terça-feira, 22 de setembro de 2015

Disse Jesus:"Se eles se calarem as próprias pedras clamarão"(Lucas 19. 40)


Que dia memorável de grande emoção e alegria, viveu os moradores de Jerusalém. Jesus  que operara grandes  e visíveis milagres,  estava chegando. Uma grande multidão que o acompanhava, com grande alegria cantavam:Bendito é o Rei que vem em nome do Senhor! Paz no céu e glória nas maiores alturas"!(V.38).
A multidão cortavam folhas de palmeiras e, também tiravam suas vestes  e colocavam no chão por onde Jesus passava. A grandeza daquela manifestação era digna de um grande Rei, era isso que a multidão esperava Dele, ser Rei.  Entretanto, no meio da multidão existia pessoas que não concordavam com essa exaltada receptividade à Jesus. Eram os fariseus, os quais tentaram reprimir os discípulos para que se calassem. Foi então, que Jesus respondeu:”Se eles se calarem as próprias pedras clamarão”. Com essas palavras Jesus deixou claro que, se antes Ele procurou se ocultar, mesmo quando fazia grandes milagres, agora Ele se revela e defende a multidão na expressão da sua manifestação. Não tinha como esconder de que era o Messias prometido, mesmo porque, a eufórica recepção da multidão cada vez mais o tornava evidente aos olhos de toda a cidade. A grande e tão sonhada promessa de Deus se cumpria. Jesus o Filho de Deus estava chegando em Jerusalém. Se bem que eles O queriam como Rei humano, por todos os seus grandiosos feitos, mas Ele tinha muito mais a oferecer que  Era a salvação para o povo de Deus, embora, O clamassem como Rei de Israel, na verdade Ele veio para ser Rei e Senhor na vida de todos os cristãos que pela fé crer Nele.
Em todo este episódio fica muito claro que, não podemos se calar diante de tão grande acontecimento. De promessa cumprida, de amor de Deus manifestado. Agora, cabe a cada um de nós alegres e destemidos falarmos ao mundo que Jesus é Senhor,  Rei e salvador, ainda que encontremos pelo caminho certas oposições que tentem nos calar, não poderão, porque o Senhor Jesus depois de vencer a cruz, a morte e ressuscitar ao terceiro dia, vitorioso, vencedor nos disse:” E, eis que estarei convosco todos os dias até a consumação do século". Por isso, quando uma pessoa que crê nessa mensagem de salvação, ela passa a ter dentro de si uma irresistível, maravilhosa esperança, de fé, e salvação a transmitir ao mundo.

-----Lembramos aqui da mais triste história vivida pelos Samaritanos, quando o Rei da Síria, Bene-Adad cercou a cidade de Samaria de forma que ninguém podia entrar e nem sair. Então o suprimento acabou na cidade e o povo começou a passar fome, tanta foi a fome que as pessoas perderam a razão e, começaram a comer os próprios filhos.(2 Reis 6. 29) Quatro leprosos que estavam na porta da cidade tiveram uma ideia, já que vamos morrer mesmo, porque não tentar ir no acampamento Sírio, quem sabe eles por alguma razão possa nos  dar de comer. Então, vão com muito cuidado, com cautela até que chegam a porta do acampamento e, com esfuziante alegria notam que o acampamento inimigo está abandonado e um grande estoque de alimentos, roupas, ouro, prata estava ali . Então, comem a fartar-se, se apossam de tudo aquilo, mas lembram  do terror vivido dentro dos muros de Samaria por seus compatriotas, e chegam a feliz conclusão: Hoje é dia de boas novas, e nos calamos; se esperarmos até à luz da manhã, seremos tidos por culpados; agora, pois, vamos e anunciemos à casa do rei”(2 Reis 7. 9) Ou seja; não podiam ficar calados, diante de tudo aquilo, era maravilhoso demais para ficar somente com eles. Assim, também, deve ser o nosso coração, se alegrar imensamente pela salvação recebida um dia, e  sair e levar aos outros a boa nova de perdão e salvação que somente em Cristo Jesus se pode encontrar. Nós fomos salvos, para sermos coadjuvantes do Espírito Santo como instrumentos vivos, levando aos outros a mensagem de salvação, através da fé no sacrifício vicário e sacro-santo de Cristo Jesus, o nosso tão grande salvador. Que possamos ter coragem, destemor e principalmente cumprir a imperiosa e intransferível ordem do nosso Mestre e Senhor, que Disse: Ide por todo o mundo e pregai o evangelho a toda criatura”(Marcos 16. 15)


Que Deus nos ajude, em nome de Jesus!!!!!
Enéas Cândido de Lara

0 comentários:

Postar um comentário

Copyright © 2011 Eneas Cândido de Lara. Template customizado por Meri Pellens. Tecnologia do Blogger