domingo, 15 de janeiro de 2012

ARREPENDIMENTO: PRIMEIRO PASSO PARA SALVAÇÃO!



Disse Jesus: “Eu repreendo e disciplino a quantos amo. Sê, pois, zeloso e arrepende-te!

Arrepender-se significa dar meia volta. É uma combinação de voltar-se do pecado e virar-se para Deus (ITessalonicenses. 1. 9) Antes do arrependimento, você está de costas para Deus e caminhando por uma vida de pecados. Contudo, ao arrepender-se que é a meia volta, você passa a ficar de costas para o pecado, e caminhando em direção de Deus. Três condições são fundamentais para que o arrependimento seja genuíno e provoque mudanças realmente de vida.


1) O elemento intelectual
2) O elemento emocional
3) O elemento volitivo.



O elemento intelectual
, consiste numa mudança de conceito, num relacionamento em que o pecado envolve culpa pessoal; é o que Paulo chama de “conhecimento do pecado” (Romanos 3. 20)Porém, só este elemento não faz o arrependimento. Se o que você chama de arrependimento foi só algo ocorrido na mente, então você tem temor do castigo, ao invés de ódio do pecado.
O elemento emocional; envolve uma mudança de sentimento, uma tristeza pelo pecado contra Deus, que é santo e justo. Quando acompanhado pelo elemento subseqüente, é tristeza segundo Deus, mas se não for acompanhado por ele, será tristeza do mundo (2Corintios 7. 9- 10), que se manifesta em remorso e desespero. (Mateus 27. 3; Lucas 18.23)


O elemento volitivo; contém uma mudança de propósito, acompanhado de ódio ao pecado; este elemento é que realiza a mudança de 180 graus no nosso caminhar. A junção dos três elementos é que faz um arrependimento ser verdadeiro.----Um grande exemplo de arrependimento é do personagem rebelde do filho pródigo. Quando ele caiu em si (Lucas 15. 17), reconheceu que estava errado, sentiu grande tristeza pelo seu ato, e mudou a sua atitude de dá-me (Lucas 15. 12) para faze-me (Lucas 15. 19). É assim que o arrependimento produz mudanças, transformações, nascimento de novo na vida do pecador.

Esse arrependimento deve ser constante, e não somente no ato da nossa conversão, porque nossos erros e desvios são freqüentes. Devemos nos arrepender do inicio ao fim de nossas vidas, pois sempre existem áreas que precisam de mudanças. Assim como há o lema “Igreja Reformada sempre reformando”. Assim também, para que haja mudanças, reformas constantes é preciso haver também continuo arrependimento. Há contudo, o perigo desta busca tornar-se mecânica. O arrependimento tem que brotar do fundo do coração, assim como veio o pecado. Entretanto, nosso coração endurecido nem sempre produz arrependimento genuíno. Temos a tristeza de constatar, em muitas situações, que do nosso coração não sai qualquer atitude que nos faça abandonar o pecado; sabemos que erramos, as vezes até sofremos, choramos, mas não mudamos nosso proceder. Não devemos parar no desespero, ou no remorso, mas devemos odiar nossos erros que tanto desagradam a Deus; quer seja; por pensamentos, atitudes, omissão, além da doutrina, do culto prestado, ou na vida secular. Só então conseguiremos a mudança, a reforma na vida individual, e conseqüentemente na igreja.

O que nos conforta é saber que o arrependimento é dom de Deus (Atos 11. 18; e Romanos 2. 4) Devemos estar pedindo a Deus que tenha misericórdia da sua igreja principalmente nestes últimos tempos dando-nos forças, intrepidez para combater as heresias doutrinárias que se proliferam em muitos ministérios chamados cristãos, que abusam da ignorância do povo, para lhes impingirem dogmas, rituais, doutrinas voltadas para a gloria da carne, descartando a gloria de Deus que é soberano sobre todas as coisas.

Continuação desta mensagem na postagem do dia (18. 01. 12) Quarta feira próxima.

Que Deus abençoe a tua vida meu amigo e irmão, em nome de Jesus. Amém!

2 comentários:

Antonio Batalha disse...

Não é o que nós escrevemos mas o que vivemos que vai ter impacto com o semelhante, se realmente deseja atingir o coração do ser humano, escreva o que vive, a realidade, seja honesto diante de si mesmo.Você tem todas as caracteristicas de Jesus Cristo, então haja como Jesus iria agir, ame da mesma forma, porque a graça gloriosa de Jesus está em si.Este é o meu comentário para si. Eu te amo em Cristo, e meu desejo é que sejas uma ferramenta nas mãos do Savador. Um obrigado, e um abraço.

Eneas Lara disse...

Meu irmão Antonio Batalha! Obrigado pela sua visita e por suas sabias palavras. É verdade inquestionável que para afugentar as trevas primeiro tem que ser luz. A maior pregação as vezes é feita sem palavras, somente com testemunho de sermos nova criatura.É esse meu objetivo aqui, pregando uma mensagem que muitas vezes não agrada, por vez áspera, mas é a verdade que Cristo pregou e Ele é o mestre e eu sou discípulo portanto tenho que transmitir o que aprendi com Ele. Grande abraço, Deus te abençoe grandemente!!!!!!

Postar um comentário

Copyright © 2011 Eneas Cândido de Lara. Template customizado por Meri Pellens. Tecnologia do Blogger