sábado, 9 de agosto de 2014

COMO VIVER COM SABEDORIA O MELHOR DO NOSSO TEMPO!!!

PS. Não desista de ler frente a extensão do texto, ele será benção para sua vida.
  Texto básico: Lucas 10. 38- 42

O texto nos diz que o Senhor Jesus ao chegar na cidade de Betânia, Ele foi se hospedar na casa de Marta e Maria. Jesus conhecia já essa família de outras oportunidades e, quando chegou lá, Marta tendo aquela preocupação com o bem estar de Jesus, procurou de imediato providenciar uma refeição, afinal de contas as viagens eram cansativas, desgastante. Precisava providenciar água para lavar os pés. Era o costume daquela época ao receber um visitante em casa, oferecer água para se lavar, e não era um simples visitante qualquer, era o Senhor Jesus!. (Porém, há o que se ressaltar aqui; que não era só Jesus, mas todos os seus discípulos juntos, o que no mínimo era umas 13 pessoas). Já pensaram na correria para atender toda essa gente?
 Eu fico pensando na correria da hospitaleira  Marta, (enquanto ela tirava água do poço, para todas aquelas pessoas tomarem banho, arrumar toalha para se enxugarem, quem sabe; tinha que temperar a carne do carneiro, providenciar a lenha pra acender o fogão, amassar a farinha pra fazer o pão, lavar as caçarolas)..... etc,........ e quantas preocupações mais inquietava o coração de Marta!........
Eu acho que Marta pensou; (eu não acredito no que eu estou vendo!......) eu aqui me matando de trabalhar, e olha lá a Maria  sossegada sem fazer nada!...........ao que parece Marta era uma dessas mulheres que chamamos de “Pavio curto” porém inegavelmente ela era objetiva, pratica, racional, hospitaleira que demonstrava amor botando a mão na “massa” através de atitudes e de ação. Então, ela não se segurando vai até e sala, e faz uma observação até um tanto indelicada ao ilustre e divino visitante. (Lucas 10- 40) Senhor, Não te importas de que minha irmã tenha deixado a servir sozinha? Ordena-lhe para que venha ajudar-me”!.
Então, (penso eu) ela começou a descrever para Jesus todas as suas tarefas, (Olha Senhor; o pão ainda não foi amassado, a carne do carneiro precisa ser temperada, precisa ir lá fora buscar lenha pra acender o fogão, precisa tirar mais água do poço, a caçarola precisa ser lavada, a batata não foi descascada) etc, etc. Eu acho, que ai Jesus entendendo a aflição de Marta, ele interrompe-a, e no (V. 41) disse: “Marta!, Marta ! andas inquieta e te preocupas com muitas cousas. Entretanto, pouco é necessário ou, mesmo uma só cousa; Maria, pois escolheu a boa parte, e esta não lhe será tirada".
Jesus é o maravilhoso  Mestre dos mestres, Ele aproveitava todas as oportunidades para ensinar, e esta aqui, foi uma  preciosa oportunidade para reafirmar aquele seu ensinamento do “Sermão do monte”(quanto a ansiosa solicitude pela vida).(Mateus 6. 33) “Buscai, pois, em primeiro lugar, o seu reino e a sua justiça, e todas as demais coisas vos serão acrescentadas” Veja  a ordem de Jesus: primeiro é o reino. Será que hoje nós temos cumprido essa determinação do Senhor, buscando em primeiro lugar o seu reino? 
Vamos pensar se a Marta tivesse a mesma atitude de Maria, e assentasse também aos  pés de Jesus, como ficariam os hóspedes sem banho, sem comida?. Estava errada Marta por todas essas preocupações? Em querer dar o melhor pra Jesus? Claro que não! Jesus usou deste episódio todo para nos dar uma importantíssima lição.
(Veja!: Se tudo isso fosse possível acontecer em nossos dias, o telefone tocasse e nós disséssemos Alô!....., e do outro da linha alguém dissesse alô!......, eu sou Jesus e, estou te avisando que vou na tua casa hoje. O que nós faríamos?.....Acho que seriamos verdadeiras Martas dos tempos modernos, correríamos no supermercado compraríamos a melhor comida, a melhor bebida, faríamos uma limpeza na casa, colocaríamos a melhor toalha no banheiro, o melhor sabonete, usaríamos o melhor lençol para forrar sua cama, aquele que a gente compra mais nunca usa, faríamos de tudo para agradá-lo, afinal é o Senhor Jesus o nosso ilustre e divino visitante.
O que nós aprendemos com todo esse episódio de milênios atrás, mais que nos traz importante lição para hoje, que é atualíssima para nossos dias. Que precisamos dosar nossas vidas, nossas atitudes preferencialmente sendo Maria, mas sem esquecer de também ser Marta!........Nós moramos numa cidade agitada como São Paulo, e vivemos numa correria o dia inteiro e, que nunca tivemos que olhar tanto para o relógio, como nos nossos dias. Tudo é cronometrado, não se pode perder tempo, a vida exige soluções rápidas, desde que saímos na rua somos mais um competidor no transporte, que vive superlotado, existe fila em todos os lugares, as ruas estão congestionadas, você sai cedo de casa para trabalhar, mais não sabe a que horas volta.
