quinta-feira, 15 de agosto de 2013

QUAL É O TEU NOME ?




Na historia do povo de Deus o nome a ser escolhido e a ser dado ao filho que nascia, era algo muito importante, era as manifestações e as circunstancias que  o determinavam . (Gênesis 21. 6)  Abraão colocou o nome no seu primeiro filho de Isaque; que quer dizer: Riso; Alegria, vitória. Isso porque, depois de perdidas já as esperanças quando amortecidas eram já a sua carne, com 99 anos de vida e, quando Sara ha muito tinha cessado o costume das mulheres, ou seja, a sua menstruação, o que em tal circunstancias humanamente era impossível admitir uma gravidez. 

Mas o nome também era dado até por características físicas como por exemplo: Esaú, que quer dizer:  “Cabeludo. (Gênesis 25. 25).  Assim, como também  foi dado á  seu irmão o nome de Jacó; que quer dizer, oSuplantador  por ele desde o ventre lutar com seu irmão, e nascer segurando-lhe o calcanhar.
 É neste personagem que vamos focalizar nossa meditação agora.
        
 Acho que o nome  Jacó caiu lhe como uma luva, porque ele foi exatamente o que seu nome significava. ”Suplantador, aquele que para conquistar seus objetivos não tinha escrúpulos.  Se mentir, trapacear, enganar,  ser ardiloso,  impiedoso isso ele fazia com grande naturalidade . (Gênesis 25 .30Aqui vemos a insensibilidade ao aproveitar da fraqueza do seu irmão para se apossar da sua  primogenitura.  E como, (um abismo chama outro abismo),  ele teve que continuar mentindo e enganando. E até seu próprio Pai foi vitima  das suas mentiras e armações ardilosas. Como Suplantador continuou vivendo pela vida, enganando e trapaceando e até seu sogro Labão que o acolheu foi vitima das suas espertezas.
 Mas a sua trajetória de espertalhão, chegou ao fim quando resolveu voltar para sua terra. Ele tinha construído uma grande família, e muitos bens, mas retornando chegou ao vau do Jaboque. Ali atravessou toda a sua família em segurança, e ficou só. (Gênesis 32. 24Diz o texto que lutava com ele um homem a noite toda até ao romper da aurora. E esse homem era Deus
 O interessante dessa descrição, é que como Jacó o Suplantador, ele possuía a tempera dos bravos e destemidos, e o (Ver. 25) diz; "Que o homem Deus teve que tocar na sua articulação deslocando a sua perna, ou seja, inutilizando-a para que pudesse controlar o seu ímpeto.
Então Jacó com uma perna só, com dores terríveis, com que sofrimento além das forças humanas ele lutava com Deus. Ele  superava os limites humanos, porque ele sabia exatamente com quem estava lutando, e que aquela era a sua chance de reconciliação com Deus.

 (Ver.26) No auge da acirrada luta O Homem Deus disse: “Deixa-me ir, pois já rompeu o dia”. Respondeu Jacó: “Não te deixarei ir se me não abençoares. Deus então, antes de conceder-lhe a benção era necessário que ouvisse uma indispensável confissão. Deus então pergunta: “Como te chamas? Ou seja, qual é o teu nome? . Ele então respondeu: Jacó. Deus queria ouvir dos seus lábios a confissão, de quem era ele, o suplantador, o enganador, trapaceiro, mentiroso porque ali naquele momento, Deus mudaria a sua historia, o seu caráter e acima de tudo o seu nome.
Uma importante lição aprendemos aqui: Que o perdão de Deus só é concedido mediante o sincero arrependimento e a confissão.

Há!........quando nós encontramos com Deus tudo muda, porque a primeira coisa que temos que fazer é responder  a sua pergunta: Qual é o teu nome? Ou seja; Qual tem sido o teu caráter? Porque é só através de uma arrependida confissão de todo o nosso pecado, toda a nossa nojenta historia de vida pecaminosa, tudo aquilo que éramos, nesse momento então, cai por terra,  nossa vida é transformada, nossa historia reescrita, e essa mudança tem que ser total, tanto que Deus começa mudando-lhe  o seu nome.
 Hoje vivendo na era da graça não é diferente, se realmente encontramos com Deus, tem que ocorrer profunda e radical transformação de vida, recebemos uma  nova vida porque nascemos de novo, já não somos mais o que éramos mais somos nova criatura recriada em Cristo Jesus nosso Senhor e Salvador.

Deixa eu fazer-te uma pergunta. Você já respondeu a pergunta de Deus?  Já lhe disse quem és de verdade ? Jacó para receber a benção de Deus teve que confessar, não adiantou lutar com Deus a eternidade de uma noite, ele só conseguiu o que queria depois que  respondeu  a pergunta.------Eu sou Jacó, o suplantador ! 


Para você Pensar!......................

2 comentários:

Zozinha Freitas disse...

Ola Eneas!
tudo bem sim,obg!
seja bem vindo em meu blog,
gostei muito do seu...
Deus o Abençoe!!
abs..

Eneas Lara disse...

Obrigado irmã Zozinha pela visita! Eu também gostei muito do teu blog, e estou te seguindo. Volte aqui sempre que desejar, será um grande prazer te receber. Deus te abençoe grandemente a tua vida. Um fraternal abraço!!!!!!!

Postar um comentário

Copyright © 2011 Eneas Cândido de Lara. Template customizado por Meri Pellens. Tecnologia do Blogger