segunda-feira, 29 de junho de 2015

A GRANDE EMOÇÃO NO CANTAR DE MOISÉS !


Goteje a minha doutrina como a chuva, destile a minha palavra como o orvalho,....porque proclamarei o nome do Senhor”(Deuteronômio 32. 2-3).

Um dia na vida do grande  Moisés servo de Deus, foi inesquecível. Foi um  dia especial, um fato de grande emoção. Porque foi o dia que ele acabava de escrever o pentateuco. Diz o texto que deu ordem aos levitas no sentido de colocarem o Livro da lei, que escrevera sob o influxo do Espirito Santo, ao lado da arca da aliança do Senhor, como testemunha contra o povo rebelde. (Deuteronômio 31. 24-27) A sua emoção era tão grande, e quando o nosso coração agita, não raro, a mente faz  poesia: o coração  dita palavras que a mão escreve de modo espontâneo. Criação natural. Dai a observação do introito do capitulo:” Então Moisés pronunciou integralmente as palavras deste cântico aos ouvidos de toda a congregação de Israel....”Ele almeja que a sua doutrina  e a sua palavra, sejam como gotas de benditas chuvas sobre a erva sedenta.
Mas em que consiste a sua doutrina? Ela se consubstancia no Nome do Senhor, mui digno de ser engrandecido. Deus é o seu herói.  Herói do seu povo. Ele é a sua Rocha. Fidelidade. Justiça. Retidão. Ele é o nosso Pai que nos adquiriu, que nos fez e nos estabeleceu.
  Moisés então canta.  Canta porque não pode deixar de cantar; o louvor é algo espontâneo. Vem do fundo, do recôndito da sua alma e do seu coração.

Que nós hoje possamos participar desta adoração, com a mesma emoção, alegria,  a mesma gratidão, a mesma reverência  que inundara o coração do grande homem de Deus chamado Moisés. Que também saibamos destilar as benditas promessas da graça maravilhosa do Seu amor eterno manifestado em Cristo Jesus o nosso tão amado Salvador.
 Lembramos aqui do (Salmo 117). Louvai ao SENHOR, vós todos os gentios, louvai-o, todos os povos. Porque mui grande é a sua misericórdia para convosco, e a fidelidade do SENHOR subsiste para sempre. Aleluia!

Que Deus te abençoe, em nome de Jesus!
Enéas Cândido de Lara


0 comentários:

Postar um comentário

Copyright © 2011 Eneas Cândido de Lara. Template customizado por Meri Pellens. Tecnologia do Blogger