segunda-feira, 31 de agosto de 2015

A SABEDORIA EM FORMA DE GENTE !

“.....quando (o Senhor) compunha os fundamentos da terra; então eu (a sabedoria) estava com Ele e era seu arquiteto.....” (Provérbios 8. 29-30).

Assim, é a beleza com que encontramos no livro de Provérbios, a personificação da Sabedoria. No (capitulo 1), ela grita nas ruas e praças. Chama. Apela, Exorta, promete segurança e tranqüilidade aos que lhe derem ouvidos. (cap. 2) ela mostra, ela exibe a sua excelência. (cap.3), ela demonstra, que se levada a sério, proporcionará longevidade. (cap.8) depara- nos a sua eternidade. Cada versículo é um poema teológico de verdade e amor!
Nos (versículos 29-30) ela se auto define como arquiteto de Deus ao lançar os fundamentos imensuráveis do edifício cósmico. A sabedoria é tão eterna quanto Deus, pois que ela é parte integrante de Sua personalidade. Ao ouvi-la falar, chamar, dirigir, admoestar no velho testamento, percebemos a própria voz de Deus. A Sua sabedoria nos fascina ao contemplar as obras criativas de Suas mãos. O Seu amor nos constrange a submetê-lo ao Seu querer. E o cumprimento de Suas promessas eternas, que em Cristo Jesus se consumou. Seus pensamentos são infinitamente mais alto do que possamos entender. Na Sua “planilha criativa", a despeito de tão grande preço, não desistiu, pelo contrário, orçou por divina sabedoria, o alto preço do resgate que deveria ser pago, dando seqüência no Seu projeto de criar o mundo(I Pedro 1. 20).

E, hoje, quando abrimos a Sua palavra, privilegiados adentramos aos mistérios revelados misericordiosamente por um amor tão grandioso, que se mostra até estranho, a nosso limitado entender. Porque, por Seu tão grande amor explicitamente encontramos a sabedoria em forma de gente. Não há mais especulações, a figura de mistérios cede lugar à realidade. A sombra se faz luz, a sabedoria encarna-se, corporifica-se. Assim, perfeitamente entendeu o apostolo Paulo, e assim, ele pregou. {....} em Cristo estão ocultos todos os tesouros da sabedoria e do conhecimento” (Colossenses 2. 3).
Na verdade, Nele (Jesus Cristo) a eterna sabedoria,  assumiu a forma de gente, entrou no tempo finito e limitado dos homens, transformando-nos em participantes da mais linda e emocionante história de amor, quando Se  humilhando fez um de nós, pra viver a nossa vida e morrer a nossa morte, e nos fazer herdeiros, possuidores da tão imensurável, grandiosa conquista que nós, miseráveis pecadores,  poderemos  ganhar nesta vida.  A salvação de nossas  almas.
Se você já é um feliz contemplado por esse amor, então glorifique o seu Santo Nome!


Enéas Cândido de Lara 

0 comentários:

Postar um comentário

Copyright © 2011 Eneas Cândido de Lara. Template customizado por Meri Pellens. Tecnologia do Blogger