segunda-feira, 10 de fevereiro de 2014

O DETERMINADO JUGO QUE JESUS NOS ORDENOU A TOMAR!!!


                                                                                

















      Disse Jesus: "TOMAI sobre vós o meu jugo e aprendei de mim porque sou manso e humilde de coração e, achareis descanso para vossas almas" (Mateus 11. 29)

COMO ENTENDER ESTE JUGO QUE O  Senhor Jesus a nós  determinou? 
Para quem conhece o primitivo meio de transporte do passado, o chamado "carro de boi"  pode ter a ideia  dessa terminologia (Jugo) que Jesus enfaticamente nos ordenou a tomarmos.

 Eu quando criança morei vizinho de uma fazenda  chamada Pinheirinho, meu pai tinha uma propriedade ali, do lado direito a fazenda, e do esquerdo a cidade Lageado. Todos os finais de semana eu ia jogar futebol com meus amigos da fazenda. Ali tinha um grande Olambique onde fabricava aguardente (Pinga) e apesar do fazendeiro já ter caminhão ele manteve por algum tempo bois que eram usados para puxar a cana do campo até o engenho. Mas ali também tinha uma grande serraria, onde os bois eram o meio viável para retirar as toras do meio da mata. Então, era colocado o jugo em cinco juntas de bois para que pudessem arrastar as pesadas toras da mata até a serraria. Eu vi muitas vezes aqueles bois ofegantes, com seu pescoço esfolado, sangrando mas não podiam parar, porque o carreiro tinha uma vara chamado de (ferrão) com um prego pontiagudo que por vez era espetado no corpo daquele boi que não se esforçasse o bastante. E assim,  subjugado pelo comando do carreiro, continuar arrastando o pesado carro era a única alternativa que o boi  tinha."

Quando olhamos para afirmação de Jesus dizendo:"Tomai o meu jugo" podemos frente ao significado dessa expressão acharmos estranho. Como pode alguém com um jugo sobre si, se sentir descansado?. Preste atenção nas palavras finais do (Versículo 29) "Achareis descanso para vossas almas". Jesus não está dizendo que o descanso é para o nosso corpo, mas sim, para a nossa alma. Para este corpo Jesus disse que tem uma Cruz para ser carregada.(Marcos 8. 34) Para está carne Jesus ordenou; tome o meu jugo para que a alma encontre descanso. O apostolo Paulo disse (Gálatas 5. 24) "E os que são de Cristo Jesus "Crucificaram a carne com as suas paixões e concupiscências".  Isto é tomar o jugo ordenado por Jesus, submeter, aniquilar, fazer morrer a nossa carne nos feitos e nas paixões mundanas, para que o espírito possa  sobressair, e para que assim possamos por  Deus sermos  salvos.
O apostolo Paulo diz(Gálatas 5. 17) que existe dentro de nós duas forças antagônicas, que se opõem entre si, e que são: A carne e o espírito. O homem que vive abrigando dentro do seu coração esta  guerra interior é um homem infeliz, desesperado, sem paz e sem chance de até  sobreviver. Paulo nos da  uma saída para essa situação. "Faça morrer a vossa natureza terrena", para que o Espírito viva. (Colossenses 3. 5) O Senhor Jesus disse:"Porque estreita é a porta, e apertado, o caminho que conduz para a vida, e são poucos os que acertam com ela"(Mateus 7. 14). O apostolo Paulo falando aos discípulos disse:"Exortando-os a permanecer firmes na fé; e mostrando que, através de muitas tribulações, nos importa entrar no reino de Deus"(Atos 14. 23).

 Há....mas existe uma imensurável, gloriosa e divina recompensa nos aguardando, e o apostolo Paulo falando dela  disse:"Nem olhos viram, nem ouvidos ouviram, nem jamais penetrou em coração humano o que Deus tem preparado para aqueles que o amam"(I Corintios 2. 9).
Se você meu irmão está passando por tribulações, lutas, sofrimentos, dores, principalmente por causa da tua fé, e da tua postura de servo de Deus, não desanime a tua vitória vai chegar. Jesus prometeu: "Eu vou preparar-vos lugar, para que onde estou estejais vos também"

Descanse no regozijo dessa gloriosa e infalível promessa,  e  glorifique-O agora. Aleluia!!!!!

