domingo, 23 de fevereiro de 2014

DISSE JESUS:" PORQUE O FILHO DO HOMEM VEIO BUSCAR E SALVAR O PERDIDO! (LUCAS 19. 10)

 Disse Jesus:"As minhas ovelhas ouvem a minha vós; eu
as conheço, e elas me seguem. Eu lhes dou vida eterna ; jamais perecerão,

e ninguém as arrebatará das minhas mãos"(João 10. 27-28).

O Senhor Jesus foi censurado por escribas e fariseus, por ele se envolver com pecadores, homens que segundo a visão Judaica mediante a lei, eram indignos. E Jesus sempre os surpreendiam em conversa com essa gente marginalizada socialmente. (João 4. 7)  Jesus fez isso  quando assentado no poço de Jacó e apareceu a mulher Samaritana para tirar água. Então, ele entabulou uma conversa com ela, ele sabia  exatamente com quem estava falando. ( Ver. 18)  Disse Jesus: “Já tiveste cinco maridos, e o que tens agora não é teu marido”.  Outra vez, os escribas e fariseus trouxeram uma mulher flagrada em adultério para testar Jesus, e Ele  a defende. (.João 8. 7) Disse Jesus: “Aquele que dentre vós estiver sem pecado atire a primeira pedra”.(João 8. 3)
Mas os escribas e fariseus continuaram a perseguir e questionar Jesus. E desta vez apontando o dedo para Jesus disseram: (Lucas 15. 2) “Este recebe pecadores e come com eles”. Então, Jesus diante dessas acusações resolveu contar três parábolas:

     01)   A parábola da ovelha perdida
     02)  A parábola da dracma perdida
     03)   A parábola do filho pródigo

O sentido dessas parábolas era explicar o porque Ele ia atrás de certos homens  considerados indignos? porque Ele os defendia? porque Ele perdoava seus pecados?. E acima de tudo porque ele não fez isso com todos os homens que lhe procuravam?. Mas, apenas com alguns. A explicação começa com a primeira parábola  A Parábola da ovelha perdida. O que disse Jesus?: “Se uma ovelha desgarrar do aprisco o pastor deixa as 99 ovelhas em segurança e sai atrás daquela que se perdeu. Ele disse que o pastor procura, procura até encontrar, e achando-a coloca em seus ombros e trás de volta para o aprisco. Veja bem o ensinamento! Primeiro tem que ser ovelha. Jesus está falando de ovelha que já  lhe pertence. Entretanto, havendo  fugido fascinada  pelas (verdejantes pastagens que circundam o perigo do precipício).  Contudo, ela tem um dono um proprietário e, que no tempo oportuno esse proprietário irá fazer o seu resgate.(Efésios 1. 14)

A parábola da dracma perdida. tem o mesmo sentido o dono perdeu  algo muito importante pra ele uma moeda de alto valor de sua propriedade, e então, ele varre a casa e procura, procura até encontrar.   Jesus disse aqui algo  interessante, que quando á encontra ele faz uma festa. (Lucas 15. 10)"Haverá jubilo diante dos anjos de Deus por um pecador que se arrepende".

A terceira parábola foi a do Filho Pródigo:

Aqui não vamos focalizar as peripécias do filho pródigo, mas o (Pai do filho). Aquele que foi  deixado preterido, abandonado por aquele filho ingrato, aventureiro que cobiçava a vida desregrada sem compromisso, a alegria inconsequente de viver dissolutamente os prazeres do mundo. Jesus disse que aquele Pai nunca perdeu a esperança de ver seu filho de volta, e no Ver 20 disse Jesus: “Que o Pai o avistou de longe”. Isso me faz pensar que aquele saudoso Pai passava os dias quem sabe na  janela a olhar para a curva do caminho na esperança que um dia aquele Filho apontasse lá voltando pra casa, até que esse dia chegou. Então aquele Pai sai correndo ao encontro do seu filho e o abraça, beija, o filho tenta explicar, pedir perdão mas é interrompido por seu Pai, que manda trazer a melhor roupa,  sandálias para os pés, anel para o dedo, da ordens para seus criados matarem o novilho cevado aprontarem uma festa e ele diz porque: “Porque este meu filho estava morto e reviveu, estava perdido e foi achado”.  Sabe porque Jesus contou essa parábola ?  porque o tempo todo continua a ter filhos pródigos dentro da casa do Senhor. Aqueles que hoje tem trocado a segurança, a alegria, o conforto a dignidade da casa do Pai, quem sabe como este filho Pródigo, fascinado pela aventura fantasiosa, inconsistente, passageira deste mundo.

Eu tenho notado que em certas igrejas tem ocorrido um certo esfriamento. Tenho até conhecimento de irmãos que eram fervorosos servos de Deus e que hoje vivem longe, mergulhados nos prazeres deste mundo sem sentirem dor na consciência. Espero que como o Filho pródigo desta parábola um dia se lembrem da casa do Pai se arrependam e possam voltar. A riqueza deste texto é que Jesus disse: Que o Pai esta sempre esperando a volta do filho desgarrado, e seus braços estão abertos para recebê-lo estes que (São Seus Filhos). Mesmo que um dia  a cobiça dos nossos olhos, e o desejo dos nossos insensatos corações nos tenha levado para longe da casa do Pai, ele estará sempre esperando a nossa  volta. E se a nossa queda for tão grande que não tenhamos forças para voltar, Ele como o bom Pastor disse que vai ao nosso encontro, vai nos procurar até encontrar e achando-nos coloca em seus ombros e trás de volta pra casa.

 (Efésios 1. 14) "O qual é o penhor da nossa herança, até ao resgate da sua Propriedade, em louvor da sua gloria”. Você entendeu meu irmão? Eu e você somos propriedade de Jesus. Já nascemos predestinados pertencendo ao rebanho do bom Pastor. Não foi por minha escolha pessoal, muito menos por meu Livre Arbítrio, foi o Amor do bom Pastor que nos resgatou  das entranhas da perdição (Efesios 1. 4) Assim como nos escolheu, nele, antes da fundação do mundo, para sermos santos e irrepreensíveis perante ele; e em amor nos predestinou para ele; para adoção de filhos, por meio de Jesus Cristo, segundo o beneplácito de sua vontade.(Tem revelação mais linda do que essa?) (João 6. 44) Disse Jesus: Ninguém pode vir a mim se o Pai, que me enviou, não o trouxer”.  

 Sabe meu irmão, O Senhor Jesus nunca mentiu pra você, mesmo porque ele não precisa de você, mas é você que precisa Dele, e Ele aqui revela como foi que você um dia chegou Ele. Ele disse: Ninguém tem poder para vir á mim, se não for trazido pelo meu Pai . Graças a Deus que a sua misericórdia foi tão grande, e hoje, eu e você, somos ovelhas do seu Pastoreio.  Que toda a glória seja dada Ele para  todo o sempre!

Enéas Cândido de Lara

2 comentários:

Vanderleia disse...

Verdade Eneas, ele não precisa de nós, nós precisamos dele.
Deus te abençoe!

Eneas Lara disse...

Uma das mensagens mais linda da Bíblia é exatamente o texto aqui de (João 10. 26-30) Jesus disse que nós que cremos, pela fé passamos a ser ovelhas do seu pastoreio, e por conseguinte temos salvação que jamais perderemos. Gloriosamente disse Jesus:"Ninguém as arrebatará das minhas mãos". Isso é um tremendo conforto Espíritual.!!!!!!!

Postar um comentário

Copyright © 2011 Eneas Cândido de Lara. Template customizado por Meri Pellens. Tecnologia do Blogger