por numerosa, não será contada”

Após ter recebido essas palavras, Hagar chama aquele poço de (Beer-Laai- Roi), o que significa “poço Daquele que vive e me vê”. Há!.......existe em nossas vidas momentos em que sentimos sozinhos e, temos a impressão de estarmos completamente abandonados, e até chegamos a duvidar de que Deus esteja vendo o nosso sofrer, e permitindo a nossa dor. Isso pode ocorrer, quando nós tiramos os olhos de Deus e começamos a olhar para nós mesmos, e então começamos a ter pena de nós e pensar; (eu não merecia isso). Jamais devemos esquecer que os olhos de Deus percorrem toda a terra, e está atento para todas as nossas necessidades.

Meu irmão, amigo, leitor desta mensagem, deixa eu te dizer uma coisa: aquele que investiu em você nada menos do que a vida do Seu unigênito Filho, que pagou o mais alto de todos os preços com a doação da Sua vida, derramando o Seu sangue inocente naquela maldita Cruz do calvário para te salvar, você acha mesmo que depois desta prova imensurável, inquestionável de amor maior, Ele vai- te abandonar?
Fique seguro de que Ele estará com você, seja quais forem as circunstâncias desfavoráveis em que estiver, Ele sempre estará presente. E se puder crer nisso, ainda que a dor e o gemido arranque dos seus olhos quentes e abundantes lágrimas, saiba que os Seus braços eternos estarão abertos para te acolher, e oferecer do Seu bálsamo curador o consolo e conforto para a tua vida.

Não devemos nunca esquecer estas palavras de Hagar:Beer-Laai-Roi”, que significa: “AQUELE QUE VIVE E ME VÊ.”
Que o Deus que nos vê e que sempre está conosco, te abençoe em nome de Jesus!

3 comentários:

Marcos Cunha disse...

Hoje, ao acordar, DEUS trouxe esta palavra à minha mente 'BEER- LAAI- ROI'; já havia estudado a Bíblia por diversas vezes, e atualmente estou lendo-a novamente, só que em espanhol e inglês (versão trilíngue). É muito bom, ver e compreender, mesmo em outro idioma, o cuidado de DEUS conosco, nos mínimos detalhes! É maravilhoso! DEUS é fiel, e Sua misericórdia dura eternamente, de geração em geração, para com aqueles que O amam, e são fiéis à Sua Palavra! Aleluia!

Jose Lazaro Teodoro disse...

Prazer irmão Enéias, amo meus irmãos presbiterianos e vim até sua página para achar a localização geografica do poço. abraços.

ARMANDO NOBRE disse...

A Palavra é nosso alimento que fortalece o Espírito, caso contrário, sem o esse alimento a carne milita contra ele.A fé vem pelo ouvir está palavra, que pela Graça (Jesus) somos salvos.

Postar um comentário

Copyright © 2011 Eneas Cândido de Lara. Template customizado por Meri Pellens. Tecnologia do Blogger