sábado, 30 de novembro de 2013

DISSE JESUS:" VOZ SOIS MEUS AMIGOS SE FAZEIS O QUE EU VOS MANDO"


Texto Básico:  (JOÃO 15. 14)

Em todas as profissões existem um código ético a ser observado. São procedimentos legais, morais, sociais, técnicos que determinam o bom caráter de um  profissional integro e responsável. Assim também,  é imprescindível que todos os cristãos vivam em cumprimento a síntese de um "código" estabelecido por Jesus. Quando o Senhor Jesus começou o Seu ministério terreno, os Seus ensinamentos conflitaram com a pré-estabelecida lei, porque eram ensinamentos que iam além da própria lei judaica. Eram ensinamentos mais profundos e abrangentes, como por exemplo o pregado; "O SERMÃO DO MONTE".

Há.....quando olhamos para este determinado "Código de ética espiritual" que Jesus estabeleceu, temos a tendência de desanimar, pois, não encontramos forças em nós para que vivamos por ele. O teólogo John Stott  escreveu, que esta é parte mais conhecida dos cristãos, porém, a menos observada. As exigências estabelecidas por Jesus, são tão elevadas para o padrão de seres  humanos falhos, imperfeitos e limitados como nós somos. Deus é Santo e para que nós Dele sejamos Filhos, temos que também vivermos parecidos com Ele. Foi isso que Ele pediu:"Sede santos, porque eu sou santo"(I Pedro 1. 16) 

Como pois, alcançaremos tal padrão de santificação que  nos faça parecer com Deus? Evidentemente que em nós não há nenhuma possibilidade, pois fomos contaminados, impregnados pela nódoa maldita do pecado que nos afasta completamente de Deus, porque Deus é Santo, a Sua natureza é incompatível  com o pecado.   Entretanto, o que era impossível aos homens, Deus por Seu imensurável amor veio ao nosso encontro, e nos doou o que tinha de mais precioso, a vida do seu Unigênito Filho Jesus, para que todo aquele que Nele crer não pereça, mas tenha a vida eterna.
Entretanto, seguir a Jesus é andar por caminhos estreitos, apertados, pedregosos onde por vez encontramos espinhos, dificuldades, lutas, mas nunca estaremos sozinhos, Ele estará conosco todos os dias até a consumação dos tempos .E nesse caminhar temos justamente que enfrentar a nossa maior luta, ou seja;  "nós mesmos, nós somos o nosso maior inimigo". Porque para vivermos uma vida de santificação, precisamos renunciar a nós mesmos. Disse Jesus:"Se alguém quer vir apos mim,  a si mesmo se negue, tome a sua cruz e siga-me"(Mateus 16. 24).
 Há um alto preço humanamente a ser pago, o qual Jesus descrevendo em Seu "Código espiritual" (O Sermão do monte)o qual Ele determinou para que nós por ele vivêssemos. Jesus disse:"Vós sois a luz do mundo". O que é que temos que refletir? a santidade e o amor misericordioso de Deus através do nosso viver  .Preste atenção  para uma séria advertência:  " Se o evangelho que você está seguindo não lhe custa nada, então; não é o evangelho de Cristo Jesus que estás a seguir, mas um outro falso caminho que não te levará a vida eterna.

É por isso que o Senhor Jesus disse:"Vós sereis meus amigos "Se fazeis o que eu vos mando"!
Que Ele te abençoe e te dê forças para  a ser fiel no cumprimento dos seus mandamentos.
Enéas Cândido de Lara

2 comentários:

Ismael Júnior disse...

Bom dia Enéas! Tudo bem?
Como sempre, seus textos são muitos edificantes!
Gostaria de ir direto ao ponto: João 13: 34 e 35.

Forte abraço!
Tenha uma ótima semana!
CRISTIANISMO EM FOCO

Eneas Lara disse...

Obrigado meu irmão Ismael pela visita e comentário. Que Deus te abençoe! e volte aqui sempre que desejar, será um grande prazer te ver por aqui. Um fraternal abraço, em Cristo Jesus!!!!!!!

Postar um comentário

Copyright © 2011 Eneas Cândido de Lara. Template customizado por Meri Pellens. Tecnologia do Blogger