segunda-feira, 12 de maio de 2014

A GRAÇA: A ESSÊNCIA DO AMOR!!!


Texto Básico: (2 Samuel 9. 7) Não temas, porque usarei de bondade para contigo, por amor de Jônatas, teu pai, e te restituirei todas as terras de Saul, teu pai, e tu comerás pão sobre minha mesa”

Quando nós olhamos para essa história, vemos que o rei Davi viveu em sua vida uma grande história que ilustra a graça de Deus a nós por meio de Jesus Cristo. Davi tinha um grande amigo que ele amava muito chamado Jônatas, o qual era filho de Saul. E este tinha um filho que ficou aleijado das duas pernas aos (5 anos de vida). Depois que cessaram  as guerras e perseguições, Davi tomou posse  do reinado em todo o Israel, então, ele quis mostrar bondade a qualquer pessoa que tivesse sobrevivido da família de Saul, isso por amor que tinha em seu amigo Jônatas. Assim, Mefibosete que se encontrava desamparado, pobre, sem condições de prover sua sobrevivência, foi levado para a casa de Davi, e passou a desfrutar das regalias do palácio como filho do rei. (2 Samuel 9. 11).

Como alguém em tal situação aleijado, desamparado ganhou tamanha honra do rei? Por amor que o rei Davi tinha para com seu pai Jônatas. Poderíamos afirmar que a amizade e o amor de Jônatas conquistou este honroso lugar para Mefibosete seu filho junto a mesa do rei. A condição de pobre, incapaz, coxo, o fazia dependente totalmente da misericórdia das outras pessoas para sobreviver. Olhando para essa triste história, eu vejo de como eu e você, maculados, indignos pela nódoa maldita do pecado, sem nenhuma condição de por nós mesmos se livrar deste estado de penúria, encontramos na graça do amor que Deus tem para com o seu Filho Jesus a bondade e misericórdia em receber-nos em seu reino de glória celestial como Filhos Seus.
Se o rei Davi por amor a Jônatas, recebeu em seu palácio Mefibosete como filho, eu e você, fomos também elevados ao patamar glorioso de Filhos do Deus Eterno por amor de Cristo Jesus. A gloria do poder sentar-se na mesa do rei envolvia não só estar na presença do rei, como também desfrutar das delicias das suas especiarias, além de todos os outros privilégios. Assim também, a salvação que por graça recebemos de Deus, que provém tão somente do amor a Cristo, o qual amando-nos  sobremaneira morreu para que nós pudéssemos ter vida, trás em seu bojo todas as provisões que precisamos, para viver nesta vida enquanto aqui..
O autor deste livro, neste capitulo faz questão de enfatizar por quatro vezes que Mefibosete  comia á mesa do rei (2Samuel 9.7-10-11-13) outro detalhe que me chamou atenção foi que ele afirmava que  mefibosete era coxo das duas pernas. Ele nunca teve condição de poder deixar a mesa do rei e nem tão pouco ser independente dos favores do rei.

Pensando nisso, nós também somos totalmente dependentes da graça de Deus para cada batida do pulsar do nosso coração, cada fôlego de vida que aspiramos, cada segundo que o relógio implacavelmente marca o tempo da nossa existência humana.
 “Quando, porém se manifestou a benignidade de Deus, nosso Salvador, e o seu amor para com todos, não por obras de justiça praticadas por nós, mas segundo a sua misericórdia, ele nos salvou mediante o lavar regenerador e renovador do Espírito Santo, que ele derramou sobre nós ricamente, por meio de Jesus Cristo, nosso Salvador, a fim de que justificados por graça, nos tornemos seus herdeiros, segundo a esperança da vida eterna”.( Tito 3. 4/7).

Que a MARAVILHOSA GRAÇA de Cristo Jesus esteja contigo meu amigo e irmão, em nome de Jesus!!!!

Enéas Cândido de Lara

0 comentários:

Postar um comentário

Copyright © 2011 Eneas Cândido de Lara. Template customizado por Meri Pellens. Tecnologia do Blogger