terça-feira, 17 de janeiro de 2012

CONTINUAÇÃO DA MENSAGEM!




“O ARREPENDIMENTO: PRIMEIRO PASSO PARA SALVAÇÃO!

Quando olhamos para as ultimas recomendações do Senhor Jesus feitas ao seu discípulo João na ilha de Pátmos, através das cartas enviadas as sete igrejas da Ásia menor, notamos a exortação do Senhor para a convergência de uma só necessidade: “Arrependimento”. A despeito de duas das sete igrejas não terem sido exortadas ao arrependimento, contudo; Cristo pediu perseverança para que não caíssem.(Apocalipse. 2.10 ; 3. 11). A admoestação do Senhor era num sentido de que eles voltassem a pratica das primeiras obras, um retorno daquilo que tinham aprendido anteriormente, e assim abandonando as práticas pagãs.
Por certo essa mesma mensagem de arrependimento é colocada à todas as igrejas atuais hoje que precisam passarem por alguma reformulação.
Embora o chamado ao arrependimento fosse o mesmo, as falhas daquelas igrejas eram diferentes, e exigiam mudanças em áreas distintas. Verificamos por exemplo a igreja de:

Éfeso, ela era forte na sua doutrina mas precisava de consagração na vida: “Volta à pratica das primeiras obras”(Apoc. 2. 4-5).
Pérgamo
precisava de reforma na doutrina (deixaram-se influenciar pela doutrina de Balaão e a doutrina dos Nicolaitas) e a reforma no culto. Havia influencia pagã no meio da igreja com respeito ao comer comida sacrificada a ídolos, além de prostituição cultual.
Tiatira precisava de reforma na doutrina e também no culto(Apoc. 2. 20).
Sardes
precisava de reforma na vida; “Não tenho achado íntegras as tuas obras”Apoc.3. 2).
Laodicéia, a única igreja que não recebe nenhum elogio de Cristo Jesus, precisava de uma reforma completa interior, porque seu mal era o pior de todos orgulho.(Apoc. 3. 17)

Observamos que o Senhor Jesus para todas, Ele fez a mesma advertência: precisa de arrependimento. As quatro primeiras tinham qualidades que o Senhor Jesus ressaltou, mas a todas Ele disse: “Conheço......” Era necessário passarem por uma reforma. As exortações ao arrependimento são sempre acompanhadas de algum castigo caso as igrejas não se arrependam (Apoc. 2. 5.16. 22. 23; 3. 3), caso se arrependam, e reformulem o que precisava ser mudado, ai... seriam chamadas de “Vencedoras” e receberiam bênçãos em grande medida.
Se cada um de nós hoje cristãos verdadeiros, recebêssemos uma carta do Senhor Jesus, provavelmente conteria algum elogio, criticas, chamada ao arrependimento, ameaça de castigo, e recompensa ao vencedor. As áreas de atuação seriam diferentes, mas a estrutura provavelmente seria a mesma. Portanto, toda igreja e todo cristão, individualmente, deveria tomar as seguintes atitudes com respeito ao arrependimento que produz reforma:
1- Reconhecer o pecado.----“Lembra-te, pois, de onde caíste”( 2. 5)Lembra-te, pois do que tens recebido e ouvido” (3. 3), peça ao Senhor sensibilidade para detectar as suas falhas.
2- Requisitar o perdão. -----esse pedido é feito com base nos méritos de Cristo Jesus; devemos buscar as suas virtudes (3. 18)
3- Renovar a pureza. -----“Cria em mim, ó Deus um coração puro e renova dentro de mim um espírito inabalável” (Slmo 51. 10); essa é a atitude que o Cristão toma. Quando abre a porta para cear com Cristo (Apoc. 3. 20)
Todos nós como igrejas, como corpo de Cristo precisamos de reforma. Portanto peçamos arrependimento a Deus. Peçamos a Deus principalmente que visite à igreja Evangélica Brasileira dando a ela consciência de seus erros, tristezas por eles, e desejo de mudar os seus procedimentos. A obra de reforma é tanto divina quanto humana, pois a Bíblia diz: “Desenvolvei a vossa salvação com temor e tremor" (Paulo está dizendo que precisamos melhorar, buscar santificação sem a qual não veremos a Deus), porque Deus é quem efetua em nós tanto o querer como o realizar, segundo a sua boa vontade.(Filipenses 2. 12/13).

Nota: Na vida cristã, para crescer é preciso diminuir se humilhar (João 3. 30; Tiago 4. 40; Lucas 18. 9. 14) E isso só é possível quando nós passamos pelo imprescindível “ARREPENDIMENTO” reconhecendo a nossa pequenez diante da santidade benfazeja, e graciosa de nosso Tão grande Deus.

Que as misericórdias de Deus o Pai, estejam com todos em nome de Jesus! Amém

0 comentários:

Postar um comentário

Copyright © 2011 Eneas Cândido de Lara. Template customizado por Meri Pellens. Tecnologia do Blogger