Enéas Cândido de Lara

5 comentários:

Vanderleia disse...

Obrigada pelas palavras, Deus falou muito comigo.
ore por mim :(

Eneas Lara disse...

Oi Vanderleia!. Hoje se faz urgentíssimo pregar o verdadeiro Evangelho de Cristo Jesus, porque o evangelho amplamente pregado pela Mídia, TV, rádio..... é omisso e, enganoso oferecendo a glória do mundo, as conquistas humanas, prosperidade, saúde, alegria. Mas é isso que Jesus pregou? claro que não! O texto escrito é "duro" chegando a ser antipático aos olhos humanos, porque exige submissão, obediência, renuncia como por exemplo o JUGO. Obrigado por ter lido, que Deus te abençoe. Estou orando por você viu!

Waldryano RJ disse...

aprendi muito com seu texto, a paz, :) wal

Eneas Lara disse...

Olá Waldryano ! que bom que você tem entendido a minha forma de pregar. Existe pessoas que não gostam e até me chamam de radical. Entretanto, eu prego exatamente o que Jesus pregou, e por isso também Ele foi perseguido. Mas a verdade da palavra tem que ser falada, é nossa obrigação como servos do Senhor sermos fiéis. Um abraço, Deus te abençoe!!!!!!!

Unknown disse...

Jesus também disse : o meu jugo é suave e o meu fardo é leve! O jugo e o fardo se é colocado sobre o corpo , entao nao somente acharemos descanso para nossas almas , mas levaremos o Seu jugo e fardo que sãp suaves e leves. Em que sentido, não pelas glórias e coisas que esse mundo pode dar, realmente o evangelho tem sido muito distorcido, mas na verdada , por estarmos EM CRISTO, temos descanso, porque Nele fomos atraidos a morrer, como diz galatas 2:20, romanos 6:6 , colossenses 3 e tantos outros textos da palavra de Deus. O jugo de servidão que era sobre nós foi destruido na cruz na nossa identificaçao na morte de Cristo " ja estou cricificado com Cristo" e na sua ressurreiçao recebemos a vida Dele "e vivo nao mais eu, mas Cristo vive em.mim" Gl 2:20 Somos livres!! O pecado não tem mais dominio sobre nós, sobre aqueles que creem em Cristo e este crucificado.
O evangelho completo nos mostra que nós morremos com Jesus, veja joao 12:31,32
Quando jesus diz sobre a sua crucificaçao: "E eu , quando for levantado da terra , TODOS ATRAIREI A MIM."
Foi na cruz que nosso homem velho foi crucificado, desfeito, destruido, para que nao sirvamos mais ao pecado como escrevos.
CRISTO VIVE EM NÓS, ELE É A NOSSA VIDA, A NOSSA PAZ, A NOSSA ALEGRIA, ELE É TUDO! Por isso NELE estao escondidos todos os tesouros da sabedoria e da ciência.
Nós nao fazemos morrer a nossa natureza terrena, esta natureza foi destruida na cruz, agora devemos buscar as coisas que são de cima para nãp cumprir os desejos da carne.
A diferença é que o filho de Deus nao tem o dominio do pecado sobre ele, o jugo foi quebrado, vc é livre, a niva criatura nãp peca habitialmete, o pecado a incomoda.
Aquele que nao é filho de Deus, o ímpio, está sob o dominio do pecado, ele irá pecar pq lhe é natural.
Uma vez libertos, não torne a se meter debaixo do jugo de.servidão, é isso que a palavra de Deus diz. A liberdade só é possivel em Cristo, porém uma vez liberto, quem.se mete sob o jugo é você, entãp viva como uma regenerado, nãp extingais o espirito, habite ricamente a palavra de Cristo em vossos coraçoes, para que Cristo seja cada vez mais revelado em vóz

Postar um comentário

Copyright © 2011 Eneas Cândido de Lara. Template customizado por Meri Pellens. Tecnologia do Blogger