segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

COMO ESTÁ TEU BARCO? NAVEGANDO EM CALMARIA, OU EM TEMPESTADE?



                       
Texto básico:(Marcos 4. 35-41)
Depois de Jesus ter estado em Cafarnaúm e feito vários milagres,  Jesus entrou num barco junto com os seus discípulos e, quando estavam à uma certa distancia eis que uma grande tempestade abateu sobre eles, de modo que estavam correndo eminente perigo de naufragarem. Pois, as águas estavam invadindo aquela embarcação, a qual era sacudida de um lado para outro. Pedro e João que eram acostumados com a vida de pescadores do mar da Galiléia, muitas vezes tinham enfrentado as tempestades, mas, esta era diferente, a qual estava levando aquele barco para o naufrágio).  Eles desesperadamente lutavam para equilibrar o barco, tirar as águas que estavam entrando em grande volume, e chegaram a conclusão; Não tem mais jeito, o barco vai afundar!. Em contrapartida, Jesus cansado quando ele entrou naquele barco, ele procurou logo um lugar onde pudesse repousar e, encontrou um travesseiro deitou-se sobre ele, e dormia profundamente.
----Eu posso até imaginar, que algum dos discípulos tenha dito: Vão lá e acordem Jesus, porque senão todos nós juntamente com ele vamos( passar desta para melhor) sem que ele fique sabendo o que aconteceu. Então, foram e tocaram em Jesus dizendo:

NÃO TE IMPORTAS QUE PEREÇAMOS?. Foi  sem duvida, uma dura critica feita ao comportamento de Jesus, que diante de uma situação desesperadora, que não tinha mais solução, o barco estava afundando, e aos olhos dos experientes discípulos de Jesus era um fato irreversível.----Há meus irmãos, quantas vezes nós deparamos com situações que aos nossos olhos, ao ver da ciência médica, da sabedoria dos homens, do poder do dinheiro, da nossa condição social, nada disso pode nos ajudar, e nós então recorremos ao senhor em oração e pedimos: Senhor, eu preciso da tua intervenção Urgentemente!.... não há mais tempo, é para agora, estou perecendo.(Mais a despeito da fé das nossas fervorosas orações, o tempo começa a passar e a resposta não vem, e o perigo aumenta cada vez mais, então as vezes começamos a pensar que ele não está se importando com o nosso grave problema).
 Aqueles discípulos chegam a Jesus e dizem: Jesus! Tu não te importas conosco”? Estamos naufragando!. Eles estavam querendo dizer é:.Ajude JESUS, a fazer alguma coisa!... Até aqui, parece não saberem quem de fato era Jesus.O filho do Deus eterno o criador do céu e da terra.O apostolo Paulo escrevendo aos Colossenses 1-16 diz; “Pois nele foram criadas todas as cousas, nos céus e sobre a terra, as visíveis e as invisíveis, sejam tronos, sejam soberanias, quer principados, quer potestades, tudo foi criado por meio DELE e PARA ELE.  Por isso; Ele é o senhor dos ventos, senhor dos mares, senhor das tempestades, ( só aquele vento soprou, aquelas ondas se levantaram porque estavam a serviço de um propósito maior, para mostrar a seus discípulos o seu poder,a sua gloria e para que a fé fosse robustecida nos seus corações).
             
Ao ser despertado, Jesus sentindo sacolejar do barco,vendo a fúria dos ventos, a impetuosidade das ondas, disse: “Acalma-te, emudece, silencia, então o vento se aquietou e houve grande bonança”. Então Jesus olhando para seus discípulos, disse: “Por que sois tímidos?  A timidez atribuída por Jesus,era num sentido de falta de confiança, falta de credibilidade, de fé, acima de tudo de conhecimento do poder que ele tinha sobre as forças da natureza, que naquele momento as atormentavam.
Apesar dos discípulos terem visto grandes milagres acontecerem recentemente, de terem sido chamados por Jesus para segui-lo, de crerem na sua pregação,de deixarem tudo para segui-lo, eles estavam acostumados com o homem Jesus, que comia e bebia com eles que repartia com eles as coisas do cotidiano, que sentia fome, sentia sede, cansaço físico.
Eles ainda desconheciam que ali estava o verdadeiro Senhor dos Senhores, o Deus dos exércitos, o criador dos céus e da terra na pessoa de Cristo Jesus, o seu Mestre.
           
