terça-feira, 6 de agosto de 2013

O VERDADEIRO AMOR QUE NOS FAZ IMITADORES!!!

Texto Básico: (Efésios 5. 1)
"Sede imitadores de Deus como Filhos amados"

O grande filósofo Aristóteles discípulo de Platão, disse que imitar é algo congênito no ser humano. Já nascemos com essa forte tendência para imitação. É justamente o que comprovei certo dia estando sentado em uma praça de alimentação de um grande Shopping na cidade de São Paulo. Enquanto aguardava a garçonete  trazer meu pedido, observava ao meu lado muitos jovens que possivelmente fossem torcedores do time do (Santos Futebol Clube) e ou, simpáticos do  jovem atleta Neymar. Porque, um grande numero deles usavam o mesmo corte de cabelo (diga-se de passagem um tanto estranho) mas, que fez a cabeça dos adolescentes, jovens, e até de pessoas de maior idade.

Então, ponderei nas razões das pessoas para imitar uma outra. Talvez, seja um seu ídolo do esporte, um ator de teatro, telenovelas, um comediante, escritor, poeta etc, etc. Os estudiosos desse comportamento afirmam ser uma atitude complexa, pois vai de uma simples homenagem, até uma doentia e descontrolada paixão que se nutre por seu ídolo. Entretanto, por outro lado o grande apostolo Paulo conhecendo essa tendência humana, e aproveitando este gancho, usa deste fator que nos é natural para trazer-nos uma grande lição.(Efésios 5. 1) Sede imitadores de Deus como Filhos amados

 A grande diferença é, que na imitação humana por outro ser humano, por mais apaixonada que seja, ela é descompromissada, temporal, limitada, falível, restrita as circunstâncias. Contudo, ser um imitador de Deus não depende de fantasias, paixões, forças humanas, vontade própria, e nem tão pouco por merecimento através de boas obras que praticarmos. Depende antes de tudo, da escolha que é feita unicamente pelo próprio Deus.
O Senhor Jesus é que fez esta afirmação.(João 6. 44) Ninguém pode vir a mim se o Pai, que me  enviou, não o TROUXER.
Porque, Deus é Senhor da eternidade e nós não sabemos o porque fomos escolhidos, agraciados, salvos pelo beneplácito de sua vontade. Entretanto,  diferentemente do ídolo e seus seguidores humanos, Deus exige de nós uma total transformação de vida, um comprometimento de tal forma que precisamos nascer de novo, renunciar a nós mesmos, tornando-nos em nova criatura

Deus não aceita seguidores simpáticos, nem tão pouco os pretensos postulantes que dizem crerem, contudo negando-O com suas obras. Para ser um imitador de Deus tem quer ser um seguidor convertido, compromissado, envolvido, que foi capaz de renunciar o mundo e sua gloria visível, palpável por uma invisível estabelecida num futuro porvir. E só pode fazer isso, aquele que foi tocado pela ação irresistível do Espírito Santo, que o ressuscitou dentre os mortos espirituais, dando-lhe vida e, injetando fé suficiente para crer, abrindo-lhe seus olhos para contemplar a graça maravilhosa do amor imensurável do nosso tão grande Deus. Porque, antes de tudo, não é por vontade própria, e ou, por decisão pessoal, muito pelo contrário é chamamento, é escolha, eleição predestinada que ocorreu antes da fundação do mundo por decisão unicamente de Deus.(Efésios 1. 4) “Assim como nos escolheu nele, antes da fundação do mundo, para sermos santos e irrepreensíveis perante ele; e em amor nos predestinou para ele, para adoção de filhos, por meio de Jesus Cristo, segundo o beneplácito de sua vontade”.

Se você meu querido irmão, é hoje um seguidor, cuja persistência de vida seja imitar a Santidade de Deus, não se orgulhe disso, mas tema aquele que por misericórdia  Ele operou o milagre da salvação em tua vida. O qual disse: “Sede vós perfeito com perfeito é vosso Pai celeste”.(Mateus 5. 48)
Se por acaso você não tem procurado ser parecido com Deus, na santificação de sua vida, então, nunca o conheceu e está tão longe Dele, tanto quanto o tempo que vivia sem ter ouvido o Seu Santo Nome.
Pense nisso......!
Que Deus te abençoe em nome de Jesus ! Amém.

Enéas Cândido de Lara


0 comentários:

Postar um comentário

Copyright © 2011 Eneas Cândido de Lara. Template customizado por Meri Pellens. Tecnologia do Blogger