quinta-feira, 1 de maio de 2014

O TRABALHO É BENÇÃO OU MALDIÇÃO?


Texto Básico: (Gênesis 3. 17- 19) Disse Deus: Maldita é a terra por tua causa; em fadigas obterás dela o sustento durante os dias de tua vida. No suor do teu rosto comerás o teu pão”.

Será o trabalho uma maldição? Ou conseqüência  dela? Ao olharmos para o texto acima, notamos que Deus ao amaldiçoar a terra por causa do pecado do homem, Ele não disse que o trabalho em si seria uma maldição. Vejamos a citação de (Gênesis 2. 15)  Deus colocou o homem no jardim do Éden, e antes mesmo de pecar, quando ainda era santo, sua função era a de cultivar, e guardar o jardim. Portanto, fomos criados para trabalhar. Em contrapartida o pecado cometido agregou ao trabalho o sofrimento, lutas, dificuldades, fadigas, suor do rosto etc........veja o (Ver. 18) A terra produzirá cardos e espinhos”. Ou seja; diversas pragas  que devoram as plantações, além do árduo trabalho do seu cultivo.

Hoje com mais evidência notamos que se faz acentuar o labor, o sofrimento principalmente dos nossos bravos agricultores para conseguirem produzirem os frutos da terra. Porque não se colhe os grãos, legumes, hortaliças sem que o agricultor faça uso de fortes “Agrotóxicos” que por vez acabam contaminando os frutos da terra, e por conseguinte, também somos envenenados lentamente todos os dias. A alta tecnologia usada hoje como; implementos agrícolas, maquinários ameniza o sofrimento, mas não os isenta de conseqüências sofríveis do seu labor. Evidentemente que tudo isso é conseqüência da gravidade do pecado que maculou toda a criação de Deus. Mas, voltando para o tema Trabalhoonde muitas pessoas desafeiçoadas a ele, dizem ser o trabalho um castigo, veja o que disse Jesus: (João 5. 17) Meu Pai trabalha até agora, e eu trabalho também”.

O trabalho tem procedência divina, emana da natureza santa de Deus, Ele é quem mais trabalha está de plantão ininterruptamente 24 horas por dia, seu Ser não dormita, não toscaneja um segundo sequer, seja para ouvir a oração de um aflito durante o dia, ou em alta madrugada , dentro da igreja ou na solidão de um deserto.(Salmo 34. 15) “Os olhos do Senhor repousam sobre os justos, e os seus ouvidos estão abertos ao seu clamor”. Portanto, o apostolo Paulo nos diz: (Efésios 5. 1) Sede imitadores de Deus como Filhos amados.”  Deus em toda a sua essência, em toda sua natureza Ele é AMOR , e por nos amar Ele guarda, Ele sustenta, e protege, e tanto foi imensurável  este amor, que Ele se doou a si mesmo na pessoa de Cristo Jesus seu Filho amado, para nos salvar da condenação eterna.
Demonstre ser Filho de Deus sendo um bom trabalhador, começando com seu trabalho secular, sem descuidar do principal que é a seara do Senhor que já se faz branqueada para ceifa.


Que Deus te abençoe e te guarde em nome de Jesus. Amém !

Enéas Cândido de Lara

0 comentários:

Postar um comentário

Copyright © 2011 Eneas Cândido de Lara. Template customizado por Meri Pellens. Tecnologia do Blogger