domingo, 15 de dezembro de 2013

O TEMPO: UMA LIMITAÇÃO CONSEQÜENTE DO PECADO!!!



 A contagem reversa  da vida!
É profundamente desagradável, quando somos convocados para uma importante reunião, mas o responsável e palestrante chega bastante atrasado. Isso nos deixa frustrados, impacientes, e  incomodados. Acima de tudo, por outro lado,  se este atraso envolve a segurança e a vida daquele que nós amamos.
O texto básico escolhido para esta reflexão, relata um episódio grave que envolveu o Senhor Jesus num atraso considerável, que culminou com a morte de um homem que era Seu amigo pessoal. Isso é claro e, principalmente sobe a visão daquelas duas irmãs, Marta e Maria que ansiosamente o aguardavam.
 Quando Lázaro ficou doente, essas duas irmãs mandaram chamar Jesus, com a seguinte mensagem:"está  enfermo aquele a quem  tu amas"(João 11. 3) mas Jesus não veio de imediato, ficou onde estava por mais dois dias, e quando chegou, Lázaro tinha morrido, e sido sepultado a ( 4 dias). Entretanto o que as pessoas não sabiam era, que aquele atraso  tinha um objetivo de glorificar o nome de Deus (V. 4) e que o Senhor Jesus também fosse conhecido e glorificado com o filho do Deus vivo.

O desenlace final foi que Jesus chega enfrente do  frio sepulcro de Lázaro. As pessoas estão chorando, Ele vê Marta e Maria chorar frente ao poder irreversível da morte que trás tanta dor, separação, saudades, então, sabedor das razões pelas quais este sofrimento passou a fazer parte da humanidade, e que os homens tem que um dia pagar, Ele o Senhor da vida e da morte os amando tão profundamente, e também vivendo como um Ser humano, sentiu as dores humanas, as suas impossibilidades ,  Se emocionou afligindo Seu coração e partilhando da dor humana também chorou. O chorar de Jesus foi diferente das nossas desesperanças e impossibilidades frente a Morte. Jesus sabia desse amargo preço que todos nós temos que pagar um dia, mas ali estava Jesus para nos mostrar a gloriosa esperança para aquele que Nele crê. Jesus olha para o sepulcro de Lázaro, manda que a pedra seja removida, porém, Marta interrompe e diz: "Senhor não faça isso, já é de (4 dias) e cheira mal".

Quatro dias!....Tempo!..... o que é o tempo para o Criador do tempo? senão somente um condicionamento restrito que nos limita temporariamente a vida. Mesmo porque, não somos deste mundo, aqui estamos vivendo esta fantástica experiência humana, com um único objetivo, glorificar a Deus e, para definirmos galardão que desfrutaremos na eternidade. Disse Jesus:"E eis que venho sem demora, e comigo está o galardão que tenho para retribuir a cada um segundo as suas obras"(Apocalipse 22. 12).
 E para assinalar mais enfaticamente essa verdade vamos ver o que disse o grande homem de Deus Davi: "Os teus olhos me viram a substância ainda informe, e no teu livro foram escritos todos os meus dias, cada um deles escrito e determinado, quando nenhum deles havia ainda"(Salmo 139. 16).
 Preste atenção para esta afirmação,"escrito e determinado". Nossa vida não é vivida pelas imprevisões circunstanciais dos acontecimentos, mas foi escrita e determinada por Deus, quando nós ainda não existíamos.

O apostolo Paulo em seu discurso na cidade de Atenas disse:"De um só fez a raça humana para habitar sobre toda a face da terra, havendo fixado os tempos previamente estabelecidos e os limites da sua habitação"(Atos 17. 26). Se nós soubéssemos avaliar a preciosidade do tempo de cada segundo, de cada minuto em nossas vidas, viveríamos mais sabiamente em fazer a vontade de Deus e, não a nossa, pois somos estrangeiros e peregrinos em terra estranha, até que vencido seja o nosso exílio aqui, então, voltaremos para casa levando em mãos o mérito de um galardão segundo as nossas boas obras, que desfrutaremos na eternidade. Acima citamos as promessas de Jesus que Disse:"E eis que venho sem demora, e comigo está o galardão que tenho para retribuir a cada um segundo as suas obras"(Apocalipse 22. 12).

Que grande privilégio! e, que tremenda responsabilidade cabe a cada um de nós, o definirmos o tamanho das honrarias e gloria que viveremos na eternidade. Pense nisso....!
Que Deus te abençoe na sabedoria do seu viver sabiamente, a cada momento em tua vida, para adorar, louvar, honrar e  glorificar o Seu Santo Nome do SENHOR, porque para isso é que nos fomos criados. Amém!

Enéas Cândido de Lara

4 comentários:

Vanderleia disse...

Hoje mesmo fiz um rascunho sobre esse tema:tempo.
Precisamos sabedoria para administrar o tempo e usá-lo para glorificar a Deus.
Deus abençoe vc!

Eneas Lara disse...

Obrigado pela preciosa visita minha querida irmã Vanderleia! É sempre muito bom quando recebemos visitas. E muito mais quanto elas comentam. Também estive ti visitando e comentando, bela mensagem, Deus te abençoe!!!!!!!!

CORAÇÃO QUE PULSA disse...

TEMPO...
PARA todo o PROPÓSITO debaixo do CÉU.
DEUS...conhece as HORAS...MINUTOS...SEGUNDOS.
Somos apenas as folhas que o vento sopra.
Um ano se foi...Quantas coisas fizemos...quantas deixamos de fazer.
Mas...Aqui estamos...De PÉ!!!...CRENDO!!! ...SONHANDO!!!!...
Ainda sendo SERVOS comprometidos com a VERDADE...DEUS.
VIVAMOS no TEMPO DELE...sempre!
Um abraço AMIGO.
FELIZ ANO NOVO!

Eneas Lara disse...

Olá minha querida AMIGA Clélia! sabe das minhas amizades antigas, só você não esqueceu de mim. E por isso, você é alvo das minhas orações. Quando sentir triste saiba que alguém sempre estará orando por você. Um abração, feliz Natal, boas festas, e Um Ano Novo abençoado pra você, em Nome de Jesus!!!!!!!!!

Postar um comentário

Copyright © 2011 Eneas Cândido de Lara. Template customizado por Meri Pellens. Tecnologia do Blogger