terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

CONVERSÃO; O milagre que somente Deus pode fazer!!!



Texto Básico: (João 6. 44)



Porque a conversão é um milagre? É um milagre porque é um ato divino, uma intervenção direta de Deus na vida do Ser humano. Não porque o homem quis, mais sim, porque Deus quis. Essa decisão não é do homem, mais sim de Deus, por ser um atributo exclusivo da sua graça. Veja o que disse o Senhor Jesus: (João 6. 44) “Ninguém pode vir à mim se o Pai, que me enviou não trouxer”! Ou seja; o homem por si só vivendo na carne não tem poder de reação espiritual, porque está morto (Efésios. 2. 1). Portanto, como um morto não tem reação física, muito mais um morto espiritual jamais poderá fazer escolhas e tomar decisões, se não for ressuscitado primeiro pela intervenção graciosa de Deus, e depois trazido pelo Pai até Jesus (Efesios. 2. 5). E o versículo (8) diz: “Porque pela graça sois salvos, mediante a fé; e isto não vem de vós; é dom de Deus; não de obras, para que ninguém se glorie”. As palavras de Paulo são claras e de fácil entendimento. Ele disse: “Pela graça sois salvos”. Isto é; graça é favor imerecido que recebemos um dia sem ser merecedor, foi doação, dádiva exclusivamente da misericórdia de Deus.

Muito cuidado meu irmão quando irrefletidamente; disser: O dia que eu aceitei Jesus, eu fiz isso, e aquilo. Não incorra nesse pecado, porque estará reivindicando um mérito que não é teu, mais somente da soberania de Deus. A conversão é um grande mistério que nós conhecemos o efeito, mais não a razão. Porque nós crentes em Cristo fomos escolhidos para salvação? E porque milhões morrem sem alcançá-la? Veja a palavra de quem é a autoridade suprema; o Salvador Jesus: (Mateus 22. 14)Muitos serão chamados, mas poucos os escolhidos”.Ele disse que tem uma escolha, e essa escolha não é feita por nós, e sim por Deus. Como saber se eu estou entre os escolhidos de Deus?
(Rom. 8. 16) O próprio Espírito testifica com nosso Espírito que somos Filhos de Deus”. Então, tendo essa certeza glorifique a Deus por sua misericórdia, porque foi Ele que te escolheu dentre aos milhares para ser filho, em Cristo Jesus. Deus tem ojeriza, aversão contra o mais velho de todos os pecados que é o (Orgulho) ele nasceu no coração de Eva e por conseguinte desgraçadamente trouxe condenação e morte à toda a humanidade.

Quando o homem insensatamente diz que não foi Deus que lhe escolheu, mas foi ele quem o fez por seu livre arbítrio, está cometendo um dos maiores equivocos, porque primeiro, está chamando Jesus de mentiroso. Jesus disse: (João 15. 16) “Não fostes vós que me escolhestes à mim; pelo contrario, eu vos escolhi a vós outros”. Como posso ignorar essa palavra de Jesus? Há uma explicação para isso: (João 6. 44) Disse Jesus: “ Ninguém pode vir a mim se o Pai, que me enviou, não o trouxer”. Preste atenção!........ Jesus esta dizendo; que ninguém tem poder para vir a Ele, por decisão pessoal, se não for achado, trazido, buscado por Deus. E isso só Deus pode fazer. Tem muitos que dizem que aceitaram a Jesus por Livre arbítrio, não foram chamados por Deus, vieram por conta própria. Conseqüentemente se qualificam à intrusos, e não a convidados!

Deus certa feita endureceu o coração do seu povo, e cegou-lhes os olhos para não verem com os olhos, e nem entenderem com o coração (João 12. 40) E muitos hoje ainda vê com os olhos mas, não enxergam, ouvem com os ouvidos mas, não entendem. E por ser assim, continuam arrogantes, e orgulhosos se manifestando rebeldes contra a palavra de Deus que é tão clara proferida por Jesus Cristo.

Que a misericórdia do Pai seja graciosamente alcançada por todos aqueles que ainda não entenderam que a salvação é graça, é favor imerecido que foi ofertado desde a eternidade, ou seja, antes do mundo ter sido criado, (1 Pedro 1. 20) e que essa decisão de Deus não teve nenhuma influencia humana, mesmo porque Deus jamais ficaria dependente, refém de um Ser corrompido, infiel, desobediente como o homem pecador que todos nós somos.

Precisamos descer a casa do oleiro e, constatar que nós somos somente “Barro” na mão do oleiro (Rom. 9. 21)Ou não tem o oleiro direito sobre a massa, para do mesmo barro fazer um vaso para honra e outro, para desonra?.------Está difícil de entender? Volte para o (versículo 20)Quem és tu, ò homem, para discutires com Deus?.......... Porventura, pode o objeto perguntar a quem o fez: Por que me fizeste assim?

(Romanos 9. 22) “Que diremos, pois, se Deus, querendo mostrar a sua ira e dar a conhecer o seu poder, suportou com muita longanimidade os vasos de ira, PREPARADOS PARA A PERDIÇÃO! Que cousa assustadora é essa afirmação ! saber que existe pessoas que não tem chance nenhum de se salvar, nasceram destinados a perdição.-----Em contrapartida, a misericórdia do Senhor inunda a nossa alma de alegria, e da vontade de sair pulando e gritando Aleluia!!!!, e ao mesmo tempo com temor e tremor humildemente prostrar diante daquele que é eterno e que nos amou primeiro antes da fundação do mundo. (Efésios 1. 4)”Assim como nos escolheu, nele, antes da fundação do mundo, para sermos santos e irrepreensíveis perante ele; e em amor nos PREDESTINOU para ele, para adoção de filhos, por meio de Jesus Cristo, segundo o beneplácito de sua vontade”.

Pense nessa palavra e reflita se és um eleito, escolhido de Deus para a salvação!!!

Essa é uma revelação tremenda, sem deixar de ser maravilhosamente gloriosa!

1 comentários:

Prs Eduardo e Lúcia Pandolfo disse...

A salvação é de graça, é algo que não merecemos, mas, porque Deus nos amou tanto e ama é que podemos morar na Sua casa.
Parabéns pela mensagem. Que Deus te abençoe!

Postar um comentário

Copyright © 2011 Eneas Cândido de Lara. Template customizado por Meri Pellens. Tecnologia do Blogger