quarta-feira, 13 de novembro de 2013

UMA ESCOLHA PRECIPITADA!!!

I Samuel 16. 6: Samuel viu Elíabe e pensou: "Certamente é este que o Senhor quer ungir"!

A vida humana é permeada de muitos equívocos, frustrações, arrependimentos por atitudes tomadas que pareciam ao seu modo de ver, uma correta decisão, depois de passado algum tempo se verifica que com profunda tristeza que cometemos um grande erro e as vezes incontornáveis, cujo sofrer dura para toda a vida. Isso acontece porque, nós seguros de nós mesmos decidimos fundamentados em nossa sabedoria que orgulhosamente achamos que temos.
O texto que nós lemos, descreve um episódio bem semelhante que aconteceu com o grande profeta de Deus (Samuel).  Ele era um profeta de intima comunhão com Deus, que recebeu uma grande incumbência de ungir o novo rei de Israel. Deus lhe indicou o lugar que teria de ir, Deus indicou o que teria que fazer, mas não disse quem seria o seu escolhido.

Fico pensando em Samuel ali na casa de Jessé, aguardando o desfilar dos seus filhos  para a escolha do novo rei. Samuel por certo  tinha se preparado, orado buscado a orientação de Deus para que a sua escolha fosse exatamente da pessoa que Deus  já tinha escolhido. Acho que a emoção daquela hora tenha tomado o coração do profeta, e quando o primeiro filho de Jessé entrou o Eliabe, homem alto, bonito, elegante com pinta de Rei, jeitão de Rei, então Samuel pensou; não tenho dúvida estou diante do escolhido do Senhor.  A despeito da expectativa, da sua preparação toda Samuel errou.

Quantas vezes nós erramos por precipitações em tomarmos decisões, certos que estamos fazendo a coisa certa, e depois de algum tempo nós descobrimos que nós erramos, e as vezes com grande prejuízos Moraes, espirituais que muito nos faz sofrer..

Uma grande lição aprendemos aqui com Samuel, é que mesmo já tendo feito a sua escolha, ele foi prudente, cuidadoso e só ungiu o verdadeiro Rei depois que ouviu de Deus a sua orientação.(Jeremias 17. 9) diz: “Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e desesperadamente corrupto quem o conhecerá” Tem um ditado popular que diz: “Nem tudo o que parece é!. (Isso realmente é uma verdade, as vezes a aparência nos engana)  Devemos tomar as nossas decisões com muita cautela e prudência, precedida de muitas orações, e nunca confiar em nossas emoções, e nem em nossas convicções pessoais, jamais seguir o conselho dos homens que dizem: “Faça aquilo que seu coração mandar”.  Precisamos aprender a fazer o que Deus nos manda, buscar a sua orientação, e nunca seguir os impulsos, os instintos emocionais da nossa carne, porque ela é uma má conselheira.


O Senhor Jesus nos aconselha. (João 5. 39) "Examinai as Escrituras, porque julgais ter nelas a vida eterna, e são elas que testificam de mim”. É na palavra de Deus que nós encontramos sabedoria, conhecimento, e acima de tudo o caminho correto para todas as nossas perguntas e indagações. E é justamente neste propósito que nós vamos estar buscando do Senhor a sua direção, a sua benção para nossas vidas, estando orando para que ele nos oriente, nos capacite a tomar sempre a melhor decisão em nossas vidas, confiantes na sua misericórdia e graça.
Que Deus nos abençoe!!!
Enéas Cândido de Lara

0 comentários:

Postar um comentário

Copyright © 2011 Eneas Cândido de Lara. Template customizado por Meri Pellens. Tecnologia do Blogger