segunda-feira, 17 de agosto de 2015

UMA INFELIZ E DESASTRADA TROCA !

Gênesis 25. 34:” Deu, pois, Jacó a Esaú pão e o cozinhado de lentilhas; ele comeu e bebeu, levantou-se e saiu. Assim, desprezou  Esaú o seu direito de primogenitura”.

Qual era o direito de um primogênito? O filho mais velho tinha naquele tempo o direito de receber a benção patriarcal e os bens deixado por seu pai depois de sua morte.  Essa comovente história, vivida por estes dois personagens bíblico, nos trás grandes lições que precisamos aprender. A despeito de amores divididos, de conchavos e armadilhas, a decisão de uma escolha precipitada, trouxe para a vida de Esaú, uma grande tragédia. Como pode trocar o privilégio tão grande da primogenitura por um prato de guisado?  Podia até a fome estar corroendo seu estômago, o cansaço físico fatigante mesmo frente á um saboroso, aromático e convidativo prato de lentilhas, vender a sua benção. Mas, conosco também, algo parecido aconteceu. Através do sacrifício de Cristo Jesus, e pela fé nós fomos feitos filhos de Deus, herdeiros, possuidores de uma imensurável glória, herança preciosíssima e eterna nos céus. “Deus nos libertou do império das trevas e nos transportou para o reino do Filho do seu amor, no qual temos a redenção, a remissão dos pecados”(Colossenses 1. 13)

Que glória tremenda recebemos nós, o perdão de Deus em Cristo Jesus, mas tem muito mais; fomos promovidos  há embaixadores do Rei Jesus, e comissionados por Ele a falarmos ao mundo em Seu nome. Que grandiosa e incomparável honraria de projeção eterna, recebe aquele que pela fé se torna Seu discípulo. A despeito de toda essa glória, muitos acabam trocando essa herança divina e eterna, por uma ilusão temporária, para satisfazer um desejo momentâneo, tendo os olhos seduzidos pela farta mesa de satanás e suas oferendas diabólicas. O diabo é especialista em aproximar das pessoas quando percebe a sua necessidade e fragilidade humana. Ele fez isso com Eva no jardim do Éden, ele tentou fazer com Jesus após (40 dias de jejum) graças a Deus que ele não conseguiu, e nem o poderia, mas como ele continua a seduzir e fazer  com que a humanidade se deixe enredar por suas ardilosas tentações.  É inevitável que a tentação venha de alguma forma, apresentando um inebriante, apetitoso prato de lentilhas, e que se não estivermos seguros da nossa fé,  vamos acabar fazendo uma desastrada troca,a qual poderá trazer-nos dano de conseqüências eternas.
Pense nisso!


Enéas Cândido de Lara

0 comentários:

Postar um comentário

Copyright © 2011 Eneas Cândido de Lara. Template customizado por Meri Pellens. Tecnologia do Blogger