 E tudo isso é desgastante, cansativo e quando a noite chegamos em casa, tomamos banho, jantamos  temos que atender a esposa com seus problemas do cotidiano, são compras que tem que fazer, contas que tem que pagar, são as preocupações com os filhos no colégio, na faculdade enfim, você dá uma respirada e quando olha para o relógio já é hora de dormir, porque amanhã tem que levantar cedo porque tudo vai começar de novo.
 E ai, você percebe que conseguiu arrumar tempo para resolver todos os seus problemas do dia, só ficou faltando uma coisa que as vezes tem passado até despercebido, na vida de muitos crentes, mas que é o mais importante de todos, (Que é o tempo para ficar com Jesus). Este tempo tão importante ensinado por Jesus quando disse que é preciso reservar um momento especial particular para ficarmos com Ele, e ali contar as nossas lutas, nossas dificuldades, nossos anseios, nossas impossibilidades numa conversa franca aberta, e para isso Ele nos ensinou como fazer quando disse: “Tu, porem quando orares entra no teu quarto e fechada a porta orarás a teu Pai que estás no céu”.
 Isso quer dizer; que nós precisamos desligar do mundo e dos seus problemas para se conectar com Deus. Muitas pessoas diante de um pecado grave cometido, o que fazem? elas se afastam de Deus, querem se esconder Dele com medo talvez das conseqüências. Mas, veja como Deus trata com aquele que é seu Filho. (Isaias 1. 18) Disse Deus: (“Vinde e arrazoemos”). Há.....este termo é simplesmente maravilhoso significa o convite de Deus para uma conversa, para um diálogo, para um entendimento. O povo de Israel estava vivendo um dos momentos mais degradantes da sua história, e Deus usando de misericórdia para com seu povo eleito, vem ao seu encontro e lhe faz este convite. Vinde e arrazoemos, diz o SENHOR; ainda que os vossos pecados sejam como a escarlata, eles se tornarão brancos como a neve; ainda que sejam vermelhos como o carmesim; se tornarão como a lã.  O que Deus pedia era a volta, o momento de intima comunhão com Ele para o diálogo. 
(Mateus 6.6)  Quando Marta entrou naquela sala justificando as suas preocupações, as suas inquietações frente a muito trabalho que tinha para fazer, Jesus interrompeu-a  e disse:Marta!, Marta! Andas inquieta e te preocupas com muitas cousas. Entretanto, pouco é necessário, ou mesmo uma só cousa;  Maria escolheu a melhor parte que dela não lhe será tirada!  Sem duvida nenhuma o que Jesus está ensinando aqui é que, o melhor tempo do dia é; aquele tempo tirado, separado para ficarmos a sós com Jesus. Muitas vezes queremos resolver os problemas da vida independente da direção de Deus, e acabamos se dando mal.
Quando Jesus viu a ansiedade do ser humano, com seus problemas da vida, da sua subsistência, o que comeria, o que beberia o que vestiria, ele disse: (Mateus 6-33) “Buscai primeiramente o reino de Deus e sua justiça, e as outras cousas vos serão acrescentadas”. Na matemática de Jesus na administração do nosso tempo, Ele disse (“PRIMEIRO O REINO”), e depois as outras coisas”. Este episódio nos mostra uma coisa muito séria que muitos crentes tem enfrentado nas suas vidas, que é arrumar um tempo dentro das 24 horas de um dia, para ficar com Jesus.
Quando olhamos para Maria, ela não era uma mulher negligente, insensível, descuidada, como pode ligeiramente parecer o texto, que tendo a honra de ter Jesus em sua casa, ela não procurou como Marta resolver os problemas domésticos  de arrumar comida, bebida, banho isso tudo era necessário, porém Maria demonstrou  sede de estar com Jesus, sede de aprender dos seus ensinamentos, ouvir palavras de vida eterna, de poder sentar a seus pés quem sabe em uma rara oportunidade para ouvir dos seus lábios, ensinamentos tão preciosos. Jesus disse: Maria escolheu a melhor parte que dela não lhe será tirada”.
Que o exemplo da fé de Maria, e o amor na pratica demonstrado por Marta, nos estimule a procurar com sabedoria separar o melhor do nosso tempo, para ser gasto na comunhão com o Senhor.
Que Deus nos ajude e nos abençoe, em nome de Jesus. Amém
Enéas Cândido de Lara


2 comentários:

maria aparecida disse...

gosto muito dessa passagem....muito bom...realmente sempre devemos colocar as coisas do reino em primeiro lugar...

Eneas Lara disse...

Olá Maria aparecida! Obrigado por sua preciosa visita e comentário. Volte aqui sempre que desejar, será um grande prazer te receber. Que Deus te abençoe grandemente!!!!!!!!

Postar um comentário

Copyright © 2011 Eneas Cândido de Lara. Template customizado por Meri Pellens. Tecnologia do Blogger