segunda-feira, 7 de abril de 2014

O PRIMEIRO PASSO PARA A SALVAÇÃO É O ARREPENDIMENTO!!!


Quando olhamos para as ultimas recomendações do Senhor Jesus feitas ao seu discípulo João na ilha de Pátmos,  através das cartas enviadas as sete igrejas da Ásia menor, notamos  a exortação do Senhor para a convergência de uma só necessidade:Arrependimento”.

  A despeito de duas das sete igrejas não terem sido exortadas ao arrependimento, contudo; Cristo pediu perseverança para que não caíssem.(Apocalipse. 2.10 ; 3. 11).  A admoestação do Senhor era num sentido de que eles voltassem a pratica das primeiras obras, um retorno daquilo que tinham aprendido anteriormente, e assim abandonando as práticas pagãs.
Por certo essa mesma mensagem de arrependimento é colocada à todas as igrejas atuais hoje que precisam passarem por alguma reformulação.
Embora, o chamado ao arrependimento fosse o mesmo, as falhas daquelas igrejas eram diferentes, e exigiam mudanças em áreas distintas. Verificamos por exemplo a igreja de Éfeso, ela era forte na sua doutrina mas precisava de consagração na vida: “Volta à pratica das primeiras obras(Apoc. 2. 4-5).
 Pérgamo precisava de reforma na doutrina (deixaram-se influenciar pela doutrina de Balaão e a doutrina dos Nicolaitas) e a reforma no culto. Havia influencia pagã no meio da igreja com respeito ao comer comida sacrificada a ídolos, além de prostituição cultual.
Tiatira precisava de reforma na doutrina e também no culto (Apoc. 2. 20).
Sardes precisava de reforma na vida; Não tenho achado íntegras as tuas obrasApoc.3. 2).
Laodicéia, a única igreja que não recebe nenhum elogio de Cristo Jesus, precisava de uma reforma completa interior, porque seu mal era o pior de todos  o  orgulho.(Apoc. 3. 17)

Observamos que o Senhor Jesus para todas, Ele fez a mesma advertência: precisa de arrependimento. As quatro primeiras tinham qualidades que o Senhor Jesus ressaltou, mas a todas Ele disse: Conheço......” Era necessário passarem  por uma reforma. As exortações ao arrependimento são sempre acompanhadas de algum castigo caso as igrejas não se arrependam (Apoc. 2. 5.16. 22. 23; 3. 3), caso se arrependam, e reformulem o que precisava ser mudado, ai... seriam chamadas de “Vencedoras” e receberiam bênçãos em grande medida.
Se cada um de nós hoje cristãos verdadeiros, recebêssemos uma carta do Senhor Jesus, provavelmente conteria  algum elogio, criticas, chamada ao arrependimento, ameaça de castigo, e recompensa ao vencedor. As áreas de atuação seriam diferentes, mas a estrutura provavelmente seria a mesma. Portanto, toda igreja e todo cristão, individualmente, deveria tomar as seguintes atitudes com respeito ao arrependimento que produz reforma:

1-      Reconhecer o pecado.----Lembra-te, pois, de onde caíste( 2. 5) “Lembra-te, pois do que tens recebido e ouvido” (3. 3), peça ao Senhor sensibilidade para detectar as suas falhas.
2-      Requisitar o perdão. -----esse pedido é feito com base nos méritos de Cristo Jesus; devemos buscar as suas virtudes (3. 18)
3-      Renovar a pureza. -----“Cria em mim, ó Deus um coração puro e renova dentro de mim um espírito inabalável” (Slmo 51. 10); essa é a atitude que o Cristão toma. Quando abre a porta para cear com Cristo (Apoc. 3. 20)
Todos nós como igrejas, como corpo de Cristo precisamos de reforma. Portanto peçamos arrependimento a Deus. Peçamos a Deus principalmente que visite à igreja Evangélica Brasileira dando a ela consciência de seus erros, tristezas por eles, e  desejo de mudar os seus procedimentos. A obra de reforma é tanto divina quanto humana, pois a Bíblia diz: Desenvolvei a vossa salvação com temor e tremor (Paulo está dizendo que precisamos melhorar, buscar santificação sem a qual não veremos a Deus), porque Deus é quem efetua em nós tanto o querer como o realizar, segundo a sua boa vontade.(Filipenses 2. 12/13).

Nota: Na vida cristã, para crescer é preciso diminuir se humilhar (João 3. 30; Tiago 4. 40; Lucas 18. 9. 14) E isso só é possível quando nós passamos pelo imprescindível “ARREPENDIMENTOreconhecendo a nossa pequenez  diante da santidade benfazeja, e graciosa de nosso Tão grande Deus.


Que as misericórdias de Deus o Pai, estejam com todos em nome de Jesus!  Amém 

2 comentários:

Bruh Vieira disse...

Este é verdadeiramente o tempo de se arrepender, "é chegado o reino dos céus." Mateus 3:2

Graça e paz! http://plantadospelosenhor.blogspot.com.br/

Eneas Lara disse...

A paz Bruh Vieira! Obrigado por sua visita e comentário, que Deus te abençoe. O que precisamos ao meu ver é, que as igrejas se preocupem mais com santidade de vida, porque sem santidade ninguém verá a Deus. Um abraço!!!!!!

Postar um comentário

Copyright © 2011 Eneas Cândido de Lara. Template customizado por Meri Pellens. Tecnologia do Blogger