segunda-feira, 30 de março de 2015

Disse Jesus:"Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho Unigênito, para que todo o que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna"(João 3.16)

   Texto Básico: (João 19. 30)" Está consumado"
     
Estamos vivendo na chamada semana santa. E nesse tempo Senhor Jesus viveu momentos dramáticos na sua vida, ao vislumbrar a hora em que teria de suportar a Cruz maldita, se fazendo maldição em nosso lugar. 

(Eu fico pensando no momento em que os soldados Romanos deitaram Jesus sobre a cruz, e com pregos pontiagudos apontaram para as mãos de Jesus e, quando bateram  o cravo rasgou a carne de Jesus e o seu sangue então;começou a escorrer, eu acho que quando a primeira gota umedeceu  aquela maldita Cruz.( Aquele instrumento nojento, asqueroso revoltante, vil de tortura e morte, se transformou no maior e mais glorioso símbolo de  amor, de preço pago, de promessa de DEUS cumprida, de veneração, de esperança, de salvação para todos os cristãos espalhados pelo mundo, que hoje pela graça se achegam a Deus).
Aquele tétrico, e maldito, lugar de morte.  se transforma em porta do céu,  a morte se fez vida, A derrota se fez vitória, As muralhas se desfizeram, As barreiras são destroçadas, desimpedidas, O véu do templo é rasgado do alto abaixo, e quando Jesus exclama;  "Esta consumado"!!!!!. Selava definitivamente a vitória de Jesus sobre satanás, é o passaporte do céu que é carimbado com o seu sangue, é o direito de voltar a ter comunhão com o Pai.  Este episódio de vergonha, porem de gloria, de morte, porem de vida, de aparente fracasso, na maior vitória e conquista do ser humano, em receber Perdão, graça, expressão maior do amor de Deus nosso Pai.  
A Cruz tem mistérios infindos.  A cruz não foi só uma violência cometida, uma injustiça praticada pelos homens, mas em contrapartida, a despeito da grande tragédia que se cometeu, a mensagem da cruz tem ensinamentos profundos, é voz altissonante a proclamar a gloriosa mensagem de perdão, de reconciliação, revelação maior do Amor de Deus o Pai, e que só pode entender aqueles que iluminados pelo espírito Santo e com fé, e com profunda gratidão achegam-se á ela. Se antes a Cruz era símbolo repelente de medo, de pavor, e quando as pessoas tinham que passar na proximidade daquele lugar chamado de (Monte das Caveiras) as pessoas viravam o rosto para  não olhar para aquele lugar, funesto e maldito.  Hoje, a Cruz é o símbolo adorável, precioso, glorioso de esperança, de vida, e de salvação para todos os Cristãos no mundo inteiro.
Eu acho que ficaríamos muito tempo encontrando as grandes transformações do; Antes, e do depois de Cristo”.  Acima de tudo pela gloriosa e conclusiva exclamação!. Esta consumado! Há!....quantas  verdades, quantos valores estão implícitos nestas duas palavras. Não era só o fim do suplicio de Cristo, da dolorosa e vergonhosa morte que estava chegando ao fim, mas tenho pra mim, que entre tantas vitórias eu destacaria aqui três conquistas da Cruz:
01)  A Restauração do relacionamento com Deus!
02) A libertação do jugo da lei!
03) O Rompido monopólio que se tornou em graça para todos os homens!
01)Restauração do relacionamento com Deus!.  Depois que Adão pecou, ele foi expulso do paraíso, ele perdeu a dignidade, o relacionamento com Deus porque se tornou em um pecador. Deus é Santo sua natureza é incompatível com o pecado, e por isso não podia ter com ele nenhuma intimidade. Ai, o relacionamento foi cortado, interrompido até ao momento do angustiante mais glorioso, e Bendito Grito: “ESTA CONSUMADO”!!!. Este entrave, este impedimento, esta barreira, foi quebrada, retirada demolida, porque o preço foi pago e o véu do templo então se rasga do alto abaixo em sinal de desobstrução total, franqueando ao perdido pecador que andava longe de Deus, agora ele é aproximado. Há! Que preciosa, eloquente, gloriosa é a mensagem da cruz, como nos faz bem pra alma, como aquieta nosso coração e nos trás consolação, e certeza do perdão, reconciliação e salvação por este amor imensurável  de Cristo Jesus nosso Senhor.
02) Libertação do jugo da lei!. O povo de Deus vivia gemendo debaixo da escravidão da lei, a qual era impossível de ser cumprida, porque chegaram a ser (613 leis) como sacrifícios, ordenanças, celebrações, etc. Tudo isso era difícil até para memorizar, quanto mais cumprir.  Há!.... mais quando  o Bendito Grito ecoou  naquela maldita Cruz: Esta consumado”! tudo isso perdeu a sua validade, esse tempo legalista chegava ao fim. (Hebreus 7. 8) diz: “Portanto por um lado se revoga (retira) a anterior ordenança, por causa da sua fraqueza.e inutilidade”.
(Gálatas 3. 19) “Qual pois é a razão da lei? Foi adicionada, acrescida por causa das transgressões, até que viesse o descendente que é Cristo o senhor”. (Gálatas 3. 13) Cristo nos resgatou da maldição da lei, fazendo-se em maldição em nosso lugar.(Efésios 2. 8) diz: “Pela graça sois salvos mediante a fé, e isso não vem de vós é dom (presente) de Deus não por obras para que ninguém se glorie). 
03) O rompido monopólio que se tornou em graça para todos os homens!. (Colossenses 2. 12/13). Meu irmão Preste atenção aqui !. Paulo estava falando com Judeus até o ´versículo 12, depois ele começa a falar com quem não é Judeu, ou seja; comigo e com você , e por isso ele diz: “A VÓS OUTROS” que estáveis mortos pelas vossas transgressões e pela incircuncisão da vossa carne. (isto é; nós que não somos Judeus), e nem tão pouco circuncidado na carne. Paulo continua e diz: “Ele vos deu vida juntamente com ele, perdoando todos os nossos delitos, tendo cancelado o escrito de dividas que era contra nós e, que constava de ordenanças,(isto é das 613 leis dada aos Judeus) o qual nos era prejudicial. Paulo continua e diz: “Ele removeu inteiramente tudo isso; encravando-o na Cruz”. Ó aleluia!
Louvado seja o nome do Senhor!.  Há! se homem pudesse olhar para a Cruz de Cristo, e pudesse ver, e pudesse ouvir sua mensagem que é altissonante proclamada, se o homem pudesse ver o imensurável amor manifestado, que tudo o que ali foi feito era divida nossa que foi paga. Ali Jesus não só consumou a nossa redenção, mais ali, extinguiu o monopólio, aboliu a exclusividade de um povo, de uma nação, para estender a todos os homens do mundo a salvação mediante a fé no sacrifício do cordeiro de Deus, Jesus Cristo seu filho amado.  A você que é filho de Deus compromissado com Ele, salvo por este amor gracioso, glorifique-O agora !

 E você que ainda  não entregou a sua vida a Jesus Cristo, a oportunidade é agora de participar do seu reino eterno, porque  também  foi por você que Ele morreu e ressuscitou para te dar salvação.

Pense nisso !

 Enéas Cândido de Lara

0 comentários:

Postar um comentário

Copyright © 2011 Eneas Cândido de Lara. Template customizado por Meri Pellens. Tecnologia do Blogger