quinta-feira, 21 de julho de 2016

A necessidade de aprendermos viver na dependência de Deus !

A BELEZA DOS LÍRIOS !
E OS CORVOS !                                                                              
O Senhor Jesus contou a parábola do rico insensato (Lucas 12. 13-21), sobre um homem que confiava totalmente em suas riquezas. Depois de uma abundante colheita, ele reconstruiu o seu celeiro, e olhando-o e vendo cheio, então disse para si mesmo:"Você tem muitos bens armazenados para muitos anos. Descansa, come e bebe e regala-te"(v.19) . Mas, Deus o chamou de louco, porque ele seria chamado naquela noite para eternidade e o que tinha preparado para quem ficaria? Assim também, será um insensato, aquele que confiar demais em si mesmo e nos seus próprios bens.  Jesus então, passa a contrastar esta atitude usando  o exemplo de pequenos animais e plantas.

(V. 24)Disse Jesus: "Observai os corvos, os quais não semeiam, nem  ceifam, não tem dispensa, nem celeiros; todavia, Deus os sustenta. (V. 27) "Observai os lírios; eles não fiam, nem tecem. Eu, contudo, vos afirmo que nem Salomão, em toda a sua glória, se vestiu como qualquer deles."
É bom que se diga que; Jesus não está ensinando que não devemos trabalhar ou planejar a nossa vida. Pelo contrário, a Bíblia está cheia de exortações neste sentido (Tiago 4. 13-17; 2 Tes. 3. 10)...., o que o texto ensina é, que não devemos confiar demais em nós mesmos, pois somos frágeis, vulneráveis falíveis.  O que o Senhor Jesus está ensinando é; que a vida é muito mais do que comida, bebidas  e roupas. Mesmo que tenhamos muitos recursos, dinheiro, isso pode comprar bens perecíveis, materiais,   mas jamais poderemos comprar a vida eterna. Ainda que, os bens materiais nos tragam a ilusão de segurança, eles são temporais, instáveis e passageiros. A pergunta de Jesus é:"Quem de vocês, por mais que se preocupe, pode acrescentar um ("dia, uma hora") que seja à sua vida? (V.25) Embora, seja necessário ocupar-se com as coisas desta vida e trabalhar, há uma preocupação prioritária muito mais importante e urgente do que essa: "Buscar o reino de Deus", isto é, estar a serviço do Reino de Deus, pois para isso é que fomos chamados. Fomos comprados por altíssimo preço, e passamos a ser servos do Senhor Jesus Cristo. Devemos nunca nos esquecer disso.
Quando tentamos administrar nossa vida conforme nossos interesses pessoais, corremos um sério risco, de se distanciarmos dEle. Buscar o Reino de Deus vai nos garantir a segurança da nossa eternidade, e isso é que faz toda a diferença.

Quando nós preocupamos com o que importa para Deus, Ele nos dá as outras cousas de que precisamos, com muito mais alegria do que já faz com as aves dos céus, e com os lírios do campo. O grande mistério é aprender ser dependente de Deus, confiar inteiramente Nele, apesar dos revezes e circunstâncias contraditórias, poder descansar  na segurança dos Seus cuidados. Pense que sua vida está nas mãos de Deus e, Ele pode tirar de você a hora que quiser. Por isso, reconhecer o Seu senhorio e submeter-se aos seus mandamentos é a postura mais sábia e de eterna vitória que terá na vida.
Pense nisso! 
Que Deus te abençoe, em nome de Jesus!

Enéas Cândido de Lara

0 comentários:

Postar um comentário

Copyright © 2011 Eneas Cândido de Lara. Template customizado por Meri Pellens. Tecnologia do Blogger