Entretanto, só o que eles podiam ver, era que aquela tempestade era real, que aquele impetuoso vento era real, que aquelas impolutas ondas era real, que a eminência do naufrágio também era real, e que eles não podiam fazer mais nada, também era um fato real. E que Jesus o seu Mestre que tantos milagres eles viram ele fazer, agora indiferentemente aos acontecimentos,dormia profundamente sobre um travesseiro na popa da embarcação. Podiam estarem pensando que momento inoportuno inadequado é esse que Jesus esta dormindo, nós estamos precisando dele, nós estamos agora mais do que nunca precisando de um milagre, só um milagre pode salvar as nossas vidas. Então precipitadamente vão lá e chamam: JESUS,JESUS ESTAMOS PERECENDO, E TÚ NÃO TE IMPORTAS ?.
Nós encontramos na Bíblia algumas situações em que o homem quis ensinar Deus a fazer as coisas, ou seja, antecipar as providencias de Deus, e se deram muito mal.(ISAIAS 55-8) diz o senhor: “Os meus pensamentos não são os vossos pensamentos, nem os vossos caminhos,são os meus caminhos.” Nós somos humanos, limitados  só podemos conhecer o hoje, aquilo que nossos olhos podem ver, Deus porem, é Onisciente,onipotente, onipresente, conheceu o ontem, conhece o hoje, e o amanhã .E por mais difícil caminhos que nos pareça fazer andar, o final deles é de vitória e de grande gozo.

 O que aos nossos olhos parece ser uma severidade de Deus, uma resposta tardia em nos socorrer do mal que nos aflige hoje, de uma dor que bate forte, e que as vezes nos faz chorar, e até perder a esperança de dias melhores, lá na frente, quando a tempestade passar, quando a calmaria chegar, nós vamos entender que aquele difícil pedaço percorrido, foi-nos de preciosos ensinamentos para o crescimento de nossa fé.
(Marcos 4-40) disse Jesus: “Por que sois assim tímidos? Como é que não tendes fé”?

Os discípulos de Jesus tiveram que passar por um sufoco, um grande medo para aprenderem a ter fé, confiança, aprenderem a descansar no Senhor, ainda que as tempestades da vida colocasse a vida deles em risco como naquela hora, (Mais uma coisa fazia toda a diferença era que Jesus estava no barco) Há quando a embarcação das nossas vidas navega por turbulência neste mundo, quantos perigos existem em nossa trajetória.
 Quando nós ligamos a TV no jornal Nacional, ficamos atemorizados com a violência em cada esquina, o crescimento assustador  de crimes hediondos, seqüestros, assassinatos, corrupção, prostituição,drogas, insegurança. Não temos em quem CONFIAR HUMANAMENTE FALANDO. Até os governantes, senadores, deputados, prefeitos que deveriam zelar pela ordem e decência da população, são em alguns casos, os primeiros a se corromperem , e com que tristeza  os jornais estampam em manchetes garrafais, a cassação e prisão de alguns deles que deveriam dar exemplo de retidão, e honestidade para com o povo, que forma a nossa querida pátria. Coisas essas que se tornam a naturalidade de fatos que acontecem todos os dias no mundo em que vivemos e, particularmente na cidade em que fazemos morada.                     
Os discípulos de Jesus não deram conta de quem era ele de fato, porque depois do milagre feito, um olhando para o outro começaram a perguntar? “QUEM È ESTE QUE ATÈ O VENTO E O MAR LHE OBEDECEM.?”
Graças a Deus, que eu e você meu irmão, sabemos quem Ele é, e também temos a certeza que ele faz parte da embarcação  das nossas vidas, ainda que esta esteja passando por turbulência. (Hebreus 7-25) diz: Por isso, também pode salvar totalmente os que por ele se achegam a Deus, VIVENDO SEMPRE PARA INTERCEDER POR ELES”. Durante toda    a nossa peregrinação por este mundo, até aquele dia em que haveremos de voltar para casa de onde saímos um dia, para ficar com Ele para todo o sempre 

Que o seu Santo nome seja louvado para sempre, Amém.
Enéas Candido Lara

2 comentários:

Jessé Palma disse...

"Graça e paz! Já conhecem o meu blog? http://prjessepalma.blogspot.com.br/ Se gostar é só seguir, que retribuo a atenção! Deus abençoe a todos! Vamos trabalhar para Cristo! "

Eneas Lara disse...

Obrigado pela visita Pr. Jessé! É muito bom encontrar alguém que realmente se preocupe com a expansão do reino de Deus, e que use deste espaço para glorificação do Seu Santo Nome. Volte aqui sempre que desejar, isso será para nós um grande prazer!
Um fraternal abraço!!!!!!

Postar um comentário

Copyright © 2011 Eneas Cândido de Lara. Template customizado por Meri Pellens. Tecnologia do Blogger