quarta-feira, 30 de julho de 2014

SOLI DEO GLÓRIA!!!



 Johann Sebastian Bach
Eu sou um apaixonado por musica e, entre os grandes compositores do gênero; (digamos clássico), tenho predileção especial por um dos maiores e antigos compositores que deixou indelevelmente marcado no cenário mundial da musica, a sua passagem pelas inesquecíveis composições que escreveu. Estou falando de( Johann Sebastian Bach) nascido na cidade de  (Eisenach  na Alemanha e que viveu entre (1685-1750).  Este inesquecível compositor era um homem que tinha recebido de Deus um grande e especial talento, e ele o usou de forma magistral nas composições que criou. Ele era um homem sobretudo de comportamento humilde tendo a consciência  da majestade divina do seu grande Deus. E por isso ao terminar uma composição sempre agregava as iniciais ( S.D.G  "SOLI  DEO GLORIA":Somente a Deus seja a Gloria”! 

 Também se verificou que em muitos manuscritos encontrados freqüentemente tinha as letras ( J.j: ) ou seja; Jesus juvat---Jesus ajuda. 
Bach nunca esqueceu de destacar em suas composições as expressões, “pecado, culpa,  morte e situações relacionadas”. E por ser assim, as expressava com vibração, força no tocante a misericórdia e o  perdão divino. É emocionante ao nosso coração quando ouvimos por exemplo uma das suas grandes obras. (Jesus a alegria dos homens) e saber que esse homem era crente um grande servo de Deus que nos deixou entre tantas outras, essa bela composição para alegria nossa, e conforto para o nosso coração. Se o Bach gloriosamente desenvolveu o talento que Deus lhe deu, por outro lado nós não estamos isentos do imperativo que Jesus nos outorgou, quando disse: “IDE, e anunciai á todas as nações o evangelho, e para isso ele nos deu talentos, ainda que seja somente um, nunca devemos agir imprudentemente como aquele servo que covardemente enterrou o talento recebido. 
Talvez na vida, nunca consigamos como o Bach a técnica, competência e o sucesso em desenvolver brilhantemente o nosso talento, recebendo do mundo os seus aplausos como o ilustre Bach.  Mas trabalhemos com todo amor e dedicação o nosso talento, para que possamos receber ainda que seja um só aplauso, mais o será mais glorioso de todos os aplausos, quando Jesus nos disser: “Vinde Bendito de meu Pai, entra no gozo do teu Senhor”.
Por isso, faça do seu talento uma  musica, e da musica o seu talento, para encher os ouvidos do mundo com a sonoridade da rica promessa que em Jesus à salvação, reconciliação, perdão, justificação, no precioso sangue do cordeiro, que graciosamente foi derramado naquela infamante Cruz do calvário. Assim, concedendo-nos na individualidade de cada um de nós indignos pecadores que somos, a gloria de sermos chamados filhos do Deus eterno.

 Por isso, com a nossa eterna gratidão terminamos nossa mensagem agregando as palavras do grande Bach. (S. D.G.)- “Soli  Deo gloria”: somente a Deus seja a gloria !!!!.

Enéas Cândido de Lara



0 comentários:

Postar um comentário

Copyright © 2011 Eneas Cândido de Lara. Template customizado por Meri Pellens. Tecnologia do Blogger