segunda-feira, 14 de maio de 2012

CASTELO FORTE É NOSSO DEUS!!!

Texto Básico:
“Deus é nosso refugio e fortaleza, socorro bem presente nas tribulações”(Salmo 46.1) Este Salmo foi escrito em um tempo que para a maior proteção da vida de alguém era se refugiar numa cidade murada, ou no esconderijo de alguma caverna incrustada de uma grande montanha, mas para os reis e príncipes eles preferiam a segurança dos fortes castelos de muros impenetráveis construídos na rocha de altos montes.

 Para simbolizar a proteção proporcionada por Deus, o salmista recorre aqui neste Salmo ao que ele conhecia de mais seguro. Embora jamais um símbolo possa representar em toda a plenitude o que ele simboliza, todavia serve para nos dar alguma compreensão. Na época em que Martinho Lutero compôs a letra e musica do hino “Castelo Forte”, inspirado nas palavras do (Salmo 46) assim, como na época do salmista um castelo ou fortaleza, eram o máximo de proteção e refugio existente para o homem. Ele mesmo viveu em total reclusão no castelo de Wartburg, de abril de 1521 a março 1522, quando Frederico, o “sábio”, e seus conselheiros decidiram protegê-lo, evitando que caísse nas mãos de inimigos da cruz de Cristo, instigados pela fúria pertinaz de um ânimo cruel com que satanás o perseguia.
Não consegui encontrar a data exata em que este hino “Castelo Forte” foi escrito. Teria sido cantado por Lutero e seus companheiros na Dieta de Worms, em 1521, ou na Dieta de Augsburg, ou talves na Dieta de Speyer, em 1529...? . O mais antigo hinário existente em que aparece, é o de Andrew Rauscher de 1531.
 O hino Castelo Forte, hoje faz parte de todos os hinários sacros das igrejas Protestantes, e até ironicamente figura na segunda edição do “Livro Católico de louvores”, o qual foi publicado pela conferência Canadense dos Bispos Católicos e é sugerido para ser cantado nas missas. Através dos tempos tem sido considerado como o “Cântico de Batalha da Reforma”, injeção de ânimo e coragem na dependência de um Deus que tem em suas mãos a própria história, e por mais estranha que seja seu desenrolar, Ele tem em suas mãos as rédeas dos acontecimentos
. O que Deus é para você.......? Você que já leu, e já viu fotos  de castelos e fortalezas destruídas por toda a Europa, incluindo muitas na própria Alemanha, após o término da segunda Guerra Mundial; você se lembra do dia 11 de setembro e das impressionantes imagens das torres gêmeas, do Pentágono nos EUA? ali estava estampada a vulnerabilidade da proteção humana, onde mais você vai encontrar refugio?A força do homem nada faz, sozinho está perdido”. A confiança de Lutero não estava nas fortes paredes de um castelo, mas no “Deus que socorro traz em seu Filho escolhido” . Deus é o mesmo ontem, hoje e sempre, por isso “Se nos quisessem devorar demônios não contados, não nos iriam derrotar nem ver-nos assustados”. Deus continuará sendo para aquele que nEle confia, descansa e espera o único refúgio seguro, pois Se tudo se acabar e a morte enfim chegar, com Ele reinaremos” !!!!!!!!!!!!.

Veja o vídeo abaixo este grande hino escrito por Lutero, conquista inesquecível de bravos homens levantados por Deus para que a verdade Bíblica seja a razão da nossa maior esperança firmadas nas promessas de Cristo Jesus: “E as portas do inferno não prevalecerão contra ela”( Mateus 16. 18).
 Que Deus te abençoe em nome de Jesus, Amém!!!

0 comentários:

Postar um comentário

Copyright © 2011 Eneas Cândido de Lara. Template customizado por Meri Pellens. Tecnologia do Blogger