sábado, 3 de agosto de 2013

O BATISMO DEVE SER POR IMERSÃO, OU ASPERSÃO?

Figura. 01  "Aspersão"
Figura 02  "Imersão"


Fazendo uma análise profunda da Bíblia, mais precisamente no Novo Testamento, vamos verificar que não existe uma explicita  ordenança  quanto a forma  de se Batizar. Mesmo porque, a forma não tem significado nenhum para Deus, mas sim para o homem.
O Batismo é um ato visível de uma graça invisível que o Espírito Santo opera no coração do homem.  Quando alguém é motivado a procurar o batismo, é porque Deus já operou no seu coração a salvação de sua alma.(salvo á exceções

 Dessa forma o Batismo não é um sinal para Deus, mas sim para o mundo, como testemunho de ser uma nova criatura mediante a fé. 
O Senhor Jesus disse: Ninguém pode vir a mim, se o Pai que me enviou não o “TROUXER”. Portanto  o que se verifica em muitas igrejas são pessoas sendo batizadas,  as quais tomaram a decisão por alguma razão que não a intervenção de Deus  na Sua escolha e no Seu irresistível chamar, pela operosidade graciosa do Espírito Santo, e por isso as suas passagens  pelas igrejas são circunstanciais, e acabam por abandonarem a igreja voltando para o mundo.

Então, precisamos entender que a forma como se aplica o Batismo, não é maior do que o próprio ato, como algumas igrejas defendem ferrenhamente. (Tem que ser mergulhado nas águas) se não for desse jeito não é batismo. Analisando as citações Bíblicas podemos chegar a conclusão que não é a forma o mais importante, tanto uma como a outra forma é perfeitamente aceitável 

Então porque se usa em certas igrejas a Aspersão e não a ImersãoQual é o apoio Bíblico para esta prática?. Vejamos: o batismo no novo testamento é o cumprimento de uma profecia do Velho Testamento. Durante o tempo da lei no Velho Testamento os sacerdotes estavam constantemente purificando tanto o povo, assim como os utensílios para que estivessem purificados adequadamente para a adoração a Deus. Uma coisa interessante é notar que as purificações eram feitas por Aspersão, ou derramar sobre, nunca por Imersão.

 Em (Números 8. 7)Assim lhes farás, para os purificar: esparge sobre eles a água da expiação.....e se purificarão”.  Muitos dos os estudiosos Cristãos concordam que esta é uma profecia do novo Pacto com Jesus e da salvação que Ele nos traria. Faça uma comparação dos textos: (João 3. 5 + Tito 3. 5-6  e Ezequiel 36. 25)quando aqui Deus disse: “Então aspergirei água pura sobre vós, e ficareis purificados; de todas as vossas imundícias e de todos os vossos ídolos vos purificarei”
Por isso tudo, chegamos a conclusão de que o batismo do Novo Testamento é antes de tudo um símbolo para identificação humana, que em si mesmo não tem poder de salvação, porque o que nos lava completamente de todas as nossas iniqüidades não é a água do batismo, mas é o Sangue precioso de Cristo Jesus (I João 1. 7)”.......E o sangue de Jesus Cristo nos purifica de todo o pecado”

Como não podemos mergulhar no sangue de Jesus, mas como diz (Êxodo 24. 8)Então, tomou  Moisés aquele sangue, e o “ASPERGIU” sobre o povo, e disse: Eis aqui o sangue da aliança que o Senhor fez convosco.... também nos mostram que o Aspergir é um modo de batismo Biblicamente mais adequado que retrata o trabalhar de Cristo Jesus.

Veja: Hebreus 9. 21-22: “Igualmente também "ASPERGIU"  com sangue o tabernáculo  e todos  os utensílios  do serviço sagrado. Com efeito, quase todas as cousas, segundo a lei, se purificam com sangue; e, sem derramamento de sangue, não há remissão”. Ainda Hebreus 12. 24: “E a Jesus, o Mediador da NOVA ALIANÇA, e ao sangue da ASPERSÃO que fala cousas superiores ao que fala o próprio Abel”. Também em ( I Pedro 1. 2)Eleitos, segundo a presciência  de Deus Pai, em santificação do Espírito, para a obediência e a ASPERSÃO do sangue de Jesus Cristo, graça e paz vos sejam multiplicadas

Se somos salvos pelo derramar do sangue de Cristo Jesus e, o apostolo Pedro nos diz que este sangue é ASPERGIDO sobre nós, então, não se justifica a radicalização de certos seguimentos que não aceitam o Batismo por Aspersão. Isso para mim é contradizer o texto Sagrado.

Que Deus nos ajude e nos dê sabedoria e discernimento para entendermos a Sua palavra, em nome de Jesus.

Enéas Cândido de Lara

2 comentários:

CORAÇÃO QUE PULSA disse...

Amigo e irmão Eneas...
O IMPORTANTE...É NASCER DE NOVO
É MUDAR DE VIDA...
TESTEMUNHAR...
VIVER O CÉU...
RENUNCIAR...
O resto...DEUS fará.
Um abraço, obrigada pela visita.
Fica com DEUS...sempre.

Eneas Lara disse...

Obrigado minha querida amiga Clélia por sua visita! O apostolo Paulo disse:"Não é por obras para que ninguém se glorie"(Efs.2. 9) O batismo é simplesmente um ato humano para testificar aos homens que nós mediante este ato passamos a pertencer o povo de Deus. Entretanto só tem valor se foi movido por uma transformação interior num nascer de novo, passando a ser nova criatura. Um abraço, Deus te abençoe!!!!!!!!!

Postar um comentário

Copyright © 2011 Eneas Cândido de Lara. Template customizado por Meri Pellens. Tecnologia do Blogger