sexta-feira, 26 de agosto de 2016

O QUE É SER UM CRISTÃO?

Disse Jesus: Examinais as Escrituras, porque
 julgais ter nelas a vida eterna, e são elas  mesmas 
que testificam de mim. (João 5. 39)


Texto básico ( Efésios 1. 3-14)
O termo “Cristão” é genericamente usado pelos homens principalmente, quando de um acidente grave com vítima fatal,  onde consternados dizem: “Um cristão não merecia morrer assim”. Mas, o que é na verdade um Cristão? O Cristão é aquele que vive por fé e, no cumprimento dos mandamentos do Senhor Jesus.  Por isso, O Senhor Jesus disse: Eles não são do mundo, como também eu não sou.(João 17. 16).
Temos uma existência que precedeu o tempo, a história e a própria criação do mundo. Pois foi lá de antemão, que fomos graciosamente escolhidos para sermos filhos.(Efésios 1. 4)

Que revelação tremendamente gloriosa é essa!
Entretanto,ser um cristão neste mundo, é difícil, desafiador principalmente vivendo num pais, onde ser Cristão é crime. Como por exemplo; em países sobe regime de radicais muçulmanos.  As pessoas, olhando para o comportamento de um Cristão que é nova criatura, que deixou de viver na carne para viver no Espírito, haverá de notar que é uma pessoa diferente, cujo agir e proceder o indicará se tratar de um discípulo de Cristo Jesus. E assim, acabará por ser denunciado. Quais são as visíveis características que qualificam  um verdadeiro Cristão, segundo a orientação bíblica?

A)     Alguém que foi graciosamente escolhido pelo Pai (vs. 3,4)
O Cristão é alguém que foi escolhido e predestinado por Deus. Estes são dois aspectos da mesma verdade. Escolher significa selecionar. Jesus escolheu doze homens para serem seus discípulos. Da mesma forma como Ele nos escolheu para sermos Seus discípulos hoje. Mas, o texto também diz que fomos predestinados. O que significa ser predestinado? Significa ser escolhido antes mesmo de ter nascido, ou seja; significa ser escolhido “antes da fundação do mundo(v.4)

B)    Alguém que foi redimido e remido pelo Filho (v.7)
Pela redenção fomos libertados da escravidão do pecado, pelo pagamento do preço de um resgate. Éramos como prisioneiros acorrentados pelo pecado, mas Cristo nos redimiu, pagou com o preço do Seu sangue, para que pudéssemos ter a libertação desse jugo. E assim, a salvação passou a ser de graça para todo aquele que Nele crê. Mas, jamais devemos esquecer que custou um altíssimo preço pago para nossa salvação, o sangue de Cristo Jesus vertido naquela maldita Cruz.(Apocalípse 5. 9). Pela redenção temos o perdão de Deus, pois sem derramamento de sangue não haveria a remissão do pecado (Hebreus 9. 22) Por isso, o verdadeiro Cristão é aquele que foi lavado pelo sangue do Cordeiro.

C)     Alguém que foi selado com o Espírito Santo (v. 13)
A obra de Deus tem o complemento do selo do Espírito Santo. O selo foi  utilizado durante séculos como brasão familiar, para lacrar documentos valiosos mantendo a segurança de sua mensagem. No  período bíblico, o selo tinha três funções: declarar propriedade, dar segurança e garantir autenticidade. Assim, também os cristãos selados com o Espírito Santo tem a certeza de pertencerem a Deus, e  a promessa de que ninguém os arrebatará das mãos do Pai (João 10. 28-29) disse Jesus: Eu lhes dou a vida eterna; jamais perecerão, e ninguém as arrebatará da minha mão. Aquilo que meu Pai me deu é maior do que tudo; e da mão do Pai ninguém pode arrebatar. Eu e o Pai somos um. E também a confirmação de que são filhos legítimos de Deus (Romanos 8. 14-16). Pois todos os que são guiados pelo Espírito de Deus são filhos de Deus{...}.

Você também é um verdadeiro Cristão? Então, que Deus te abençoe, em Nome de Jesus!

Enéas Cândido de Lara

0 comentários:

Postar um comentário

Copyright © 2011 Eneas Cândido de Lara. Template customizado por Meri Pellens. Tecnologia do Blogger